Página principal Análise, Desenvolvimento pessoal

O astronauta Chris Hadfield identifica três tipos de pessoas a discute as características dos vários tipos.

"Há três tipos de pessoas", disse-me o astronauta Chris Hadfield. "-1, 0, e +1."

Chris Hadfield passou 166 dias no espaço na Estação Espacial Internacional. Enquanto lá esteve, ele também cantou o "Space Oddity" e carregou (ou podemos dizer "descarregou" neste caso) o vídeo no YouTube onde foi visto 25 milhões de vezes.

Quando uma empresa falha sentimo-nos como um -1. Quando um relacionamento falha, muitas vezes é porque eu tenho sido um -1. Certamente a perseguição e o implorar e o chorar fizeram de mim um -1 muitas vezes.

Quando me fecho na minha concha, recusando-me a assumir a responsabilidade, com medo de devolver chamadas, com medo de admitir a responsabilidade, isso é comportamento de -1. Quando eu penso que eu sou um +1, muitas vezes sou um -1.

Pior ainda – mesmo muito pior – é quando as outras pessoas pensam que você é um -1. Há um ditado que diz: "Não é da minha conta o que as pessoas pensam de mim." Mas os ditados são divertidos de dizer e difíceis de cumprir. Quando as pessoas pensam que eu sou um -1, tenho tendência a adicionar todas essas pessoas. O que às vezes faz de mim um -1000.

A minha esposa Claudia diz: "confia em mim, 1000 pessoas não estão a pensar em ti." E eu disse-lhe, "mas então e as mil vozes na minha cabeça a gritar ‘mau!'"

Ser um +1 geralmente é muito difícil para mim. Nunca sei o que estou a fazer. Por exemplo, uma vez eu fui o CEO de uma empresa que foi idéia minha. Era muito boa a angariar dinheiro. Angariámos $30 milhões. Eu não tinha idéia de quanto dinheiro tínhamos feito. Quais eram os nossos custos. Eu nem sequer sei o que o nosso produto fazia. Tinha-o comprado com o dinheiro que angariámos.

Tinha tanto medo de falar com as pessoas, que chegava mais cedo, fechava a porta atrás de mim e não abria a porta quando as pessoas batiam.

Eventualmente, demitiram-me como CEO. Em seguida, despediram-me do conselho. Depois, tiraram-me as minhas ações. Passei de +1 para -1 muito rapidamente.

É bom ser um zero às vezes. Para aprender, ouvir, e ajudar. Quando faço um podcast sinto-me como um zero. Peço às pessoas para vir ao meu podcast, porque quero aprender algo com elas. Como ser uma pessoa melhor. Elas são pessoas +1. Gostaria de ser como elas. Por isso, faço-lhes perguntas.

Aqui estão as qualidades de um zero.

Escute o que as pessoas dizem

Talvez eles tenham experimentado algo que você nunca experimentou. O nosso cérebro pode cuidar das experiências dos outros de forma a que nos possam ajudar a viver a nossa própria vida melhor.

Observe o que as pessoas fazem

Nós temos o que são chamados "neurónios-espelho." Se acho que sou um +1 a disparar uma arma, podia atirar e matar-me a mim próprio.

Se vir alguém a disparar uma arma repetidamente, então os meus neurónios-espelho aparecem e eu poderia ser capaz de fazer isso sozinho, se solicitado. Embora espere que ninguém mo peça.

Humildade

Algumas pessoas são ótimas pessoas. São amáveis. São humildes. São produtivos. São competentes. Fazem as coisas. Depois, fazem coisas incríveis.

Quando compara, desespera. Quando é humilde, aprende. Quando fica curioso, fica melhor.

Como ficaram desta forma? Oh! Leram alguns livros. Escreveu alguns livros. Tinham algumas ideias. Trabalharam arduamente todos os dias durante anos. Salvaram algumas vidas.

Ok. Agora aprendi com eles. Talvez também possa fazer alguma parte disso. Um décimo disso se tiver sorte.

