Ataque ao hotel no Mali: tudo o que se sabe
AP Photo/Harouna Traore
Página principal Análise, Ataques terroristas, Estado Islâmico

Em permanente atualização.

Homens armados abriram fogo com submetralhadoras no hotel Radisson Blu em Bamako, capital do Mali, segundo as agências Reuters e France-Presse (AFP),segundo testemunhas oculares e uma fonte dos serviços de segurança.

Um empregado do Radisson informou à edição local Malikahere que os atacantes eram homens com turbantes.

De acordo com os dados do The Independent, os criminosos apareceram em carros com matrículas diplomáticas. Um alto funcionário de segurança disse à Reuters que os combatentes entraram no hotel ao gritar "Allahu akbar."

Posteriormente alguns reféns foram libertos. Segundos as informações divulgadas pela Reuters, entre os mesmos estavam aqueles que conseguiram recitar versículos do Corão.

Segundo informou a administração do hotel, 140 hóspedes e 30 funcionários do hotel estão entre os reféns.

10:50 GMT Os media locais informam que as forças especiais do Mali já entraram no hotel e conseguir resgatar três funcionários da União Europeia. Uma fonte afirma que três dos atacantes já foram mortos pelas forças locais. Esta informação ainda não foi confirmada oficialmente.

Um dos reféns do hotel, turista chinês, publicou um vídeo no Twitter gravado no telemóvel.

12:05 GMT Durante o assalto, as forças de segurança do Mali libertaram cerca de 80 reféns sequestrados pelos terroristas no hotel em Bamako, segundo informou o canal francês iTele citando os media malaios. A operação da libertação dos reféns continua. Os combatentes das forças de segurança que participam no assalto entraram no prédio e vigiam todos os andares.

12:30 GMT A França envia para o Mali um grupo dos combatentes do departamento especial da gendarmeria. Nesta sexta-feira, o grupo de 40 soldados de unidades especiais do GIGN da gendarmeria foi enviado para a capital do Mali, onde os assaltantes atacaram um hotel, informou o site do jornal parisiense Le Figaro. Além disso, foi enviada cerca de uma dezena de especialistas do Instituto de Investigação Criminal da Gendarmeria francesa (IRGN pela sigla francesa).

14:10 GMT 140 pessoas encontram-se entre os reféns no Mali, com 124 hóspedes e 13 empregados, segundo informou a Reuters, citando a empresa operadora do hotel. Antes houve informações de que 80 dos 170 reféns foram libertados.

15:05 GMT O grupo terrorista "Al-Murabitun" associado com a "Al-Qaeda" reivindicou o ataque no Mali, escreve a Reuters com a referência a uma declaração no Twitter. Anteriormente, o Ministério de Segurança do Mali tinha informado que durante o assalto do Radisson Blu foram mortos pelo menos três atacantes.

URGENTE! Autoridades locais: "Os terroristas no hotel malaio não detêm mais reféns"

16:00 GMT 27 pessoas mortas foram encontradas no hotel Radisson. Um deles é belga. O governo do Mali diz que não há mais reféns no prédio.

16:15 GMT Dois terroristas foram mortos durante o assalto do hotel, informou a agência AFP, citando combatentes malaios.

Leia também: Porquê o Mali

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar