Toda a gente conhece empresas mediáticas como a Apple e a Google, porém há empresas porventura maiores que se mantêm desconhecidas para muita gente. Nós revelamos-lhe 3 gigantes obscuros.
Joseph Valente, empresário em Tecnologia da Informação: Aramco
A Empresa de Petróleo da Arabia Saudita. Faz literalmente com que a Microsoft se pareça com um macaco com uma única perna a colecionar moedas com uma lata. É a maior empresa do mundo; maior do que a Apple, maior do que ExxonMobil. Na verdade, é provavelmente maior do que essas duas empresas em conjunto. "Provavelmente?" diz você. Sim, provavelmente. Porque obviamente, a Aramco não é negociada em mercados públicos, então não temos qualquer ideia de quanto vale realmente.
Quando apareceu na lista Não-Públicos da FT em 2006 (há muito tempo atrás) era avaliada em $751 mil milhões. Outras estimativas deram-lhe o valor de $7 biliões (sim, biliões), no entanto essas estimativas são talvez um pouco mais escandalosas (nem tudo o que está escrito na FT é verdade no final de contas).
Não encontrará uma empresa na face da Terra que tenha tido um impacto maior na humanidade no século passado. Esta empresa tem sido a plataforma que permitiu à nossa economia sedenta de combustível crescer, o motor do comércio e negócios mundial, e o agente definidor das Relações Externas dos EUA no Médio Oriente.
E provavelmente nunca ouviu falar dela.
Colin Gerber, neurobiologista: Luxottica
Luxottica é uma empresa conhecida por poucos mas criadora de produtos que quase todos usamos. Ela controla a grande maioria do mercado de óculos de sol, de facto a presidente executiva Andrea Guerra estimou que meio bilhão das pessoas estão a utilizar os seus óculos hoje. Luxottica possui marcas tais como Ray Ban e Oakley entre várias outras empresas e licencia bastantes mais como Coach e Prada.
Não possuem apenas várias marcas de óculos de sol mas também são donos de muitas das lojas que os vendem. Possuem LensCrafters, Pearle Vision, e Oliver Peoples entre outras e controlam Target Optical e Sears Optical. A maioria destas lojas vendem quase exclusivamente marcas da Luxottica.
Esta empresa, de que poucos ouviram falar, fez $8 mil milhões só no ano passado e essencialmente controla o mercado de óculos de sol. É realmente bastante impressionante que tenham sido capazes de permanecer tão desconhecidos tendo em consideração quanto do mercado controlam.
Feifei Wang, blogger, usuário do Quora: Tencent
Apesar de ser a maior e mais bem-sucedida empresa chinesa na internet, Tencent ainda é relativamente desconhecida perante o resto do mundo.
Em 31 de Dezembro, 2010, haviam 647,6 milhões de contas de usuário ativas no Tencent QQ IM, fazendo de Tencent QQ a maior comunidade online do mundo. O número de contas QQ simultaneamente online tem por vezes excedido 100 milhões.
Tencent é também a empresa dirigente do desenvolvimento e da publicação dos jogos on-line, do entretenimento multimídia e de outros serviços on-line. Creio que o génio da Tencent é o fato deles terem um produto muito forte, poderoso e bem feito que providenciam-no sem qualquer custo (nomeadamente o sistema de mensagens instantâneas QQ). O QQ vem com várias e fantásticas unidades plug-in tais como antivírus, uma soberba transferência de arquivos instantânea, e uma caixa de entrada muito bem elaborada. Tencent gasta milhões de dólares para desenvolver, manter e adicionar constantemente novas funcionalidades ao QQ e deixa as pessoas utilizá-lo gratuitamente. Assim que ficam viciadas, começam a ligar outros produtos a QQ, jogos, entretenimento multimídia (música, vídeos em stream), personalização do avatar, navegador web...
Como resultado, os produtos de Tencent integraram-se na vida quotidiana da população chinesa antes de alguém ter notado, não é possível viver sem QQ, todos os seus amigos utilizam QQ, ou Wei Xin nos seus telemóveis. A moeda de Tencent é tão universalmente usada, que as pessoas a utilizam para pagar as suas faturas ou a sua conta telefônica, atuando como verdadeiro dinheiro. As contas bancárias, contas do Taobao (o Ebay Chinês), está tudo relacionado com QQ.
Tencent sofreu má publicidade ao longo dos anos, com muitos acusando-a de copiar os produtos de outras empresas, mais pequenas, e devido à QQ ter uma enorme integração com a vida quotidiana, é quase impossível para as empresas mais pequenas e os seus produtos competirem com um produto semelhante ao de Tencent.
Contudo moralidade à parte, está é uma estratégia para vencer. Compreendo a razão para as empresas mais pequenas que se queixam da Tencent "roubar" os seus produtos. Mas tendo em conta a quantidade de investimento que a Tencent colocou no desenvolvimento da sua infraestrutura, eles merecem esse tipo de quota no mercado.