Página principal Análise

Os peritos em dados do ensino superior da QS compilaram uma lista baseada em custos, atratividade, padrões académicos e perspetivas de emprego.

10. Seul

A metrópole vibrante que é Seul, na Coreia do Sul, pode não parecer uma escolha óbvia para quem quer estudar no estrangeiro, mas as elevadas oportunidades de emprego para recém-licenciados ajudam a que a cidade esteja no top 10. Os estudantes também podem beneficiar da enorme variedade de pratos elaborados para curar ressacas. Que tal provar uma sopa picante de carne com sangue de vaca e rebentos de soja?

9. Berlim

Berlim é a rainha do “cool”, e agora uma nova entrada no ranking do top das 10 melhores cidades para estudar, obtendo uma pontuação elevada em qualidade de vida e custos. É também o destino perfeito para estudantes com tendências ambientalistas: uns estimados 44% da capital da Alemanhã são compostos por parques, áreas de lazer, bosques e rios.

8. Hong Kong

A qualidade de vida e o mercado de trabalho para recém-licenciados empurraram Hong Kong para a oitava posição no ranking destes ano, mas os elevados custos de rendas podem ser uma barreira para alguns estudantes. Os restaurantes e os centros comerciais estão abertos até muito tarde em Hong Kong, o que é ideal para estudantes com padrões de sono pouco convencionais.

7. Montreal

Todas as cidades do Canadá obtêm boas pontuações em qualidade de vida, mas o grande trunfo de Montreal é a diversidade de estudantes, já que atrai um elevado número de estudantes de todo o mundo.

6. Singapura

Singapura têm uma boa classificação em todos os critérios, e uma ligeira melhoria nas universidades da cidade poderia pô-la a competir com os lugares de topo num futuro próximo.

5. Londres

Apesar de ter quase a classificação de topo pela diversidade de estudantes, qualidade de vida e universidades de excelência, as elevadas rendas fizeram com que Londres continuasse a cair no ranking, já que no ano passado estava em 3º lugar e há dois anos em 2º.

4. Sydney

A maior cidade de Austrália não tem pontuações especialmente altas em custos e qualidade das universidades, mas a qualidade de vida e brilho do sol atraem estudantes de todo o mundo. Sydney também é o destino preferido dos estudantes de moda – é a única cidade do mundo onde tem lugar um festival anual de moda para patos!

3. Tóquio

Tóquio é considerada extremamente desejável para estudantes, com notas de topo em qualidade de vida. É ótima em termos de mercado de trabalho, mas a falta de uma população estudantil diversa fez que caísse um lugar no ranking deste ano.

2. Melbourne

É o lugar perfeito para tirar um curso. Tem as melhores notas em perspetivas de emprego, uma população estudantil diversa e ótima qualidade de vida. Mas não atinge o primeiro lugar devido à falta de universidades de topo.

1. Paris

Compilada antes dos ataques terroristas do mês passado, esta lista também serve para relembrar algumas das coisas que fazem de Paria uma cidade estupenda. 18 universidades de topo, boa qualidade de vida e um forte mercado laboral fazem com que Paris detenha o primeiro lugar no ranking pelo terceiro ano consecutivo.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.