Como Jack Dorsey comanda o Twitter e a Square
AP
Página principal Análise

Ser CEO de duas empresas listadas na bolsa significa dias de trabalho de 18 horas, uma agenda meticulosa e uma constante avalanche de reuniões de negócios.

O presidente executivo da Twitter Inc, Omid Kordestani, teve dificuldades em encontrar tempo na preenchidíssima agenda de Dorsey para a sua conversa semanal. Por isso ele ofereceu-se para ser o motorista de Dorsey por um dia. Numa manhã recente, Kordestani cruzou Silicon Valley no seu Tesla Model S enquanto ambos discutiam negócios. “Tentamos maximizar cada hora que temos, seja como for a forma que o façamos,” disse Kordestani.

Essa é uma imagem reveladora das exigências que confrontam Dorsey, que recentemente embarcou na tarefa hercúlea de gerir tanto o Twitter (NYSE: TWTR) como a empresa de pagamentos Square Inc. O seu regresso oficial como CEO do Twitter em outubro, e a IPO da Square há um mês atrás colocaram Dorsey na rara classe de CEOs simultaneamente ao leme de duas empresas negociadas na bolsa.

O papel dual invocou comparações a gurus tecnológicos, como Steve Jobs, que dirigiu simultaneamente a Apple Inc. e a Pixar Animation Studios enquanto estavam ambas a ser negociadas na bolsa, e a Elon Musk, CEO da Tesla Motors e da empresa de capital fechado Space Exploration Technologies Inc. (SpaceX). Mas Musk, por exemplo, não aconselha esta atitude. “Eu não recomendaria a ninguém gerir duas empresas,” disse Musk numa conferência em outubro. “Isso diminui muito a liberdade do CEO”. Musk afirmou mesmo que um dia eventualmente deixaria de gerir as operações da Tesla, mas entretanto não voltou a comentar o assunto.

Dorsey, de 39 anos, que não é casado e não tem filhos, provavelmente terá pouco tempo livre como CEO simultâneo do Twitter e da Square, que se encontram ambos em dificuldades. O Twitter está a tentar mostrar a investidores frustrados que a rede social tem apelo de mercado de massas. A Square está a tentar provar que pode expandir para além do muito competitivo mercado de pagamentos. Nenhuma das empresas é lucrativa.

As ações do Twitter estão a ser negociadas pelo seu valor mais baixo de sempre e caíram 16% desde que Dorsey foi nomeado CEO. As ações da Square subiram cerca de 36% desde a IPO a 19 de novembro, mas ambas são ainda negociadas abaixo do preço que investidores privados pagaram no ano passado.

O Twitter e a Square recusaram que Dorsey ou as suas equipas executivas se disponibilizassem para comentar. Dorsey tem olhado para o CEO da Walt Disney, Robert Iger, como uma espécie de mentor devido aos negócios multifacetados que ele dirige, de estúdios de cinema e redes de televisão a parques temáticos e cruzeiros. Dorsey entrou no conselho de administração da Disney em 2013. Iger afirmou que ocasionalmente aconselha Dorsey em questões de negócios. “Não estou envolvido nos negócios dele, por isso sou um bom ouvinte para ele,” disse Iger.

Para gerir duas empresas ao mesmo tempo “é preciso determinadas capacidades, e Jack Dorsey tem-nas,” disse Iger numa entrevista. “Necessita da habilidade de se focar e compartimentalizar (…) e de se saber rodear de grandes pessoas.”

Dorsey tem citado uma forte liderança sob ele para o ajudar a gerir o dia-a-dia, apesar de ele não ter designado um número dois em nenhuma das empresas. No Twitter, ele tem oito pessoas que lhe reportam diretamente, incluindo o diretor de operações Adam Bain e o diretor financeiro Anthony Noto – e dez na Square, incluindo uma executiva de topo, a CFO Sarah Friar.

“Um CEO clássico deveria ter as suas mãos em tudo: finanças, operações, pessoal”, disse Eric Flamholtz, professor emérito na Universidade da Califórina, no Instituto Anderson de Gestão em Los Angeles. “Mas se está a gastar o seu tempo entre ambas as empresas, a situação torna-se muito mais uma questão de quem são as pessoas à sua volta.”

Outros têm uma visão diferente. Suhail Rizvi, cuja empresa Rizvi Traverse Management LLC é um investidor no Twitter e na Square, disse através de um porta-voz:

“Gerir várias empresas é a forma errada de encarar o desafio. A chave é, conseguirá o Twitter continuar a desenvolver novos produtos e atrair o melhor talento? Essas são áreas em que Jack excele.”

Por agora, Dorsey aparenta estar a resignar-se a uma agenda meticulosa com longas horas. Representantes do Twitter e da Square dizem que Dorsey chega a trabalhar 18 horas por dia, passando as suas manhãs no Twitter e tardes na Square, que estão localizados a um bloco uma da outra em São Francisco.

Dorsey é disciplinado acerca da sua agenda e hábitos. Por exemplo, os atuais e antigos funcionários do Twitter dizem que ele é conhecido por abruptamente se levantar a determinada hora de uma reunião, dizendo simplesmente, “tenho que ir”.

Ele tipicamente começa os seus dias com café na Blue Bottle, localizada entre as duas sedes. De acordo com o Twitter e a Square, na manha de segunda-feira. Dorsey chega ao Twitter para uma reunião de cinco horas com os seus 8 executivos seniores e Kordestani para rever as operações de negócios e projetos. Às 13:30 ele apressa-se para a Square de modo a repetir o mesmo exercício. Dorsey informa os seus executivos para porem os telefones e computadores de lado – ele não tem escritório nem secretária em nenhuma das empresas. Ele também tem encontros de 30 minutos com vice-diretores chave em ambas as empresas às quartas e quintas-feiras.

Dorsey mantém-se em contacto mesmo quando não está fisicamente presente, disse Kordestani. Durante o evento de divulgação da IPO da Square ele telefonava para o Twitter a partir do seu quarto de hotel entre as reuniões ou à noite depois de ter cumprido a sua agenda, disse Kordestani.

O seu temperamento calmo e preferência por meditação e yoga contrastam com a natureza gregária de Dick Costolo, que foi CEO do Twitter durante cinco anos antes de se demitir em junho. “Quando ele entre na sala obtemos a sensação de conforto de que estamos diante de uma pessoa muito sólida,” disse Kordestani.

Mesmo assim, dizem que Dorsey muitas vezes fica obcecado em detalhes. Duas pessoas que trabalharam de perto com ele afirmam que às vezes ele larga tudo para se focar, por exemplo, no logotipo de uma aplicação, ou nas palavras de uma página web.

Apesar de os empregados afirmarem que ele conseguiu levantar a moral no Twitter, os diretores continuam a partir. Em semanas recentes o diretor de design, o diretor de estratégia corporativa, e um executivo sénior de engenharia deixaram a empresa ou anunciaram planos de o fazer.

Um porta-voz do Twitter afirmou que cada uma destas pessoas deixou a empresa por razões diferentes.

Ao longo dos últimos meses, Dorsey reviu toda a organização, pediu feedback sobre as prioridades da empresa e a estrutura de relato, incluindo aqueles na equipa de gestão sénio, de acordo com pessoas familiares com o assunto. Quando lhe foi perguntado o que pensa do desempenho de Dorsey até à data, Rizvi, o investidor, afirmou: “Os resultados serão visíveis nos próximos trimestres.”

Fonte: WSJ

Por favor, descreva o erro
Fechar