As empresas falsas de Pokémon
Página principal Análise

Um designer holandês decidiu inspirar-se em Pokémon para criar uma série de empresas fictícias. O projeto tornou-se popular na web não só pela referência aos monstros colecionáveis, mas também porque constitui uma poderosa lição de design e branding. E você, em que Pokémon se inspiraria para criar a sua empresa?

A premissa pode ser falsa, mas os números são bem reais. Segundo o criador, o designer de interfaces de nacionalidade holandesa Sebastiaan de With, ao fim de um mês desde o seu lançamento, a Pokémon Branding já reuniu mais de 400.000 visitas.

“Uma destas manhãs acordei e fiquei surpreso por ver que tantas pessoas tinham visitado o meu site. Nunca imaginei que fosse tão partilhado na net,” disse de With à Quartz.

Baseada num tema inventado ao qual de With gosta de chamar “Pokémon Corporate Personhood Act of 2015” (Empresa Corporativa de Personalidades dos Pokémon – Ato para 2015), o projeto pega nas personagens da famosa série de videojogos japonesa e faz delas empresas baseadas na persona de cada uma delas.

De With, que vive em São Francisco na Califórnia, criou o projeto para servir de “escape gráfico” – uma forma de satisfazer a sua inclinação para o Pokémon e de se descontrair quando não está a trabalhar em encomendas de design para empresas como a Apple, a Sony, a HP e a Mozilla.

“Descobri que o trabalho de design é muito mais gratificante se se continuar a fazer coisas por diversão,” refere de With.

Não é preciso ser-se um entendido na linguagem Pokémon para se apreciar os desenhos de de With. E apesar de o seu trabalho ter sido elogiado pelas comunidades de design e fãs do jogo, não são apenas as imagens que encantam.

Do ponto de vista dos empresários, este projeto com os Pokémon de de With pode servir de pontos-chave coerentes para os aspetos essenciais na criação de uma empresa ou negócio. Aqui ficam quatro apostas super efetivas para estimular qualquer empresa ou negócio em fase de criação:

1. Lance a sua empresa com um visual de marca sólido

Mesmo antes de assinar o contrato de arrendamento do escritório, ter ativos como um logótipo e um site bem desenhados e concebidos define a sua credibilidade aos clientes e investidores. Por exemplo, inspirado no aspeto animado e na forma de tubérculo do Pokémon Oddish, de With apresenta-o com uma imagem de marca memorável e um site de comércio eletrónico, de forma a estabelecer desde logo a presença online da coletiva produtora orgânica.

“O Oddish sempre foi um dos meus preferidos – alegre, jovem, verde”, diz de With. “Foi fantástico explorar as várias direções possíveis e tentar dar a conhecer os meus próprios sentimentos em relação a estes Pokémons em várias formas bastante simples.”

2. Estimule as suas melhores competências

As iniciativas mais resilientes capitalizam com o talento, a rede de conhecimentos e os superpoderes dos seus fundadores.

Para o Ditto, um misterioso Pokémon que consegue transformar-se na imagem do seu oponente, de With combinou a característica nefasta da personagem com o posicionamento da operação, criando “uma empresa enigmática que se diz estar a sustentar uma rede de fabrico e tráfico de produtos contrafeitos estrangeiros.”

“Achei que ia ser engraçado associá-lo a crimes reais,” explicou de With. “O contrabando é um grande problema atual com os carregamentos dos produtos a serem intercetados na China e outros países onde existe uma grande abundância de produtos contrafeitos, por isso escrevi isso como a sinopse da empresa (que é totalmente fictícia).”

3. Clarifique a diferenciação da sua oferta

Apresente aquilo que a sua empresa produz numa linguagem clara e vívida, e tenha sempre o seu cliente em mente. A afirmação de posicionamento da Electrabuzz é descrita sucintamente como sendo “uma companhia elétrica que fornece energia e serviços de energia elétrica na vasta região de Kanto” – e a ficha elétrica colocada estrategicamente no logótipo fornece um símbolo memorável desses serviços.

“Este foi um dos que eu dediquei mais tempo,” afirma de With. “Fiz o esboço de pelo menos 20 conceitos diferentes e eventualmente cheguei a este design em que o “E” é uma ficha. Por acaso, o nome do Pokémon é “Electabuzz”, mas “Electrabuzz” é mais apelativo ao tema.

4. Rejeite o que não está a funcionar

Exclua todas as ideias meio-definidas que poderão afetar a qualidade de todo o seu trabalho. Um conceito que de With começou a esboçar para o logótipo do Squirtle não passou nos seus níveis desejados de perfeição, e portanto acabou por abandonar o projeto, guardando o processo num diário gráfico para servir de referência para futuros projetos.

“A partir de uma certa altura é preciso desistir e partir para um novo projeto pessoal divertido,” declara de With.

Por favor, descreva o erro
Fechar