A diferença entre a negociação ativa e passiva é como a diferença entre ações de um indivíduo e ações de um grupo como um todo. Um exemplo prático de negociação ativa: apostar em quem irá ganhar a Liga dos Campeões – enquanto a negociação passiva corresponde à capacidade de lucrar na medida em que todas as equipas ganham coletivamente fundos com a venda de bilhetes e de merchandising. Cada estratégia tem certas vantagens.

No investimento passivo, pode ser colhido retorno significativo após um tempo se as ações seguirem um curso favorável. No entanto, para as ações voláteis, que não se espera que subam muito ao longo dos meses ou anos, podem ser benéficas as transações de curto prazo que exemplificam o estilo de investimento ativo.

Traders ativos

Os traders ativos fazem, às vezes, fronteira com o fanático. Leem tudo sobre investimento, estudam as ações e subscrevem revistas ou newsletters. A sua motivação poderá ser fazer dinheiro rápido – ou poderá ser a satisfação de encontrar um tesouro perdido pelos analistas de Wall Street. Impulsionado pela riqueza ou ego, este tipo de investidor torna o investimento o seu hobby ou mesmo paixão.

Estes investidores aprendem a ler declarações financeiras, previsões de mercado e relatórios de análise econômica. Aprendem os nomes dos maiores economistas do mundo e estão familiarizados com os jornais London Times e New York Times.

Um trader ativo compra e vende ações com a intenção de fazer dinheiro no curto prazo. Os traders ativos não possuem, tipicamente, ações individuais por muitos meses ou anos e geralmente não se focam em tendências econômicas de longo prazo.

Além disso, um trader ativo que procura comprar e vender as mesmas ações durante um único dia se encaixa muitas vezes na definição de “day trader”.

Seguem-se as três principais características de um trader ativo sob a definição de “day trading”:

  1. Prazo. Muito curto, geralmente dentro de um dia de negociação.
  2. Objetivo. Os traders ativos procuram lucrar com a flutuação diária do preço de uma ação em particular. Dependem de análise técnica para prever as flutuações de preços.
  3. Volume. Os traders ativos fazem múltiplas negociações ao longo do dia de negociação. Além disso, os traders ativos costumam dividir as suas posições, o que significa que vão vendendo partes do seu investimento ao longo do dia de negociação.

Os day traders têm potencial para ganhar (ou perder) dinheiro rapidamente mas precisam dedicar muito mais tempo à negociação do que a maioria dos investidores de longo prazo.

Os traders ativos preferem ações que estiverem subindo e prometam ser precursoras de superação no futuro. Têm um foco – acelerar os ganhos – tal como uma empresa que lança um novo produto ou inovação que promete chegar ao mercado em força. Existem inúmeras abordagens para selecionar ações, com base em um número de fatores incluindo o comportamento do preço das ações, mercados e crescimento de lucros.

Os traders ativos não estão envolvidos na negociação para ganhar dinheiro de dividendos das empresas. Também não costumam comprar ações preferenciais, que oferecem benefícios orientados para os indivíduos que investem focados no longo prazo.

B. Traders passivos

Este tipo de trader da bolsa está geralmente interessado em investir o seu dinheiro mas não quer perder os fins de semana a estudar declarações financeiras, mercados ou mesmo boletins meteorológicos. Este tipo de investidor ri dos mantras de boa sorte utilizados por alguns investidores. Fica feliz por colocar o seu dinheiro nas mãos de um corretor e seguir caminho.

O trader passivo cria um plano, pesquisa ações, investe e depois espera pacientemente por retorno no futuro. O investidor passivo dá uma olhadela no valor da empresa, nos seus ativos, dívida e saúde financeira. Considera o mercado e a concorrência quando estima a oportunidade de uma empresa de ser bem-sucedida. Não é agressivo nem procura um ganho rápido.

Como as suas potenciais perdas não se encontram ao nível de alto risco, deixa a sua carteira sozinha. Segue a regra de 10% quando estima perda aceitável. Assim que uma ação cair 10% abaixo do que pagou, é altura de vender aos caçadores de pechinchas.

Negociação passiva

A negociação passiva se baseia no fato de ao longo do tempo o mercado tender sempre a subir. Se um trader não estiver apaixonadamente interessado no mercado de ações e estiver investindo principalmente para a reforma, uma estratégia passiva poderá ser a melhor aposta.

A negociação passiva pode entregar um retorno decente no longo prazo com um envolvimento mínimo. Há dois aspectos fundamentais para esta estratégia:

  1. Escolher ações que têm potencial para aumentar em valor de forma constante ao longo do tempo de investimento; e
  2. Selecionar uma carteira diversificada para compensar o destino imprevisto de uma empresa ou setor de mercado em particular – adicionando, por exemplo, instrumentos como obrigações que tendem a subir em valor quando as ações caem.

Vantagens do investimento passivo

A principal vantagem desta estratégia é que, quando bem empregue, pode transportar um grande lucro, em vez de uma série de lucros pequenos e de curto prazo acumulados com o investimento ativo.

Por exemplo: em uma altura em que a indústria automobilística tem vindo a cair, os traders passivos poderão comprar uma quantia significativa de ações de uma empresa automóvel que acham que irá recuperar – esperando anos para que a indústria melhore (e as ações da empresa subam). Se o trader evitar negociações de curto prazo que poderão significar vender aquando de ligeiros aumentos, poderá fazer mais dinheiro no longo prazo se a ação subir de forma constante.

Conclusão

Embora os traders passivos considerem as flutuações de curto prazo do preço das ações pouco relevantes em comparação ao crescimento de longo prazo, não podem simplesmente selecionar uma carteira e esquecê-la.

Muitas vezes os traders passivos nem sequer monitorizam as ações. Uma boa razão para isso é que verificar com regularidade pode revelar valores atraentes para o curto prazo – que podem levar a que os traders abandonem a sua estratégia se contentando com ganhos de curto prazo em vez dos esperados, mais favoráveis, ganhos de longo prazo (que podem resultar de investimento passivo bem-sucedido). No entanto, até mesmo os traders passivos devem reavaliar o desempenho das suas ações periodicamente e responder a mudanças no mercado no longo prazo.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar