A Apple, Google, Microsoft, Amazon e Facebook batem recordes.
O valor total da Apple (NASDAQ: AAPL), da Alphabet (NASDAQ: GOOG) à qual pertence a Google, Microsoft (NASDAQ: MSFT), Amazon (NASDAQ: AMZN) e Facebook (NASDAQ: FB) compõe 2,2 biliões de dólares.
Estas gigantes tecnológicas podem ser comparadas ao fenómeno dos representantes da lendária equipa de basquetebol da Universidade de Michigan no início dos anos 1990.
A capitalização de mercado da Amazon já é igual à da GE (NYSE: GE). Se a Amazon ultrapassar a GE, então irá tornar-se na sexta empresa mais cara do mundo. O Facebook também não está muito atrás da Amazon e GE. Cada uma das três empresas custa um pouco menos de 300 mil milhões de dólares.
O Facebook vai relatar os seus lucros no dia 4 de novembro. Se os resultados forem tão bons como os da Apple, Alphabet, Microsoft e Amazon, o preço das ações pode crescer ainda mais.
Então, vamos imaginar que o valor do Facebook e da Amazon vai ultrapassar em breve o valor da GE. Mesmo que este ano tenha sido um dos melhores para a GE, a Amazon e o Facebook estão a crescer mais rapidamente no momento.
Que outras empresas vão ultrapassar?
Atualmente o valor de mercado da Exxon Mobil (NYSE: XOM) é de cerca de 345 mil milhões de dólares, enquanto que o da Berkshire Hathway (NYSE: BRK.A) de Warren Buffet custa 335 mil milhões.
Serão a Amazon e o Facebook capazes de as ultrapassar e tornar-se nas primeiras cinco melhores empresas em breve.
É bem provável - especialmente se o preço do petróleo não crescer em breve e o portefólio de investimentos de Buffet (que inclui as ações de tais empresas como a IBM (NYSE: IBM), American Express (NYSE: AXP), Procter & Gamble (NYSE: PG) e Wal-Mart (NYSE: WMT)) continuará a deixar para trás o mercado mais amplo.
Como a economia norte-americana vai reagir ao facto de as primeiras cinco melhores empresas pertencerem ao setor tecnológico? Terão os investidores que se preocupar com a explosão de uma nova bolha, como em 2000? Pode ser.
O Facebook ainda não completou 12 anos. Foi fundado em 2004. A Google (criada em 1998) pode ser vista como um adolescente que mudou de nome. Já a Amazon completou 21 anos em julho.
No entanto, não podemos negar que a Apple, Google, Microsoft, Amazon e Facebook são as cinco empresas mais importantes para muitos clientes e organizações.
O seu valor de mercado não é muito diferente do valor real, se olharmos para as previsões de vendas, e para suas contas anuais ideais.
Espera-se que no próximo ano fiscal o lucro destas cinco gigantes tecnológicas seja de 600 mil milhões de dólares. O valor total dos ativos de alta liquidez pertencentes às empresas são de 406 mil milhões (vale notar que cerca da metade deste montante cabe à Apple), e as dívidas não são muito grandes.
Entretanto, deve-se destacar que a situção económica e de mercado é instável. Tanto o sucesso de algumas empresas, como de alguns setores económicos não pode ser para sempre.
10 anos atrás a Microsoft foi a única representante do setor tecnológico incluída na lista das top 10 empresas mais caras dos EUA, de acordo com a FactSet Research.
Que outras empresas estavam entre as 10 melhores em 2005? São a Citigroup (NYSE: C), a Bank of America (NYSE: BAC) e a AIG (NYSE: AIG), entre outros.
Por isso, para manter a sua posição entre as líderes do mercado, os representantes das top 5 gigantes no mundo de tecnologias terão que se focar em inovações e crescimento.