Página principal Análise

Os jogos e a fórmula para que se tornem num sucesso pode ser um mistério, especialmente quando se fala de jogos para dispositivos móveis. Um dos grandes êxitos de 2014, tanto em termos de sucesso de críticas como de audiência, foi o Monument Valley criado pela ustwogames. Conheça as contas por detrás do jogo.

O puzzle 3D isométrico foi de cortar a respiração em termos de design visual e de bom sistema de jogo, permitindo à sua equipa arrecadar quase $6 milhões em lucro em mais de 2,4 milhões de vendas individuais de aplicações. Mas o custo do seu desenvolvimento poderá surpreendê-lo, bem como a taxa de conclusão do jogo para uma história tão pequena entre os jogadores pagantes.

O Monument Valley teve mais de 2.440.076 vendas oficiais, incluindo instalações de aplicações a partir do iOS, Google Play, Amazon paga e Amazon grátis (através do destaque). O iOS foi o que provocou maior impacto nas DLs oficiais (a ustwo revelou anteriormente que o lançamento da versão para Android resultou numa taxa de pirataria de mais ou menos 95%), enquanto a versão grátis disponibilizada pela Amazon originou 4 vezes mais downloads do que a versão paga. De uma forma geral, até agora estes downloads resultaram num lucro de $5,858,625, com o dia do lançamento da versão original para iOS a obter o maior lucro num único dia, altura em que o título obteve o lucro líquido de $145,530 só em 24 horas.

Segundo a experiência da ustwogems, a reputação da Apple como os melhores criadores de plataformas para se fazer dinheiro parece ser verdade – 81,7% do lucro do Monument Valley veio da plataforma móvel da Apple, enquanto apenas 71,1% dos seus downloads oficiais totais tiveram origem no iPhone e no iPad. Apesar do total de vendas oficial, o Monument Valley foi instalado em mais de 10.000.000 dispositivos, incluindo utilizadores que o instalavam em vários dispositivos, as instalações da funcionalidade "Partilha com a Família" e do gigante obscurecido que é o download ilegal.

A ustwo também interrompe de vez em quando o tráfego, aproveitando os tempos memoráveis na história do jogo para explicar os picos. Neste caso, os principais fatores de sucesso estão muito ligados ao facto de a atenção dada por qualquer tipo de imprensa ou media ajudar a espalhar a palavra, se bem que os lançamentos foram um dos fatores mais fortes (incluindo o lançamento do Forgotten Shores), assim como o Natal.

Mesmo com todos os elogios que o Monument Valley recebeu, como o Prémio Apple Design obtido na Apple WWDC do ano passado e a aprovação no Jogo do Ano do iPad quase perto do fim do ano, não se comparam com a concorrência de disponibilizar novos conteúdos.

Um outro pormenor muito interessante que a ustwogames partilhou foi o custo total do desenvolvimento do jogo principal mais a expansão Forgotten Shores: $852,000 foi o que custaram 55 semanas de tempo para o desenvolvimento do Monument Valley, enquanto um ciclo de desenvolvimento de 29 semanas para o Fogotten Shores valeu $549,000 para salários dos membros da equipa e despesas suplementares.

Outro assunto que também merece destaque é a taxa de conclusão do jogo: o Monument Valley é um caso raro em que os jogadores estão a pagar antecipadamente por uma experiência com um enredo que pode ser concluído em menos de um dia, apesar de apenas 50% dos jogadores que o iniciaram acabaram no próprio dia. 24% dos clientes do Monument Valley pagaram pelo Forgotten Shores. No entanto, apesar dos 5% de taxa de conclusão, inesperadamente os jogadores tinham mais tendência para repetir mais vezes os últimos capítulos do que os do princípio, nomeadamente no conjunto dos níveis do jogo original.

O Monument Valley é, de certa forma, um caso isolado em termos de jogos móveis, na medida em que evita o modelo freemium preferido por muitos dos títulos de maior sucesso atuais. Mas os dados estatísticos que oferecem ainda fornecem uma excelente fonte para alguém que esteja a ponderar tentar algo semelhante, ou ainda pormenores a jogadores que sejam curiosos sobre como a indústria dos jogos móveis funciona do outro lado.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.