O seu currículo é a chave para a vida profissional que tenta alcançar. No entanto a competitividade é feroz e necessita de marcar a diferença. Quer saber como?
Basicamente, os empregadores querem ver onde é que os candidatos ganharam, aprenderam, e contribuíram. Se deve incluir coisas como uma frase objectiva, uma lista de habilidades, e a vontade educacional, depende do seu nível de experiência e indústria – mas aqui estão seis coisas simples que deve incluir sempre no seu currículo.
1. Informação de contacto
Isto pode parecer óbvio, mas os candidatos às vezes esquecem-se de incluir informações básicas como o endereço de correio electrónico, ou então enterram-no no fim.
Inclua o seu nome, número de telefone, correio electrónico, e URL para o seu LinkedIn, mesmo no topo da página. E não precisa de incluir a sua morada.
A escritora de currículos executiva Mary Elizabeth Bradford sugere incluir apenas um número de telefone e endereço de correio electrónico:
“Algumas pessoas incluem os números de casa e telemóvel, por exemplo – mas eu acho que a escolha de muitos contactos é confusa. Facilite a compreensão do leitor de como o contactar.”
2. Palavras-chave do anúncio de emprego
Vai querer incluir (sem parecer que fez muito copiar-colar) algumas das palavras-chave e frases do anúncio do emprego a que se candidata. Isto é especialmente importante se o empregador usar um sistema de revisão dos currículos.
3. Realizações e conquistas
O empregador precisa de saber o que é que fez para contribuir para o crescimento do seu departamento, equipa, e empresa, para determinar se os seus pontos fortes se alinham com as necessidades e responsabilidades da sua empresa e vaga de trabalho.
4. A narrativa da sua carreira
Independentemente de estar a construir um currículo funcional ou cronológico, é crítico que haja algum tipo de história profissional. Mas tenha atenção para tornar a sua história numa que seja interessante ler.
5. Métrica
Os empregadores precisam de números para serem capazes de avaliar o âmbito da sua largura de banda. Nenhuma posição está isenta da medição de resultados. E a métrica ajuda os empregadores a determinar se uma pessoa é capaz de liderar uma equipa, gerir clientes, ou fazer o negócio crescer. A métrica também é uma boa forma de fundamentar as suas conquistas.
6. URLs relevantes
Dependendo do seu campo de trabalho ou posição para que se está a aplicar, pode ser útil incluir links para o seu trabalho (artigos que escreveu, websites que desenhou, fotografias que tirou, etc.).
Tina Nicolai, acompanhadora de carreira executiva e fundadora da Résumé Writers’Ink, comenta:
“Os candidatos têm de se mostrar no papel como se estivessem a ser escrutinados por um recrutador. Hoje em dia, os recrutadores estão mais que sobrecarregados e não têm tempo para conduzir entrevistas iniciais muito grandes pelo telefone para obterem informações específicas."
Sabendo isso, o seu objetivo deve ser incluir informação suficiente utilizando o mínimo de palavras possíveis, diz Bradford.
“Menos vale mais, na maioria dos casos, e escrever demasiado é geralmente o erro mais comum que vejo. Não quer que atributos chave se percam num mar de informação só porque já viu tudo e fez tudo o que havia para fazer. Acentue as suas habilidades, valores métricos, e habilidades de liderança para que apresentem o melhor cenário para si na nova posição, e minimize o resto.
Bónus: caraterísticas de um currículo perfeito
O contratador vai notar e apreciar, se:
- O candidato à vaga não tentou reduzir o currículo a uma página só;
- As habilidades-chaves estão descritas separadamente, antes da lista de experiência, e se estão destacadas;
- As tarefas e uma lista de êxitos estão descritas minuciosamente para cada lugar de trabalho indicado;
- Os indicadores quantitativos estão apontados em todos os locais possíveis;
- O candidato mencionou anteriores locais de trabalho para mostrar o seu progresso;
- A secção "Formação" está exposta no fim do currículo.