Página principal Análise

Tóquio, Londres e Nova Iorque estão há décadas no topo da lista dos centros financeiros globais. Porém, há cidades menos conhecidas que estão a subir rapidamente no ranking. Conheça quais.

O grupo dos maiores centros financeiros do mundo tem alguns polos leais- como Nova Iorque, Londres e Tóquio - que ficam sempre no topo de qualquer ranking durante décadas.

Mas também existem dezenas de competidores no mundo em desenvolvimento que estão a fazer os gigantes correrem pelo seu dinheiro, e estão a dar acesso aos investidores internacionais a alguns dos mercados financeiros do mundo em rápido crescimento.

Alguns dos que estão em mais rápido crescimento situam-se no leste da Ásia, Médio Oriente e África.

Pegamos no Índice Financeiro Global de Cidades, divulgado em Março de 2015 e comparámo-lo com a mesma publicação de há cinco anos, para descobrir quais os pólos que se estão a mover para o topo mais rapidamente.

10. Almaty – a maior cidade do Cazaquistão subiu 9 lugares desde que entrou para o índice em 2009, e está à frente de Moscovo ou Varsóvia.

9. Bangkok – a capital da Tailândia subiu 11 posições desde 2010, embora tenha recebido um golpe durante a mais recente instabilidade política na Tailândia.

O sol põe-se no horizonte de Banguecoque

8. Kuala Lumpur – com um aumento de 13 lugares desde 2010, a capital da Malásia está a tomar uma posição maior como centro financeiro asiático.

Uma vista do marco da Malásia, as Petronas Twin Towers, contra um céu quase claro em Kuala Lumpur

7. Doha – a capital do Qatar subiu 16 lugares nos rankings ao longo dos últimos cinco anos, e é agora o segundo centro mais importante do Médio Oriente para o setor.

6. Panamá – a posição única do Panamá para o transporte Atlântico-Pacífico ajudou a sua prosperidade financeira com um rápido crescimento elevando-a 13 lugares no índice desde 2013.

Uma visão geral do bairro de baixa renda conhecida como Boca la Caja próximo do distrito de negócios em Cidade do Panamá

5. Casablanca – Esta cidade marroquina subiu 20 lugares nos rankings desde que entrou no índice em 2014, e melhorou mais do que qualquer centro no Médio Oriente e Norte de África neste ano.

4. Seul – a cidade principal da Coreia do Sul subiu até aos rankings competitivos de crescimento do setor financeiro da Ásia Oriental, subindo 21 lugares desde 2010. Para os bancos, a cidade está em quinto lugar no mundo.

A capital da Coreia do Sul tem um dos setores financeiros que mais rapidamente crescem no mundo.

3. Joanesburgo – a cidade da África do Sul subiu do 54º lugar para o 32º lugar no índice desde 2010, a cidade mais bem colocada da África subsariana.

A arquitetura da cidade de Joanesburgo, na África do Sul, um dos sítios do Mundial de 2010

2. Istambul – Apesar das condições políticas e económicas agitadas da Turquia, esta ocupa um lugar de topo na categoria da Europa de Leste e Ásia Oriental, subindo 30 posições desde 2010.

Yulia Grigoryeva/Shutterstock.com

1. Riad - capital da Arábia Saudita é de longe o centro financeiro que mais melhorou na lista, subindo por uns surpreendentes 55 lugares desde 2010, à medida que a cidade se prepara para abrir os seus mercados financeiros aos estrangeiros.

Centro do Reino de Riad, o icónico terceiro mais alto arranha-céus da Arábia Saudita.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.