O day trading é uma estratégia de negociação de curto prazo que envolve comprar e vender títulos no prazo de um dia. Um day trader pode se mante em uma posição durante segundos, minutos ou horas – mas encerra, definitivamente, a posição antes do final do dia de negociação.
O day trading está geralmente associado a especulação de ações e moedas, mas qualquer instrumento financeiro pode ser alvo desta estratégia. Neste tutorial vamos explorar o uso de técnicas de day trading para comprar e vender opções.
Antes de investigar mais profundamente as opções de day trading é importante compreender as noções básicas do day trading.
O que faz o day trader?
O day trader compra instrumentos financeiros como ações, opções de ações, commodities, moedas ou futuros e vende-os antes do encerramento do dia de operações. Os day traders podem trabalhar para instituições financeiras, como bancos ou fundos de investimento, ou podem trabalhar para si mesmos ao investirem o seu próprio dinheiro.
Os day traders podem deter uma ação por apenas alguns segundos ou minutos. Também costumam comprar e vender, frequentemente, as mesmas ações vezes e vezes dentro de um único dia de operações. Uma das principais estratégias do day trading passa por capitalizar com pequenos movimentos de preço ao investir grandes somas de capital em ações ou índices altamente móveis. Com esta estratégia, um pequeno ganho percentual pode resultar em um lucro considerável. No entanto, também acontece pequenas quedas resultarem em perdas consideráveis.
Como é o day trader padrão?
De acordo com a Financial Industry Regulatory Authority (FINRA), o day trader padrão compra e vende o mesmo título quatro ou mais vezes ao longo de um período de cinco dias.
Para ser considerado um day trader padrão, as same-day trades (negociações no mesmo dia) devem constituir pelo menos 6% da atividade de trading para o período. A U. S. Securities and Exchange Commission (SEC) submete os day traders padrão a mais regulamentos do que os traders regulares.
A SEC exige que os day traders padrão mantenham um mínimo de 25.000 dólares nas suas contas de corretagem. Se em algum momento o saldo se encontrar abaixo de 25.000 dólares, o trader já não pode realizar day trading. Existem também exigentes requisitos quanto às margens. De acordo com a FINRA “as regras permitem que um day trader padrão negocie até quatro vezes o excedente da margem de manutenção da conta a partir do encerramento das operações no dia anterior. Se um day trader padrão exceder a limitação do poder de compra, a empresa irá emitir uma margin call (valor de cobertura adicional). O day trader padrão terá, assim, um máximo de cinco dias úteis para depositar fundos para ir ao encontro da margin call. Até ela ser atendida, a conta de day trading verá o poder de compra restringido a apenas duas vezes o excedente da margem de manutenção com base no compromisso total de negociação diária do cliente.
Se ela não for atendida ao quinto dia útil, a conta apenas poderá negociar numa base de fundos disponíveis por 90 dias ou até a call ser atendida.”
O que é a intra-day scalp trading?
Trata-se, provavelmente, do maior exemplo de day trading. Os traders que usam esta técnica compram e vendem a maioria dos seus títulos em minutos, ou mesmo segundos. Os traders que recorrem ao intra-day scalp encaram risco superior à média mas também têm a possibilidade de alcançar retornos sobre o investimento superiores à média. A maioria dos traders envolvidos em intra-day scalp trading baseia as suas negociações na análise técnica de indicadores como as médias móveis, convergência e divergência das médias móveis (MACD), sequências de Fibonacci, osciladores de momento e similares.
Estilos de day trading
A maioria dos day traders tende a escolher um único estilo de negociação e a segui-lo de forma consistente. O day trading pode ser conduzido através de negociação tendência, negociação contra-tendência e negociação com base em variações dentro de um intervalo (range-bound).
- A negociação tendência é realizada seguindo uma tendência, ou seja, comprando uma commodity que se encontra em um balanço ascendente em termos de preço.
- A negociação contra-tendência é o oposto – envolve comprar uma commodity com um movimento descendente do preço, ou vender uma que ainda está subindo.
