Quem é Janet Yellen?
Susan Walsh/AP Photo
Página principal Análise

Saiba mais sobre a presidente da Reserva Federal dos EUA, aquela que é sem dúvida uma das mulheres mais poderosas do mundo.

No entanto, poucos americanos ouviram realmente falar dela – cerca de 70% da população dos Estados Unidos não sabe quem é Yellen, de acordo com uma pesquisa da NBC/WSJ de Março.

Como líder do banco central dos Estados Unidos, a Reserva Federal, Yellen tem imensa influência sobre os mercados financeiros globais e na economia dos EUA. Biliões de dólares podem ser perdidos ou ganhos com base em como os investidores interpretam cada palavra que sai da boca de Yellen.

Mas mercados financeiros voláteis são a última coisa que Yellen quer. Na verdade, ela fala muitas vezes com uma voz monotonal sobre a política da Reserva, tentando evitar palavras ou uma entonação que possam instigar os investidores.

Yellen cultivou uma atitude calma desde os seus tempos de secundário em Brooklyn, Nova Iorque, onde foi representante da classe. Ao longo dos anos, Yellen impressionou muitas pessoas, e não apenas pela sua inteligência e desempenho sob pressão. Ela também impressionava os amigos com as suas habilidades culinárias e o seu gosto eclético por diferentes tipos de comidas.

Yellen está muito no centro das atenções agora. Ela e a Reserva podem fazer história na quinta-feira com um movimento que tem o potencial de afetar milhões de americanos e os mercados financeiros globais.

Os membros do comité da Reserva devem votar em breve para aumentar a taxa de juros chave da Reserva pela primeira vez em quase uma década – se não for esta semana, então, em alguma altura brevemente. A subida das taxas será um sinal de que a Reserva considera que a economia norte-americana está saudável. Mas o risco é que pode desencadear violentas oscilações nos mercados globais.

Muito do tempo de Yellen até agora como chefe da Reserva federal tem sido uma continuação das políticas do seu predecessor, Ben Bernanke. Mas como e quando Yellen for lidar com a primeira – e as subsequentes – subida das taxas irá definir o seu legado, dizem os especialistas.

"À medida que vemos o aumento das taxas, acho que esta vai ser a era de Yellen", disse Gus Faucher, economista sénior do PNC Financial Services. "Isto vai fazer ou quebrar o seu mandato como presidente da Reserva Federal."

Os amigos de Yellen, ex-funcionários da Reserva e economistas independentes dizem que ela é modesta, calma sob pressão, e está sempre plenamente informada nas suas decisões, mesmo face a incertezas graves.

Não é como se Yellen não tivesse passado por situações difíceis anteriormente. Ela foi uma alta funcionária da Reserva durante a crise financeira e a recessão.

Personificação da calma durante o terremoto

Andrew Rose estava com ela quando um dos terremotos mais mortais atingiu a região. Foi no dia 17 de Outubro de 1989, que o terremoto Loma Prieta ondulou através da área de São Francisco, matando dezenas e ferindo milhares.

Rose e Yellen eram ambos professores da Universidade da Califórnia, Berkeley.

À medida que as paredes e pisos sacudiam debaixo deles, Rose pensou que Yellen ia ser a última pessoa que via viva.

Janet Yellen com o ex-colega e professor da Berkeley, Andrew Rose e o seu filho.

Ambos estavam no 6º andar de um edifício antigo do campus. Rose correu rapidamente para o caixilho da porta para sua segurança, mas viu que Yellen não fez o mesmo. Yellen ficou na sua mesa.

"Ela estava razoavelmente calma. Não chorou nem gritou", diz Rose, professor de economia e um amigo próximo de Yellen, que acabou por ir para debaixo do caixilho da porta. "Se ela se comportar assim durante a próxima crise financeira – se houver uma durante o seu tempo – acho que vamos estar em boas mãos."

Muitos críticos da Reserva dizem que há uma porta giratória entre o banco central e Wall Street, mas a maioria dos amigos e economistas vê Yellen como uma americana normal.

Na verdade, ao contrário de muitos outros membros do Fed, ela nunca trabalhou em Wall Street. Ela cresceu num bairro de classe média. Rose, o seu ex-colega da Berkeley, acredita que Yellen não tem interesse em fazer muito dinheiro.

Comilona modesta

No entanto, ela tem muito interesse na comida e em cozinhar. Os amigos falam carinhosamente sobre a sua deliciosa costeleta de porco e forte sentido para escolher a melhor comida da cidade.

Em Berkeley, Yellen e outro amigo próximo, James Wilcox, almoçaram muitas vezes num restaurante chinês escondido para comer camarão Szechuan e uma Coca-Cola Diet.

Wilcox, também professor da Berkeley, não está surpreendido que Yellen se tenha tornado presidente da Reserva Federal. Mas não era um objetivo de carreira que discutiam nos seus almoços especiais.

"Acho que nenhum de nós imaginou isso... A pessoa com quem comeu camarão Szeuchuan acabar por se tornar na presidente da Reserva", diz Wilcox. "Janet é a mesma pessoa que sempre foi."

Outros ecoam o sentimento de Wilcox." Mesmo na escola, sabíamos que ela ia a algum lado."

Glenn Khoury esteve na escola com Yellen em Fort Hamilton High School, em Brooklyn. Não eram chegados, mas cruzaram-se ao longo do tempo. Mesmo 52 anos após a graduação, Khoury ainda se lembra dela como "distinta, brilhante no que tocava a finanças."

"Ela ia conseguir chegar a algum lado, e chegou", diz Khoury, agora gerente de relações com o cliente no Compass Group, uma empresa de serviços de alimentos.

Uma vez Yellen abriu uma janela para o seu verdadeiro – embora satírico – eu. Como editora-chefe adolescente do jornal escola, ela foi encarregue de entrevistar a representante da sua classe. Então, ela entrevistou-se a si mesma.

“’Ao que parece,’ comecei, ‘você é uma versátil, atraente, e talentosa finalista", disse Yellen a brincar de e para si mesma no artigo, que a Brooklyn Public Library tem nos seus arquivos.

E quando ela se perguntou sobre o que pensava sobre ser um jornalista de secundário, Yellen respondeu: "Sem comentários!"

Por favor, descreva o erro
Fechar