Se quiser ter a sua própria companhia tecnológica, esqueça o MBA e aprenda antes a escrever código. Nós desenhámos-lhe um plano de quatro anos que eventualmente o levará à criação da sua própria startup de software. E com investimento financeiro mínimo.
A melhor forma de participar na revolução da internet e das comunicações móveis é aprender a escrever código. O futuro está escrito em software, e você pode criá-lo ou ser programado por ele. Como proficiente programador de software, poderá implementar as suas próprias ideias ou ajudar outras pessoas a implementar as delas.
E o melhor é que pode aprender a escrever código gratuitamente. Eis os passos que recomendamos para aspirantes a empresários de software.
Ano 1. Estudo
Comece com codecademy.com, que é uma plataforma interativa online que oferece aulas de programação gratuitas. Assista às aulas de HTML/CSS e construa um site gratuito em neocities.com, um serviço de alojamento. Depois, siga para as aulas de Javascript durante duas semanas, pelo menos. Enquanto estiver a ter estas aulas, explore o que andam a fazer os programadores e empresários espalhados pelo mundo. Visite os sites news.ycombinator.com e producthunt.com, e ficará com uma ideia da direção que a indústria tecnológica está a tomar.
Após duas semanas na Codecademy, deverá escolher um determinado “pacote” ou grupo de tecnologias que poderá implementar numa aplicação. Android, JavaScript e Ruby são boas escolhas – explore os diferentes pacotes durante uma semana. Faça um tutorial do tipo “Olá, mundo!” em várias linguagens. No final dessa semana, selecione um pacote e agarre-se a ele durante um mínimo de três meses.
Assim que tiver selecionado o seu pacote, crie um trajeto de aprendizagem adaptado a si próprio, que inclui aulas online e pequenos projetos que poderá fazer para habituar-se a diferentes técnicas. É então que o verdadeiro trabalho começa. Dê uma vista de olhos em mysliderule.com e recolha alguma inspiração. Crie uma conta em GitHub e estabeleça o objetivo de criar um projeto significativo nesta plataforma durante os próximos três meses.
A cada três meses crie um novo trajeto de aprendizagem. Concentre-se em pequenos projetos de código aberto que utilizem diferentes tecnologias. À medida que continua os seus estudos, explore sites de freelancing que o podem ajudar a ganhar algum dinheiro, como odesk.com, guru.com e CodersClan.com.
Ano 2. Trabalho voluntário
A ONG russa "Golos" (português: "Voz"), defensora do direito ao voto e da lisura do processo eleitoral
Utilize as suas novas competências técnicas para o bem social. Trabalhe para ONGs e produza soluções tecnológicas para elas. Procure projetos com mentores técnicos e aborde a comunidade tecnológica local para encontrar mentores que possam avaliar o seu trabalho e dar-lhe as suas opiniões e conselhos.
Ano 3 – Junte-se a uma startup
Passe pelo menos um ano a trabalhar para a melhor startup que conseguir encontrar. Rodeie-se de pessoas interessantes e criativas – estas serão as pessoas que irão formar a base da sua rede profissional para o resto da sua carreira.
Ano 4 - Startup
Por esta altura já deverá ter as competências técnicas, um entendimento dos problemas que existem no mundo e da forma como as pessoas lidam com eles, uma ética de trabalho, e os fundamentos de uma rede profissional. Recrute alguns amigos e comece a lançar ideias. Observe o que as novas tecnologias permitem fazer, e aplique-as a antigos problemas.
E aí tem. Em apenas quatro anos poderá ser um profissional de software com o seu próprio negócio e uma longa carreira pela frente.
Dedique-se ao seu trajeto. Não é rápido. É difícil. Vai demorar entre seis meses a um ano até conseguir ganhar algum dinheiro com o seu negócio. Irá frequentemente sentir-se frustrado. Seja paciente. Seja humilde, mas persistente quando pedir ajuda online. Seja generoso e ajude outras pessoas quando puder.
Encare isto como ir para a universidade, mas em vez de um diploma será recompensado com um negócio online que irá pagar-lhe a renda.