REUTERS/Benoit Tessier
Página principal Análise

A polícia francesa já confirmou a morte do estratega por detrás dos atentados terroristas em Paris.

O cérebro dos ataques da passada sexta-feira em Paris foi abatido pela polícia, segundo afirmou a procuradoria da capital francesa. Abdelhamid Abaaoud era belga e tinha 27 anos.

“Abdelhamid Abaaoud foi formalmente identificado como tendo sido morto na operação” em Saint-Denis, de acordo com um comunicado da procuradoria parisiense , com referência à operação efetuada ontem naquele bairro no norte de Paris.

Mais de 100 polícias e soldados fizeram uma rusga de manhã cedo em Saint-Denis, que durou mais de sete horas. Um dos dois mortos foi Abaaoud, o cérebro dos atentados que provocaram 129 mortos à noite do dia 13 de novembro. Foram presas sete pessoas na rusga, na qual participaram o Exército, a Polícia Judiciária e a Polícia Nacional.

A polícia em Saint-Denis ainda soube que os extremistas planeavam novos ataques em Paris, especificamente na zona de La Defense, o maior centro financeiro da capital francesa, segundo confirmou à imprensa o procurador de Paris, François Molins.

Desde que Abdelhamid Abaaoud e o francês Salim Benghalem mantiveram reféns, quatro jornalistas franceses, entre junho de 2013 e abril de 2014, o chefe dos recentes ataques foi sendo promovido na hierarquia do Estado Islâmico. A organização confiou-lhe alegadamente a responsabilidade de coordenar os "jihadistas' para organizarem ataques na Europa.

O Abaaoud, de longa barba negra e magro, ficou conhecido na região de Raca, capital síria do autoproclamado califado do Estado Islâmico, depois de ter publicado um vídeo em que aparece a conduzir um carro a puxar cadáveres.

Proveniente do bairro de Molenbeek, em Bruxelas, Abdelhamid Abaaoud levou para a Síria o seu irmão mais novo, de 15 anos, Younès. O seu nome de guerra é Abou Omar Soussi.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.