Neste ano já fomos brindados com algumas ofertas pública iniciais (IPOs) bem interessantes, mas também já houve deceções. Apresentamos-lhe a nossa análise dos maiores êxitos e maiores fracassos.
Muitos nomes familiares fizeram a sua estreia no mercado de ações este ano: Etsy (NASDAQ: ETSY), GoDaddy (NYSE: GDDY), Box (NYSE: BOX). Infelizmente, a fama tem sido de curta duração para a maioria deles.
As ações da vendedora de artesanato online Etsy aumentaram 88% no seu primeiro dia de negociação em meados de abril. Parecia que mais uma querida IPO estava a seguir o livro de introduções da era dot-com e como tal tinha dado um enorme salto inicial e iria continuar a subir.
Mas o dia do julgamento da Etsy rapidamente surgiu. Agora classificada entre as 10 ações com piores resultados de empresas norte-americanas que se tornaram públicas em 2015, de acordo com a Renaissance Capital. A Etsy comercializa atualmente abaixo do seu preço de IPO de $16.
Uma empresa torna-se pública para expandir a sua base de financiadores. No início, a exuberância pública pode superar a realidade empresarial em quão rápido uma empresa pode realmente crescer.
Quando o Facebook (NASDAQ: FB) caiu a pique em 2012, foi como um lembrete de que nem mesmo os maiores nomes são imunes aos altos e baixos do mercado. É um aviso para qualquer investidor que pensa que as IPOs são uma forma de ficarem ricos rapidamente.
No geral, as IPOs promissoras deste ano têm ficado aquém das expectativas em grande escala. No entanto, um dos participantes mais antecipados que entrou em 2015 no mercado de ações conseguiu aguentar-se bastante bem. A Shake Shack (NYSE: SHAK) é teve o melhor desempenho das ações "novatas" de 2015.
Inicialmente vendidas a $21 por ação no final de janeiro, as ações da Shake Shack estão a ser atualmente negociadas por mais de $75. O seu valor aumentou 267% -- o maior aumento dos participantes deste ano.
O crédito que permitiu a ascensão da Shake Shack deve-se parcialmente à McDonald’s (NYSE: MCD). O plano de recuperação dos arcos dourados não conseguiu impressionar. Entretanto, os millenials e os membros da geração X continuam a ir ao local dos famosos hambúrgueres.
Os cuidados de saúde e as ações de biotecnologia completam o resto do topo da lista de ações das IPO, embora alguns nomes relativos à saúde também apareçam entre as ações que têm caído a mais. Analisar as condutas e os tratamentos com medicamentos é difícil, mesmo para os especialistas.
Aqui está uma olhadela às empresas com o melhor e o pior desempenho que tiveram as suas IPOs até agora em 2015, de acordo com a Renaissance Capital:
As 5 IPOs com o melhor desempenho de 2015
Shake Shack (NYSE: SHAK); 30 de janeiro (o primeiro dia de negociação); + 267% (Ganhos desde a IPO)
Spark Therapeutics (NASDAQ: ONCE); 30 de janeiro; + 218%
Aduro Biotech, Inc. (NASDAQ: ADRO); 15 de abril; + 107%
aTyr Pharma, Inc (NASDAQ: LIFE).; 7 de maio; + 85%
Carbylan Therapeutics (NASDAQ: CBYL), Inc.; 9 de abril; + 76%
As 5 IPOs com o pior desempenho de 2015
Colucid Pharmaceuticals, Inc. (NASDAQ: CLCD); 06 de maio (o primeiro dia de negociação); -16% (Perdas desde a IPO)
Apigee Corporation (NASDAQ: APIC); 24 de abril; -17%
MaxPoint Interactive, Inc. (NYSE: MXPT); 06 de março; -18%
Bellerophon Terapeutics LLC (NASDAQ: BLPH); 14 de fevereiro; -26%
Zosano Pharma Corp. (NASDAQ: ZSAN); 27 de janeiro; -29%