Página principal Análise, Desenvolvimento pessoal

Há uma única habilidade que se for bem desenvolvida lhe permitirá ter uma vida estimulante e bem sucedida. Que habilidade será? Porque terá um impacto tão profundo?

Todos nós procuramos a chave do sucesso. Um elemento secreto que faça toda a diferença. Não há uma resposta única e certa. Mas há muitas habilidades que podem mudar completamente a sua vida.

No entanto, há uma habilidade que considero extremamente importante no mundo moderno e que a esmagadora maioria das pessoas não possui: o autocontrolo.

Bem lá no fundo ninguém quer estar doente e praticar hábitos autodestrutivos. Mas se olharmos ao nosso redor, vemos que as pessoas se estão a matar diariamente. A morte pode não ocorrer imediatamente, mas com certeza acontecerá mais cedo do que deveria. Diabetes e cancro são vendidos em cada esquina. O lucro é o que conta para a maioria das empresas, a sua saúde não. Por isso você mesmo é responsável pelo sua proteção.

Todos os dias as pessoas perdem o seu recurso mais precioso que é o tempo, e nunca o poderão reaver.

Tudo isso é causado pela falta de autocontrolo. Como resultado, os seus desejos – a economia moderna é baseada nos seus desejos – tornam-se mais poderosos do que você, e você age em conformidade com isso em vez de agir como uma pessoa disciplinada.

Não estou a tentar dizer que a disciplina absoluta é uma coisa boa. Não é nada disso. O excesso da disciplina talvez seja tão mau como a sua falta.

Mas imagine uma vida em que você aprendeu a controlar-se de modo a que os obstáculos que o mundo moderno lhe impinge se tornem irrelevantes – uma vida em que apenas atua em consonância com os seus objetivos.

  • Uma vida em que em vez de encher o seu corpo com lixo, você come produtos saudáveis, permitindo-se uma recompensa de comer o que você quer de vez em quando. Isso terá um impacto enorme na sua saúde. Você não terá mais que experimentar as dietas da moda. Se você comer comida de verdade em vez de produtos artificiais e conseguir controlar o tamanho do racionamento de comida, não se vai tornar obeso, por mais que queira.
  • Uma vida em que você leva um estilo de vida ativo. Em vez de desistir das promessas de ir ao ginásio dadas no Ano Novo, você vai treinar-se três vezes por semana e caminhar alguns quilômetros diariamente.

Após um ano a controlar apenas estas duas áreas, ou seja alimentação e preguiça, você não vai só mudar significativamente o seu corpo, mas também a sua vida.

Vamos adiante. Estamos bombardeados com entretenimento: a televisão, os vídeojogos (que, graças aos smartphones, você pode jogar onde e quando quiser), a internet e assim por diante. Tudo isto pode tornar-se realmente prejudicial se não tiver autocontrolo, e como se sabe, a maioria das pessoas não possui esta habilidade.

Por isso, em vez de passar várias horas a jogar vídeojogos, assistir a TV ou navegar na internet, o que é uma perda de tempo, leia um livro. Dedique duas horas por dia à leitura; pode parecer muito tempo, mas pergunte a si mesmo quanto tempo você desperdiça todo dia a fazer as três coisas mencionadas acima.

Os livros podem mudar a sua vida. Aprendemos com a experiência, mas durante a vida você não pode ganhar toda a experiência do mundo. Graças aos livros pode-se aprender com outras pessoas e aplicar estas lições na sua própria vida. Você não vai encontrar uma pessoa muito bem-sucedida neste mundo que seja contra os livros. A maioria deles recomenda consumi-los como você quer fazer com a comida rápida ou doces.

Então, passou um ano, e durante os 12 meses você leu duas horas por dia. Não vou tentar estimar o número dos livros que você leu, mas pode ter certeza de uma coisa. Seria mais do que aquilo que a esmagadora maioria das pessoas lê durante toda a vida. Eles nem vão ler a metade disso.

Mas ler livros bons sem aplicar os conhecimentos obtidos não vai mudar muito a sua vida. É necessário agir. Para cada problema que você enfrenta na sua vida existe pelo menos um livro bom que sugere uma solução. Para a maioria dos problemas há dezenas de livros ótimos. Então pode começar a usar o seu conhecimento, a agir em vez de procrastinar, devido ao autocontrolo. Agora imagine quantos obstáculos pode superar!

E pode ir mais além. Como você lê duas horas por dia, acaba por querer colocar as suas próprias ideias no papel. Você percebe que quer escrever um livro. Na verdade, mais de 80% das pessoas queriam escrever um livro, mas apenas 1% delas faz isso. Sabem porque é os outros não conseguem? Porque lhes falta o autocontrolo para fazer coisas importantes em vez de permitir que os desejos determinem o fluxo do dia.

Felizmente, este problema não lhe diz respeito, pois você escreve 500 palavras por dia durante 12 meses. Até ao fim do ano você escreverá 180.000 palavras das suas ideias. Talvez não seja um obra de arte em comparação com os grandes escritores, mas com certeza será um milagre em relação àquilo que você teve antes de ter a habilidade de se controlar.

Vamos pensar positivamente, por que não? O seu livro torna-se bastante apreciado pelas pessoas com que você o compartilhou. Então contrata um editor e um designer gráfico para a sua publicação.

Como o movimento de auto-publicação está a crescer, você não vai mais precisar de colaborar com a editora. Você pode publicar o seu livro na Amazon e deixar os leitores compor uma opinião sobre as suas ideias.

O seu nome ganha mais e mais comentários positivos, e isto começa e trazer lucro. Com o tempo torna-se um escritor reconhecido, e gosta tanto disto que continua a aperfeiçoar os seus hábitos. Talvez até acabe por se demitir do seu trabalho. A cada ano aparece um novo livro seu na sua estante.

Se continuar a imaginar, essa história pode impressioná-lo ou inspirá-lo a começar ainda hoje a melhorar a sua habilidade de se controlar.

Existem várias habilidades preciosas que podem mudar a sua vida, mas o autoconrolo é a chave necessária para continuar a trabalhar com qualquer outra habilidade que quiser desenvolver.

Alguns vão dizer que tudo isso parece muito bom quando estamos a ler, mas na prática tudo é diferente. E é realmente assim. Mas é difícil de esperar que as ações simples possam fazer um milagre que trará transformações na sua vida, não é?

Há pouco tempo, durante um webinar do empresário Tai Lopez, ouvi a ideia de que existem três tipos de pessoas:

  • as que agem;
  • as que observam outras pessoas agirem;
  • e as que não entendem o que é que aconteceu.

Na sua maioria, a sociedade é composta das pessoas do terceiro tipo. Apenas ficam surpreendidas com o facto de estar de repente endividadas até ao pescoço, obesas e desesperadas. Há o segundo tipo de pessoas que começam a observar o mundo ao seu redor, pois estão cansadas de ficar na terceira categoria das pessoas. Elas observam aqueles que conseguiram alguma coisa na vida.

Finalmente, algumas delas assumem responsabilidade pela sua própria vida e juntam-se ao primeiro tipo, ao qual pertencem as pessoas mais felizes, realizadas e que estão acostumadas a agir.

Sabem que o cenário descrito acima é absolutamente realista e que o único obstáculo que nos separa da sua realização somos nós mesmos e a nossa necessidade de, finalmente, aprender-mos a controlarmo-nos.

Leia também:
Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.