- A negociação com base em variações dentro de um intervalo é apenas negociação de commodities que flutuam dentro de um limite. Por outras palavras, entre um ponto de preço superior e inferior. As negociações com base em variações dentro de um intervalo são comuns em um mercado que se move para os lados.
Os day traders podem variar a frequência das suas posições. Alguns traders são como um tigre que persegue a sua presa, detendo uma posição e esperando pelo momento perfeito para atacar e executar. Outros assumem uma abordagem baseada no volume, negociando constantemente ao longo do dia de acordo com parâmetros pré-estabelecidos.
As opções não são uma componente tradicional da estratégia de day trading. No entanto, isso está mudando. Hoje em dia, muitas empresas de day trading oferecem aos seus membros a possibilidade de negociar opções. Os traders estão descobrindo que podem aplicar com sucesso técnicas clássicas de day trading à compra e venda de opções.
É também importante notar que o day trading de opções é uma das estratégias de menor custo disponíveis para os investidores, com as opções dando ao trader a capacidade de entrar e sair de posições muito mais rapidamente, e geralmente com menor risco, do que com ações, obrigações e fundos mútuos. Um dos principais benefícios associados às opções é que custam muito menos do que a compra do ativo subjacente (como ações) a título definitivo. Assim, em vez de comprar ou vender ações, o trader pode apenas comprar uma opção e controlar o mesmo número de ações por muito menos dinheiro.
O que é uma opção?
Uma opção é um derivado financeiro. É um contrato legal que concede ao comprador o direito de comprar ou vender um título a um preço específico durante um certo período de tempo ou numa data específica (a data de exercício). O vendedor é obrigado a cumprir a transação – vender ou comprar – se o comprador escolher “aplicar” a opção antes da data de vencimento. A SEC dos EUA regula a compra e venda de opções de ações.
O que é um contrato de opções?
Um contrato de opções deve especificar o seguinte:
- Tipo de opção (opção de compra ou opção de venda);
- Ativo subjacente;
- Unidades negociadas (como o número de ações);
- Preço de exercício (o preço sob o qual a opção pode ser aplicada);
- Data de vencimento.
Muitos day traders que negociam futuros também negoceiam opções pois as opções têm muito em comum com os contratos de futuros. Por um lado, se baseiam frequentemente nos mesmos instrumentos financeiros subjacentes – e também são bastante semelhantes ao nível das estruturas dos seus contratos.
No entanto, a forma como as opções são negociadas é muito diferente da forma como os futuros são negociados. Há muito mais alcance na disponibilidade de opções e as regras da negociação são diferentes. As opções podem ser compradas não apenas em mercados de futuros mas também com índices de ações e ações individuais. As opções podem ser negociadas singularmente ou podem ser compradas em conjunto com contratos de futuros ou transações em bolsa para criar um tipo de seguro na negociação.
As opções oferecem alavancagem e a capacidade para cobrir e limitar perdas. No entanto, sem a compreensão adequada e estratégias de negociação corretas, as opções podem ser classificadas como investimentos arriscados. Esta reputação normalmente intimida traders inexperientes.
Desafios do day trading com opções
Os day traders irão encontrar um par de desafios quando usarem opções – contudo nenhum é insuperável.
O movimento do preço pode perder efeito devido ao elemento valor-tempo do prémio da opção, como com opções near-the-money (quando o preço de exercício e o preço do ativo subjacente se encontram próximos). Embora o valor inerente possa subir juntamente com o preço da ação subjacente, o ganho é prejudicado pela perda de valor-tempo. Tenha em mente, no entanto, que o valor-tempo do day trading é bastante limitado.
O diferencial entre compra e venda (bid-ask spread) é geralmente mais amplo para as opções do que para as ações. Deve-se principalmente à reduzida liquidez do mercado de opções. Pode variar tanto quanto meio ponto – o que poderá reduzir o limitado lucro da típica day trade.