Todos nós ambicionamos ser mais produtivos. Porém facilmente adquirimos hábitos que nos impedem de atingir a desejada produtividade. Quer livrar-se deles?
Ser produtivo nem sempre é fácil, independentemente de quão empenhados estamos em sê-lo. Mas aumentar a produtividade no trabalho ou mesmo na nossa vida é um objectivo bem mais fácil se não estivermos constantemente a sabotarmo-nos com maus hábitos. Aqui estão 10 coisas que devemos deixar de fazer imediatamente:
1. Pesquisar a Internet impulsivamente
É por isso que a utilizadora do Quora, Suresh Rathinam, recomenda escrever estes pensamentos e perguntas num bloco de notas. Desta forma podemos investigar essa informação mais tarde, não quando se está a tentar trabalhar.
2. Permissão moral
Seja uma dieta, uma rotina de exercício físico, ou o horário de trabalho, uma das coisas mais difíceis de fazer quando se está a criar um hábito é lutar a vontade de fazer batota como uma recompensa por se manter essa rotina durante algum tempo. A ideia de que “merecemos” uma refeição abastada depois de nos “portarmos bem” durante uma semana chama-se “permissão moral”, e é um peso nos planos de melhoramento pessoal de muita gente.
Em vez disso devemos tentar manter o objectivo parte da nossa identidade, como se pensasse-mos em nós mesmos como o tipo de pessoa que realmente poupa dinheiro ou faz exercício regularmente, em vez de alguém que está a fazer um esforço contra a sua vontade para fazer algo de novo.
3.Deixar o trabalho mais importante para o último dia
As pessoas normalmente começam o dia por tarefas mais fáceis para as por em locomoção e deixam o trabalho mais difícil para mais tarde. Isto é uma má ideia, e uma que frequentemente leva a deixar trabalho importante por fazer de todo.
Como pesquisadores descobriram, as pessoas têm uma força de vontade limitada, que decresce ao longo do dia. Sendo assim, é melhor começar pelo mais difícil e mais importante no início do dia.
4. Ter demasiadas reuniões
Nada quebra a produtividade como uma reunião desnecessária. E com ferramentas como o email, mensagens instantâneas, e vídeo conferencias, mesmo na ponta dos dedos, é melhor manter as reuniões apenas para introduções, e discussões sérias que possam acontecer em pessoa.
Bobby Harris, o fundador da BlueGrace Logistics, recomenda que as pessoas não aceitem uma reunião a não ser que a pessoa que a pediu especifique qual é o assunto e de quanto tempo irão precisar. E mesmo assim, Harris recomenda dar à pessoa metade do tempo que inicialmente tinham pedido.
5. Multi-tarefas
Enquanto muitas pessoas acreditam que são boas a fazer duas coisas ao mesmo tempo, a pesquisa científica aponta para que apenas 2% das pessoas é capaz de o fazer realmente.
Para o resto de nós é um mau hábito que diminui a nossa atenção dividindo-a, e torna-nos menos produtivos a longo prazo.
6. Desligar o despertador
Repor o despertador depois este tocar para dali a 10 minutos pode parecer que nos dá um bocadinho de tempo extra de descanso, mas a verdade é que prejudica mais que o que faz bem.
Isso é porque quando acordamos, o nosso sistema de endócrina começa a libertar hormonas de alerta para nos começar no nosso dia. Voltando a ir dormir estamos a atrasar este processo. Além disso, nove minutos não dão tempo suficiente ao corpo para se restaurar.
7. Ser incapaz de priorizar
É normal que as pessoas incorram em insucessos ao tentarem manter várias opções em aberto e ao perseguirem vários objetivos simultaneamente. Por exemplo, a pessoa que já tem uma carreira de cinco anos em marketing mas continua a preparar-se para um curso de advocacia, só para o caso de ser preciso. Infelizmente, este tipo de atitude pode ser extremamente não produtiva.
Warren Buffet tem o antidoto perfeito. Reparando que o seu piloto pessoal não estava a conseguir atingir os seus objetivos de vida, Buffet pediu-lhe para fazer uma lista de 25 coisas que ele queria fazer antes de morrer. Mas em vez de dar pequenos passos para completa-las todas, Buffet aconselhou-o a escolher cinco que ele achasse serem as mais importantes e a ignorar o resto.
8. Planear demasiado
Muitas pessoas, ambiciosas e organizadas, tentar maximizar a sua produtividade ao planear todas as horas do seu dia. Infelizmente, as coisas nem sempre correm como o esperado, e uma criança doente ou uma tarefa inesperada podem deitar abaixo o plano de um dia inteiro.
Em vez disso, talvez devamos experimentar planear apenas 4 ou 5 horas de trabalho real por dia. Dessa forma pode-se ser flexível mais tarde.
9. Não planear o suficiente
Com o fato estabelecido no ponto de cima, talvez seja melhor tomar o tempo para formar uma estratégia antes de tentar atingir qualquer que seja o objetivo. Tentar prever o final de um projecto de que ainda se está a meio pode ser extremamente frustrante e uma grande perca de tempo.
Dr.Robert Pozen, professor de Harvard, recomenda que primeiro se determine qual queremos que seja o resultado final, e depois definir uma série de passos para o alcançar. A meio do processo podemos rever o trabalho e garantir que estamos no caminho certo, bem como fazer os ajustes necessários.
10. Manter o telemóvel na mesinha de cabeceira
As luzes LED dos ecrãs dos smartphones, tablets e portáteis emitem o que é chamado luz azul, que estudo revelaram que pode danificar a visão e diminuir a produção de melatonina, uma hormona que nos ajuda a regular o ciclo do sono. Pesquisas também sugerem que pessoas com níveis de melatonina mais baixos são mais propensos a depressão.