Página principal Análise

Perceba como o YouTube se pode tornar uma apetecível fonte de rendimento.

Você ficará rico se postar sistematicamente vídeos atinjam até 50 mil visualizações. A maioria das pessoas aconselha a fazer anúncios com o AdSense, por isso em primeiro lugar vamos olhar para a situação do ponto de vista dos anunciantes que pagam diretamente aos usuários do YouTube pela produção do conteúdo.

Quanto se pagar a um “youtuber” pela promoção do seu produto?

Obviamente este número varia bastante dependentemente da quantidade das visualizações e do objetivo da campanha de marketing. Em geral, os usuários do YouTube ganham cerca de $10,000 por 100,000 visualizações. É difícil adivinhar quantas visualizações terá um vídeo criado especialmente para o anunciante, mas é um risco inevitável.

Quanto o YouTube paga aos usuários por uma visualização?

Depois de ligar o serviço de publicidade Google AdSense ao seu canal, os usuários recebem 68% do lucro do anunciante. O YouTube cobra um preço dos anunciantes quando os espectadores assistem a 30 ou mais segundos do vídeo de publicidade, e o preço normalmente é de $0,18 por uma visualização. Apenas 15% dos espectadores são considerados como “visualizações pagas” porque muitos usuários “pulam” os anúncios.

Por isso, se o seu vídeo conseguiu mil visualizações e 15% dos espectadores realmente assistiram ao anúncio, você terá 150 visualizões pagas. Com o custo de $0,18 por uma visualização serão $27 pagos por parte do anunciante. Como o criador do conteúdo, você receberá 68% desse montante, ou seja, mil visualizações trá-lhe-ão cerca de $18.

Eis outro método de contagem:

1000 visualizações –> 150 visualizações com o anúncio

$0,18 por uma visualização x 150 visualizações = $27 por parte do publicitário

$27 por parte do publicitário x parte do lucro de 68% = 18$ pagos ao criador do conteúdo por 1000 visualizações.

Quem é que é o mais popular no YouTube agora?

Em 2014, o youtuber mais popular ganhou 4,9 milhões de dólares ao desembalar os brinquedos. Sim, é isso mesmo: o canal é dedicado completamente a uma rapariga a desembalar os brinquedos da Disney. O seu vídeo mais popular Play Doh Sparkle Princess conseguiu 370 milhões de visualizações. Entre outros exemplos são os canais de PewDiePie, cujo proprietário ganhou 4 milhões de dólares em 2014, e LittleBabyBum, que rendeu 3,5 milhões.

Deveriam os vendedores pagar aos youtubers para que façam vídeos?

Dizer que “depende” seria uma resposta muito fácil, por isso vou deixar aqui uma comparação dos preços por cada mil visualizações com um anúncio simples de vídeo.

  • Criar um vídeo. Pode-se calcular que para criar um vídeo e publicá-lo no canal conveniente terá que pagar por volta de 10 mil dólares por 100 mil visualizações, ou seja, $100 por mil visualizações.
  • Ter anúncios de vídeo. Se você decidiu apenas transmitir um anúncio num certo canal, terá que pagar por volta de $27 por mil visualizações (mas o anúncio será assistido apenas 150 vezes). Para atingir mil visualizações completas, terá que pagar $405.

Ambas as opções estão certas. Os vídeos são os meios de publicidade mais atraentes. Fazer com que um youtuber crie um vídeo será relativamente mais barato, mas nesse caso você perderá o controlo sobre o processo e não poderá ter certeza que o vídeo tenha sucesso. Isso também limita-o aos espectadores do canal escolhido, por isso provavelmente terá que fechar vários acordos deste tipo.

Uma das vantagens é que você recebe um conteúdo personalizado que não se parece com o anúncio, e tais canais normalmente são populares entre os espectadores que não se interessam pelos média em geral. A publicidade paga é isso mesmo, e muitas vezes os usuários se irritam ao serem forçados a assistir aos anúncios. Porém, nesse caso amplia-se o público-alvo, o que pode ser combinado com a sua estratégia de anúncios.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.