Página principal Análise

O sucesso profissional é provavelmente o fator que tem mais impacto na nossa satisfação pessoal. Porém, devido à multiplicidade de condicionantes nem sempre é fácil atingir. Quer conhecer as doze dicas que o farão voar mais alto?

1. Se não gosta do que faz, não importa a técnica que usa

Deixe o “porquê” preceder ao “como”. São muitos os sistemas de sucesso e estratégias no mundo das vendas concebidos em torno da crença que vai funcionar. Mas nada funciona melhor do acreditar em si mesmo. Não esqueça, pense bem na hora de escolher o seu percurso profissional. Se não acreditar naquilo que está a vender, então porque é que os clientes deveriam acreditar? Se não consegue dedicar o seu coração á causa e embrenhar-se profundamente, então faça algo que tenha sentido para si.

2. Não existem trabalhos menores

Todos os trabalhos são importantes. Se for brilhante a desempenhar uma função, se lhe der valor, se procurar a perfeição, vai ver o progresso a entrar pela sua porta. Nunca despreze o seu trabalho. Isso é adotar uma postura autodestrutiva. Veja o seu trabalho, como uma oportunidade de se desenvolver a si e aos outros, mesmo que não goste do que esta a fazer. Concentre-se na sua criatividade, e na criatividade que o rodeia para onde quer que vá. Dessa forma aumentará o seu leque de opções!

3. “Ética Profissional” é o conceito base para que atinja as suas expectativas e ambições

Claro que o trabalho árduo é pago com reconhecimento e com outras recompensas externas. Mas essas não são as maiores conquistas. O bem maior é o carácter que se constrói, é a sensação de autorrealização e de dever cumprido, é ter plena certeza que o seu papel faz toda a diferença neste mundo.

4. Se quer sentir-se valorizado, crie mais valor no que está a fazer

Ninguém vai chegar ao pé de si, estender-lhe a mão, e dar-lhe uma promoção só porque trabalha á muito tempo na empresa. Se quer ter uma carteira de clientes, contactos, recursos, torne-se no tipo de pessoa que define o tempo, seja o mais procurado pela sua perícia.

5. A maneira mais fácil de ser conhecido é desenvolvendo a sua reputação - seja aquele que faz as coisas acontecer

Ser talentoso e inteligente é impressionante, mas ser a “pessoa de confiança” é fundamental.

Pontualidade é a palavra de honra, marque a diferença. Mantenha-se produtivo. Seja útil. Faça por ser aquele que todos se vão lembrar, e quando for embora deixe todos a chorar.

6. Evite as politiquices do escritório

É tentador mas pode ser perigoso. Garanta a sua longevidade na empresa. Faça jogadas a longo-prazo. Evite o tipo de “conversas de café” como “Com quem dormiste?” ou “Ela/ ele disse que (…)”. As pessoas que vão estar ai, daqui a dez anos, são as que se mantém focadas, que definem prioridades, e traçam planos. Simplifique a sua vida e afaste-se dos dramas.

7. Não deixe de estar disponível depois da hora do expediente

Se quer tornar-se radicalmente indisponível vai com isso tornar-se menos valioso. Pode não ser capaz de trabalhar a toda a hora, mas é fundamental que o faça, principalmente se está no início da sua carreira. Justo ou não, as oportunidades voam, principalmete para aqueles que contam os minutos e os segundos para a hora de saida.

8. Não subestime as suas capacidades

Ponha-se á prova. Lance-se no mundo infinito de oportunidades.

Está a explorar os seus potenciais? Está mesmo? Acredita que pode mudar o mundo? Está aberto á possibilidade de ter um vida mais desprendida? Então, as probabilidades estão a seu favor. Vai conseguir ir ainda mais longe.

9. Não pare de investir em si

Ser empreendedor não é apenas tornar-se mais valioso. É duplicar as suas oportunidades. É aumentar a sua capacidade para fazer diferença no mundo.

Fazer investimentos pessoais não só o ajudará a criar uma vida profissional de sucesso, como também a tornar o mundo melhor. Não faz ideia de como pode inspirar, ou simplesmente influenciar positivamente, as pessoas que o rodeiam. Dê sempre um passo em frente, seja uma pessoa melhor a cada dia que passa.

10. Criatividade é uma coisa que se aprende e que pode ser desencadeada

Não fique por ai a dizer “não sou criativo”, porque pode sempre aprender a ser mais criativo. Estude coisas que o fascinem. Saia da rotina, viva experiências novas. Relacione-se com pessoas diferentes. Trace novos rumos. Leia livros sobre criatividade. Fale com artistas e empreendedores. A criatividade começa quando der a si mesmo uma hipótese de ser criativo.

11. Registe constantemente as suas ideias

As ideias são estranhas, elas flutuam como bolas de sabão, e se não as agarramos, elas evaporam. A criatividade é como um sonho, se não o escrevermos, ou se não contarmos rapidamente a alguém ele desvanece-se.

Crie o hábito de anotar as suas ideias, mesmo as mais disparatadas. Fale com a sua mente criativa e diga-lhe “Eu estou a ouvir-te. Estou sempre a postos para ti”. Quanto mais atenção prestar ao seu lado criativo, mais as ideias fluirão.

12. Mantenha uma vida simples

Quanto mais luxuosa for a sua vida, mais difícil será para si correr riscos.

Lá por ter muito dinheiro, não tem que o gastar. Viva sempre dentro das suas possibilidades. A flexibilidade da sua vida depende das suas poupanças. Se adotar um estilo de vida faustoso pode não ser capaz de suportar os sacrifícios exigidos por novas oportunidades que possam vir a aparecer.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.