15 Formas saudáveis de gerir o stress
Página principal Análise

Saiba com encontre paz interior de modo a enfrentar as guerras do exterior.

Vamos admitir: o princípio do ano pode ser a melhor altura do ano, mas também a mais stressante.

Seja pelo fim das férias ou por se sentir pressionado por não ter realizado os projetos que idealizava para o ano anterior, é fácil sentir-se stressado.

Para o ajudar a lidar com o stress seguem-se 15 dicas, baseadas em dados científicos, para manter o seu nível de stress em baixo durante a temporada de férias.

1. Faça um plano

Manter-se organizado irá ajudá-lo a não fazer todas as compras relacionadas com as férias de Natal no último minuto e irá dar-lhe mais tempo para passar com os seus entes queridos em vez de andar à procura de tudo no último minuto.

Ter uma lista de afazeres não irá apenas ajudar a reduzir o stress – irá ajudá-lo a manter-se mais focado, de acordo com Cal Newport, professor de informática e autor do livro “Deep Work” (Trabalho profundo) que será lançado em janeiro.

Sem esse tipo de lista, avança Newport, o trabalho incompleto irá perturbar a sua concentração. Isto deriva de algo chamado Efeito Zeigarnik, a tendência para lembrar tarefas incompletas.

2. Respire fundo

Por vezes as férias podem ser tão lotadas que até poderá esquecer-se de respirar. Mas tirar um momento para se afastar da cozinha ou da multidão e respirar profundamente poderá ajudar o seu corpo a lidar um pouco melhor com o stress. A ideia será tornar a sua respiração mais lenta para ativar o modo de relaxamento do corpo – com uma tensão arterial mais baixa e uma melhor sensação geral.

3. Descomplique

Embora se verifique uma grande pressão para que tudo corra bem definir expetativas realistas poderá ajudar a gerir o stress. Uma série de estudos tem apontado para as expetativas elevadas como a razão para mais elevados níveis de stress. Em vez de assumir a preparação de pratos extravagantes avance com tarefas fáceis de gerir e passe o resto do tempo a desfrutar da companhia de amigos e familiares.

4. Conheça os sinais de stress

Há tantos fatores stressantes num dia normal que poderá ser difícil perceber quando está a ficar stressado – pelo menos antes de ser tarde de mais. Seguem-se alguns dos sinais físicos aos quais, segundo a Associação Americana de Psicologia, deverá estar atento:

  • Irritabilidade
  • Fadiga
  • Dores de cabeça
  • Estômago irritado
  • Alterações de apetite
  • Nervosismo

5. Faça um orçamento

O dinheiro é considerado o fator mais stressante para os americanos – ainda mais do que o trabalho ou família, de acordo com uma pesquisa recente da Associação Americana de Psicologia. Para evitar que se stresse ainda mais seja realista em relação ao seu orçamento para as férias e não exagere. Definir parâmetros irá prevenir que stress com gastos exagerados durante toda a temporada.

6. Coma – e beba – com sabedoria

As férias de Natal poderão estar preenchidas com deliciosas guloseimas e pratos que apenas pode apreciar uma vez por ano – mas a sua dieta tem impacto sobre os seus níveis de stress. Comer quantidades equilibradas de cereais integrais, carnes magras, frutas e vegetais frescos poderá ajudá-lo muito mais a gerir os seus níveis de stress do que uma dieta rica em alimentos com açúcar e processados.

E se você estiver incrivelmente stressado voltar-se para o eggnog poderá não ser a melhor atitude. De acordo com o CDC o álcool pode piorar o stress.

7. Lembre-se de rir

Estar com a família e bons amigos pode trazer à tona memórias, boas e más. Dedicar algum tempo a apreciar as boas lembranças e soltar uma gargalhada pode ser uma ótima forma de lidar com o stress da temporada. Num estudo sobre os efeitos do riso, yoga e leitura sobre o nível de stress de estudantes universitários, investigadores da Universidade de Seton Hall concluíram que estas atividades diminuem significativamente a quantidade de stress dos alunos.

