Trata-se de um tipo de opção baseada num fundo transacionado em bolsa (ETF na sigla original, exchange-traded fund) – um conjunto de investimentos negociados nas bolsas de valores. Os ETF detêm um conjunto específico de ativos subjacentes (como ações, commodities ou títulos) e são negociados perto do seu valor patrimonial líquido ao longo de um dia de operações (trading day).
As ações de um ETF, e as opções correspondentes, são negociadas da mesma forma que as ações de empresas listadas na bolsa. Por outras palavras, as ações de um ETF são negociadas na bolsa de ações onde um trader pode comprar ou vender ações, ou opções, de um ETF através de uma conta de corretagem.
Os ETF estão disponíveis em todos os principais índices de ações, como o Dow Jones Industrial Average (DIA) e o Nasdaq 100 Composite (QQQQ) para nomear alguns. Outra forma de negociar ETF passa por selecionar uma indústria particular (a maioria das grandes indústrias oferece um ETF para o seu setor). Isto permite ao trader se focar na previsão de movimentos de uma indústria em vez de se focar em uma seleção mista de ações oferecidas por ETF de índices regulares.
Como os ETF e as opções relacionadas são negociados instantaneamente durante todo o dia, muito como as ações comuns, estas opções podem ser muito úteis para estratégias de day trading como hedging (cobertura). Quando se negocia ativamente opções baseadas em ETF, utilizando em particular uma estratégia de hedging que envolva executar várias posições de trading (em vez de apenas compra de opções de compra ou de venda), um trader deve estar à vontade com o título subjacente. Assim que o trader se sentir confiante e familiar pode beneficiar dos baixos custos e benefícios fiscais de negociar opções baseadas em ETF.