As vendas de carros na Europa sobem pelo 20º mês consecutivo
Página principal Análise

Fruto da criação de novos modelos, mas especialmente da recuperação económica, as vendas europeias de automóveis não param de crescer. Que fabricantes estarão a lucrar mais com que este aumento de vendas?

As vendas europeias de automóveis subiram pelo 20º mês consecutivo em Abril, amparadas por uma economia a renascer e novos modelos da Renault SA, BMW AG (XETRA: BMW) e Fiat Chrysler Automobiles NV.

Os registos aumentaram 6,9% do ano anterior, para 1,21 milhões de veículos, disse a Associação Europeia de Fabricantes de Veículos Automóveis, ou ACEA, com sede em Bruxelas, num comunicado terça-feira. As vendas de quatro meses saltaram 8,1%, para 4,85 milhões de carros. Os ganhos estendem mais longa sequência de crescimento do mercado de automóveis desde que a ACEA começou a compilar dados em 1990, e continuam uma recuperação do nível mais baixo em duas décadas alcançado em 2013.

"O mercado automóvel europeu tem-se apresentado acima das expectativas, e no mês de Abril foi confirmanda a tendência", disse Juergen Pieper, analista com base em Frankfurt com a Bankhaus Metzler. "As economias europeias estão melhores, o que está a ajudar a impulsionar as vendas de automóveis."

A confiança das empresas na Alemanha – a maior economia da Europa, e o maior mercado de automóveis – estava o mais alto em 10 meses em Abril, após o crescimento económico no primeiro trimestre ter acelerado em países que utilizam o euro. O aumento das vendas de automóveis foi impulsionado por entregas de veículos utilitários desportivos, incluindo o Renault Captur, o Jeep Renegade da Fiat Chrysler e o X5 da BMW.

As vendas também estão a ser incentivadas por descontos, porque "definir um preço continua a ser difícil", disse Max Warburton, analista da Sanford C. Bernstein Ltd., num relatório a 13 de Maio.

"Os ganhos da Itália são parcialmente fundamentados no aluguer de carros, e a procura em França ainda está morna."

Descontos alemães

Descontos de revendedores na Alemanha chegaram a uma média de 12% do preço de etiqueta em Abril, em comparação com os 11,7% há um ano atrás, de acordo com a publicação de comércio da Autohaus Pulsschlag. A Renault e a Fiat estão entre os fabricantes de automóveis que oferecem os maiores incentivos.

As vendas da Renault, a terceira maior fabricante da região, saltaram 15% na Europa no mês passado. O Clio e o Captur foram o primeiro e o quarto modelos mais vendidos em França nos quatro meses até Abril, de acordo com a associação de fabricantes automóveis do país.

Todos os cinco maiores mercados de automóveis da Europa cresceram no mês passado, com o maior ganho da Itália nos 24%. A procura aumentou 6,3% na Alemanha, 5,1% no Reino Unido, 3,2% em Espanha e 2,3% em França. A ACEA reúne dados de 27 dos 28 países da União Europeia, bem como a Suíça, a Noruega e a Islândia.

O crescimento no Reino Unido foi o mais forte para o mês de Abril, em uma década, e a taxa de venda implícita no ano inteiro na Itália foi a maior desde Setembro de 2011, refletindo a crescente confiança em ambos os mercados, disse num relatório Jonathon Poskitt, analista da empresa de pesquisa de LMC Automotive.

Fiat 500X

As vendas do grupo de Fiat Chrysler na região aumentaram 13% enquanto a procura quase triplicou na divisão Jeep e saltou 9,7% para a marca Fiat, ajudadas pelo novo SUV 500X.

A BMW, a maior fabricante do mundo de carros de luxo, vendeu 12% mais veículos na Europa em Abril, graças em grande parte a um aumento de 34% na divisão Mini, que apresentou uma versão de cinco portas do seu modelo básico. A marca homónima da BMW registou um aumento de 7,8%. A empresa com sede em Munique disse na semana passada que os SUVs X5 e X6 estavam entre os maiores contribuintes para o crescimento das vendas da marca em todo o mundo no mês passado.

As vendas europeias da Daimler AG saltaram 7,8% com o relançamento de um carro de dois lugares de cidade renovado e da nova variante de quatro lugares, que ganhou 56% mais compradores para a marca Smart. A marca Mercedes-Benz, terceiro fabricante de carros de luxo do mundo, vendeu 3% mais veículo.

Por favor, descreva o erro
Fechar