Em Wall Street, os otimistas (bulls) e os pessimistas (bears) estão em luta constante. Se nunca ouviu estes termos antes irá certamente ouvir assim que começar a investir.
Os otimistas (the bulls, touros em português)
O mercado está em alta – ou com tendência altista – quando tudo na economia corre bem. As pessoas encontram trabalho, o Produto Interno Bruto (PIB) está crescendo e as ações estão subindo. Está tudo correndo bem! Escolher ações durante um mercado em alta é mais fácil pois está tudo subindo. No entanto, o mercado em alta não dura para sempre e pode, por vezes, levar a situações perigosas se as ações se tornarem sobrevalorizadas. Se uma pessoa estiver otimista e achar que as ações vão subir, é designada de bull (termo usado para quando alguém está otimista em relação ao mercado de ações) e tem uma visão otimista (bullish outlook).
Os pessimistas (the bears, ursos em português)
O mercado está em baixa – ou com tendência baixista – quando a economia está mal. A recessão se aproxima e os preços das ações se encontram em queda. Os mercados em baixa tornam difícil a seleção de ações rentáveis. Uma solução, quando as ações estão em queda, passa pelo uso de uma técnica chamada short selling ou venda a descoberto. Outra estratégia passa por esperar nos bastidores até sentir que o mercado em baixa está chegando ao fim, começando a comprar na expectativa de um mercado em alta. Se uma pessoa for pessimista, acreditando que as ações irão cair, é designada de bear e tem uma visão pessimista (bearish outlook).
Os outros animais da quinta
Chickens (galinhas): aqueles que têm medo de perder tudo. O seu medo sobrepõe-se à necessidade de lucrar e então se voltam apenas para títulos do mercado monetário ou saem dos mercados por inteiro. Embora seja verdade que nunca deve investir em algo que possa fazer com que perca o sono, também é certo que nunca verá qualquer retorno se evitar o mercado por completo, nunca assumindo riscos.
Pigs (porcos): os investidores de alto risco que procuram um grande resultado em um curto período de tempo. Os pigs compram no seguimento de hot tips e investem em empresas sem as devidas diligências. São impacientes, gananciosos e se deixam levar pelas emoções quanto aos seus investimentos – sendo atraídos por títulos de alto risco sem se dedicarem a aprender sobre os mesmos. Os traders profissionais adoram os pigs pois é muitas vezes das suas perdas que os bulls e bears colhem os seus lucros.
Que tipo de investidor será?
Há uma abundância de diferentes estilos e estratégias de investimento por aí. Embora os bulls e bears estejam constantemente em conflito, podem ambos lucrar com as alterações dos ciclos no mercado. Até mesmo as chickens veem alguns retornos, embora não muito. O único perdedor neste quadro é o pig.
Certifique-se de que não entra no mercado antes de estar preparado. Seja conservador e nunca invista em nada que não compreende. Antes de se envolver sem o necessário conhecimento, pense no velho ditado relativamente ao mercado de ações:
“Os bulls ganham dinheiro, os bears ganham dinheiro e os pigs são apenas abatidos!”