8. Converse com um amigo

Falar com um amigo sobre o que o está a stressar é uma excelente forma de aliviar alguma da pressão que poderá sentir nesta altura – de acordo com Sheldon Cohen, professor de Psicologia da Universidade de Carnegie Mellon.

“Os amigos ajudam a enfrentar eventos adversos. Fornecem ajuda material, apoio emocional e informação que o ajuda a lidar com o stress.” – Avançou Cohen ao WebMD, um site online sobre saúde.

9. Aumente o volume da música

Uma forma de reduzir a tensão arterial depois de uma situação stressante passa por aumentar o volume da música. Numerosos estudos mostraram que ouvir sons suaves – como sons da natureza ou música clássica como Beethoven, Mozart ou Verdi – poderá reduzir a tensão arterial. No entanto, nem toda a música é criada da mesma forma.

Um estudo apresentado no início deste ano numa conferência da Sociedade Britânica Cardiovascular concluiu que a música em ritmo acelerado, como a maioria do pop ou hip-hop, tanto pode não afetar o ritmo cardíaco como pode realmente aumentá-lo.

10. Ande ou corra um pouco

Qualquer exercício cardiovascular estimula a libertação de hormonas de bem-estar no nosso cérebro – chamadas endorfinas – que podem ajudar a que nos sintamos mais felizes e menos stressados. Isto inclui tudo, desde uma corrida antes de uma grande refeição ou uma caminhada depois de uma refeição – que poderá ser a melhor coisa depois de um longo dia com parentes ou de um relativamente grande jantar.

11. Durma o suficiente

Uma boa noite de sono é fundamental para se manter focado e saudável mas também poderá ajudá-lo a gerir os níveis de stress – de acordo com um pequeno estudo de 2012. Investigadores pediram a 53 adultos saudáveis que completassem uma série de testes cognitivos altamente stressantes – tendo controlado a quantidade de sono dos mesmos na noite anterior.

O grupo privado de sono relatou maior stress, ansiedade e raiva do que os restantes. Isto levou os investigadores a concluírem que a privação de sono reduz a nossa tolerância ao stress e torna-nos mais propensos ao mesmo durante o dia.

12. Melhor ainda: faça aquela soneca pós-refeição de férias

Provavelmente não há nada melhor do que uma sesta depois de uma grande refeição. É uma boa forma de reduzir o stress. Num estudo no qual os participantes dormiram uma sesta depois de uma noite em branco os investigadores concluíram que os indivíduos tinham diminuído os níveis de cortisona, uma hormona ligada ao stress.

13. Se a sua família o estiver a stressar – faça uma pausa

Vamos admitir: estar com a sua família nas férias de Natal pode ser tão bom como cansativo. Mesmo que esteja na demasiado pequena casa da sua Avó você pode afastar-se da situação. William Doherty, psicólogo da Universidade do Minnesota, avançou à Vox no ano passado que “Você consegue antecipar quando irá ter um ataque de nervos – por isso planeia de acordo com isso. Coloque a família a jogar às cartas em diferentes salas ou saia para uma caminhada. Saia da sala onde está aquela tia com quem só consegue estar 15 minutos.”

“Não saia sozinho pois isso irá chamar a atenção – mas brinque com os miúdos ou ajude na cozinha.”

14. Enfrente a situação de cabeça erguida

Para quem tenta gerir o seu stress um dos melhores conselhos passa por resolver uma situação stressante na altura em que a mesma ocorre. Se você ignorar ou gerir mal os stresses da vida diária então os mesmos podem acumular-se em algo muito mais grave chamado stress crónico – que pode contribuir para a ansiedade e depressão, de acordo com a Associação Americana de Psicologia.

15. Fale com um médico

Cerca de um terço dos americanos reportou nunca ter discutido formas de gerir o stress com um prestador de cuidados de saúde, de acordo com um inquérito da Associação Americana de Psicologia. Ao mesmo tempo, o stress crónico está a tornar-se uma crise de saúde pública nos EUA. Se você não sabe por onde começar para enfrentar o seu stress então uma boa forma poderá passar por consultar um médico.

Por favor, descreva o erro
Fechar