É um símbolo que toda a gente conhece, mas a verdade é que menos de metade das pessoas conseguem identificar corretamente o logótipo da Apple na foto que se segue. E você, consegue?
Sem ver o modelo original, qual das imagens acima representa o logótipo oficial da Apple? Apenas menos de metade das pessoas consegue acertar na resposta certa, sejam tanto utilizadores de computadores Mac como de PC, revela um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
O logótipo da Apple é relativamente simples – apenas duas cores e uma forma que aprendemos quase ao mesmo tempo que aprendemos o alfabeto. É frequentemente considerado um dos logótipos mais famosos e mais reconhecidos da atualidade. Ainda assim, 53% das pessoas que participaram neste estudo escolheram uma das imagens incorretas.
Por que razão não conseguem as pessoas identificar a tão icónica maçã? “Ver” e “notar” são duas ações diferentes. Lá porque vemos um objeto, isso não significa que o memorizamos. E mesmo que o façamos, algumas imagens atingem o chamado ponto de “saturação da atenção”, afirmam no jornal Psycology Today dois dos autores do estudo, Adam B. Blake e Alan D. Castel.
“Quando estamos constantemente a ver e a comparecer às mesmas coisas sucessivamente, os nossos cérebros podem aprender que não é importante recordar os detalhes específicos – se alguma vez precisarmos dos detalhes, basta-nos olhar em redor”, explicam os investigadores.
Seguindo a mesma lógica, consegue enumerar as letras à volta da tecla “T” do seu teclado? Ou a localização do extintor mais próximo? E então os detalhes na face de uma moeda de cinco cêntimos? Provavelmente não.
Vejam bem.
Os resultados caíram ainda mais quando os participantes tentaram desenhar o logótipo da Apple apenas de memória: de acordo com o estudo, apenas uma em 85 pessoas foi capaz de o fazer sem cometer qualquer erro.
A maior parte dos participantes, ainda assim, não tem noção acerca da sua falta de perceção. Quando questionados antes de iniciarem o teste, os participantes indicaram altos níveis de confiança de que iriam conseguir identificar e desenhar o logótipo corretamente. Essa confiança caiu drasticamente assim que começaram o teste.
Investigações anteriores provaram que a memória visual pode ser bastante precisa, mas este estudo oferece dados importantes acerca da subjetividade quando as pessoas avaliam o seu próprio desempenho.
E para que não restem dúvidas, a resposta correta é o terceiro logótipo a contar de cima, na coluna mais à direita.