Curiosidade

Um zero começa com:

  • O que é que estão a fazer?
  • Como é que estão a fazer isso?
  • Como posso ajudar?
  • Como posso melhorar?
  • Como posso ser competente. E depois construir confiança? E depois construir excelência?

Temas em vez de objetivos

Chris Hadfield quis ser astronauta durante 21 anos antes de se tornar o comandante da estação espacial internacional durante 166 dias. Às vezes, teve decepções ao longo do caminho.

"Se só me tivesse focado em grandes sucessos," ele disse, "então ficaria desapontado a maior parte do tempo. Tem de se concentrar nos pequenos sucessos e certificar-se que os celébra."

Ele tinha o tema de ser competente. De ajudar o programa astronauta. De ser um astronauta. De trabalhar para os objetivos comuns de um programa em que acreditava. Alcançou muitos sucessos pequenos dessa maneira.

E, de seguida, ele cantou "Space Oddity", enquanto circundou a Terra 2600 vezes seguidas numa viagem de 92 milhões de milhas.

As pessoas tendem a pensar que estão destinadas a algo grande nas suas vidas. Eu entendi isso. Mas para chegar ao grande tem de se focar no hoje.

Tenho de continuar a citar Chris. "Investir continuamente no sucesso dos outros é o que acabará por o levar ao sucesso por si mesmo."

Respeito

Uma pessoa pode liderar uma empresa, mas é preciso milhares de funcionários, clientes, investidores, etc, para criar realmente um sucesso. Um bom seguidor observa o líder, confia nas suas sugestões e, depois, amarra o seu próprio sucesso ao sucesso da empresa.

Quando trabalhava na HBO só comecei a sentir como se estivesse a realizando alguma coisa quando a minha linguagem mudou de "eles" (referindo-se à HBO) para "nós".

Lá eu era um zero. Mas eu assisti a todos os seus shows, aprendi o suficiente da sua visão, aprendi a sua história e segui a liderança dos seus executivos até que pudesse fazer a minha própria contribuição. A minha contribuição foi grande o suficiente para que outras empresas se começassem a aproximar de mim e a perguntarem-me se eu também os podia ajudar.

Então comecei a minha primeira empresa. E não tive um emprego desde então.

Sem titularidade

Admito, às vezes fico com raiva de me sentir um zero. Quero ser um +1 o tempo todo em tudo o que faço.

Fico competitivo. Quero ser o melhor nisto, ou o melhor naquilo. Agora. Mas uma coisa que eu sei sempre, sentir-se com direito a alguma coisa irá automaticamente colocar um teto sobre o que retira da vida.

Conhece alguém que se está a sentir com direito? Está com raiva a maior parte do tempo? As pessoas com direito são as que mais tarde dizem: "Eu deveria ter sido X", e são amargos e de repente a vida acabou.

Titularidade. Teto... Titularidade. Teto. Tenho de me lembrar disso o tempo todo. Um +1 combinado com direito pode facilmente torná-lo um -1 dentro de segundos.

É importante perceber que o que é mais importante é prestar atenção às coisas que não são importantes.

Não fique desapontado

Uma vez Chris Hadfield teve um sério contratempo quando a França entregou o lugar para o programa de piloto de teste a outra pessoa por motivos políticos.

Ele ficou desapontado: "Não me vou tornar um astronauta." Ele ouviu que a Air Canada estava a contratar pilotos. E considerou aceitar um trabalho lá.

A sua esposa, Helene, disse: "Tu não queres realmente ser um piloto. Tu não serias feliz e depois eu não seria feliz. Não desistas de ser um astronauta. Não posso deixar-te fazer isso a ti mesmo ou a nós".

Ela disse isto e ele não aceitou o trabalho e acabou no espaço. Às vezes, 0 + 0 = 1.

Esta não é uma história sobre matemática ou sobre ser um sucesso ou um astronauta ou alcançar todos os seus sonhos.

Esta é uma história de amor.

Leia também:
Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.