Os investidores que desejem agir com uma visão pessimista em relação às ações, setores ou ao mercado em geral, têm um par de alternativas à venda a descoberto: as opções de venda (put options) e os fundos transacionados em bolsa (ETF) inversos.
Opções de venda
As opções de venda são uma forma menos arriscada do que a venda a descoberto para especular com uma visão pessimista ou para cobertura de risco. A aquisição de opções de venda confere ao comprador o direito de vender o ativo subjacente ao preço de exercício de venda, em ou antes da data de vencimento. Se o ativo estiver sendo negociado abaixo do preço de exercício aquando do vencimento, a opção de venda irá apreciar em termos de valor. No entanto, se o ativo subir acima do preço de exercício aquando do vencimento, a opção de venda irá expirar sem valor.
Três vantagens das opções de venda (em comparação com a venda a descoberto):
- As opções de venda têm um perfil de risco-recompensa muito melhor em comparação com a venda a descoberto, com o risco limitado ao prêmio pago e recompensa potencialmente superior. Por exemplo, digamos que uma opção de venda de um mês é comprada com a ação sendo negociada a 12 dólares, com um preço de exercício de 8 dólares, por um prêmio de 0,25 dólares. Por que razão deve o trader comprar essa opção tão out-of-the-money? Talvez porque o trader esteja especulando que algum evento negativo, no curtíssimo prazo, impulsione a ação em um sentido descendente. Digamos que a empresa relata ganhos desastrosos no próximo par de semanas e, como resultado, a ação cai para 3 dólares. As opções de venda serão agora negociadas a um preço mínimo de 5 dólares (preço de exercício de 8 dólares menos o atual preço da ação de 3 dólares), resultando em um retorno de 20 vezes o investimento inicial. Um trader que tivesse comprado 10 contratos de opções de venda com um desembolso inicial de 250 dólares, arrecadaria 5.000 dólares nesta negociação, arriscando apenas o prêmio pago de 250 dólares.
- As opções de venda não têm muitos dos custos e riscos associados à venda a descoberto. Ao contrário da venda a descoberto, para a compra de opções de venda não é necessário fornecer margem (embora os put writers devam fazê-lo), e não é necessário lidar com custos e pagamentos de dividendos. Além disso, não se encara o risco de short squeeze e buy-ins encarado pelos short sellers.
- As opções de venda podem ser usadas para cobrir diretamente risco de desvantagem em posições longas em uma ação específica, em uma carteira inteira ou no mercado em geral. A venda a descoberto é, na melhor das hipóteses, uma forma indireta de cobrir exposição longa.
ETF inversos
Os fundos transacionados em bolsa inversos são ETF que procuram resultados diários que correspondam ao inverso do desempenho diário de um ativo, como um índice de setor ou de mercado, commodity ou moeda. Os ETF inversos alavancados oferecem o dobro ou o triplo do inverso de um retorno diário.
Enquanto os ETF inversos podem surgir como melhor alternativa frente às vendas a descoberto – devido aos seus custos mais baixos e melhor perfil de risco – não podem ser usados para cobrir um risco de forma direta numa ação específica. No geral, as protective puts oferecem provavelmente mais utilidade para o investidor médio em termos de simplicidade e perfil de risco-recompensa descomplicado.