Sabe em que consiste uma ação e quais os princípios por detrás do mercado de ações – mas não sabe como pode realmente comprar ações? São duas as formas principais através das quais pode comprar ações.
1. Recorrendo a uma empresa de corretagem
O método mais comum para comprar ações passa pelo uso de uma empresa de corretagem, entidade intermediária para compras e vendas no mercado financeiro. Existem dois tipos de empresas de corretagem.
- Corretoras com serviço completo, que lhe oferecem (supostamente) consultoria especializada e podem gerir a sua conta – um tipo de corretora que cobra bastante;
- Corretoras de desconto, que oferecem menos em termos de atenção personalizada mas são muito mais baratas.
Há algum tempo apenas os indivíduos com maior capacidade financeira conseguiam pagar a um corretor na medida em que apenas as corretoras com serviço completo, mais caras, se encontravam disponíveis. Com a internet surgiram as corretoras de desconto online. Graças a elas hoje em dia quase qualquer pessoa pode investir no mercado.
2. DRIP e DIP
Os planos de reinvestimento de dividendos (DRIP na sigla original) e os planos de investimento direto (DIP na sigla original) são planos através dos quais as empresas individuais permitem aos acionistas – a um custo mínimo – comprar ações diretamente à empresa. Os DRIP são uma excelente forma de investir pequenas quantias de dinheiro com periodicidade regular.