Uma empresa criou um algoritmo que indica a probabilidade de um endereço de email fazer parte de um esquema fraudulento. O algoritmo em si é secreto, mas a empresa deu algumas pistas sobre como o processo funciona. E você, tem um endereço insuspeito?
Um endereço de email pode revelar mais sobre uma pessoa do que alguma vez imaginou.
A semana passada, uma empresa chamada Emailage angariou 3,8 milhões de dólares para construir a tecnologia que irá determinar o risco analisando apenas o endereço de email.
No ano passado, a Emailage analisou os endereços de email dos clientes de lojas online e em resultado classificou como perigosas mais de dois milhões de transações – segundo a empresa, poupou aos seus 200 clientes cerca de 150 milhões de dólares em fraudes.
O algoritmo da companhia analisa centenas de elementos para a análise de risco, atribuindo ao endereço de email um índice de risco entre 0 (menos perigoso) e 1000 (mais perigoso). Em casos de risco elevado, a Emailage aconselha as lojas a reverem manualmente todas as transações.
A empresa não revela a sua receita secreta, mas, ainda assim, o presidente Rei Carvalho explica alguns dos fatores que pesam na análise:
- Domínio de email: “A análise do domínio de email pode ser bastante poderosa, uma vez que permite-nos compreender os sistemas de controlo à volta da criação de um endereço de email”, afirma Rei Carvalho. De um modo geral, no que toca às fraudes online, os emails corporativos representam um risco menor quando comparados com os serviços de email públicos, como o Yahoo ou o Gmail.
- Data de criação: A Emailage consegue obter informação acerca da data de criação de alguns endereços de email. Um endereço que tenha sido criado na mesma altura em que foi utilizado para uma compra online é também um sinal de alerta para os comerciantes.
- Padrões numéricos: Padrões nos endereços de email, como os números em Ana123456, podem ser também sinal de uma possível fraude.
- Padrões de lógica: Alguns burlões mais sofisticados utilizam a tecnologia para gerar endereços de email automaticamente. “O ato da criação destes email frequentemente exibe padrões de lógica que são utilizados para este processo”, revela o responsável. “Nós podemos detetar estes padrões e identificar outros endereços associados com a mesma técnica, e prevenir atividade fraudulenta”, conclui.
- Repetição de email: Algumas contas de email, tal como acontece com o Gmail, funcionam quando os utilizadores adicionam carateres especiais, como pontos finais ou sinais de soma. Por vezes, os burlões utilizam esta técnica para criar várias contas usando apenas um endereço de email.