14 acontecimentos que mudaram a história militar
Página principal Análise

Se é verdade que o conflito faz parte da natureza humana, conheça 14 momentos da história que transportaram o conflito para outro nível.

Desde a descoberta do fogo por parte do homem à criação da arma mais poderosa do mundo segue-se uma olhadela pelos 14 eventos que mudaram a história militar.

O homem descobre o fogo

1,4 milhões de anos atrás

A primeira invenção que separou os seres humanos modernos dos seus antepassados foi a criação propositada de fogo. Apesar de espécies anteriores, como o Homo erectus, terem recorrido a fogos que ocorreram naturalmente o Homo sapiens começou o processo de criação das próprias chamas.

A utilização do fogo teve o benefício imediato de permitir aos seres humanos cozinhar, criar calor e luz. A criação de fogo foi o início de todas as outras tecnologias humanas, liderando o caminho para o forjar de metais e ferramentas mais fortes.

2. A primeira utilização do arco e flecha

15.000 aC

Como os primeiros arcos e flechas foram provavelmente criados com materiais perecíveis a data exata de criação das armas é desconhecida. Os arcos mais antigos são os arcos Holmegaard encontrados na Dinamarca e que datam de aproximadamente 9.000 aC.

O arco e flecha foi provavelmente desenvolvido para dar aos humanos uma vantagem na caça a animais e pensa-se que as ferramentas tenham sido criadas no seguimento de projeteis mais primitivos como o lança-chamas e os bumerangues.

No entanto, os arcos foram rapidamente adaptados como ferramenta para utilização militar. A National Geographic nota que por volta de 5.400 aC as flechas eram presença mais que comum num conflito militar. Vestígios de fortes ingleses desse período mostram que o local esteve sob concertados ataques de arco e flecha.

Implementação de rodas redondas

3.500 aC

Independentemente da data em que a primeira roda redonda foi criada é possível avançar que a descoberta era utilizada de forma generalizada em 3.500 aC. O conceito da roda revolucionou múltiplos aspetos da sociedade, incluindo o transporte, a utilização de rodas de oleiro e o desenvolvimento de rodas de água.

Por volta de 2.000 aC as rodas também revolucionaram a guerra. Os Hititas foram a primeira civilização conhecida a utilizar veículos que ligavam uma plataforma com rodas a cavalos permitindo uma guerra montada mais rápida e eficaz.

4. O início da idade do ferro

1.200 aC

O ferro forjado começou a ser produzido em massa pelos Hititas por volta de 1.400 aC – e por volta de 1.200 aC a tecnologia por detrás da criação do ferro começou a espalhar-se da Ásia Menor para a Europa, África e Ásia.

A produção avançada de ferro forjado, que criou um material extremamente durável, mudou a face da expansão humana. Ferramentas de ferro permitiram uma agricultura mais eficaz, causando uma explosão populacional. As armas e armaduras em ferro também substituíram materiais anteriores, como o bronze, permitindo às civilizações com ferro expandirem-se mais facilmente para territórios vizinhos.

5. A adoção do cimento como material de construção

200 aC

Por volta de 200 aC os romanos tinham desenvolvido um método para a produção de cimento. Notavelmente forte e à prova de água os romanos utilizavam o cimento para tudo – desde a construção de templos e fóruns públicos aos seus famosos aquedutos.

O cimento também ajudou os romanos a continuarem o domínio militar e cultural das regiões sob o seu controlo. O cimento permitiu aos romanos desenvolver uma enorme rede de estradas. Além disso, foi ainda utilizado na construção de portos – o que permitiu espalhar ainda mais a influência de Roma.

6. Desenvolvimento da teoria da “guerra justa”

426

No ano de 426 Santo Agostinho de Hipona publicou o seu principal trabalho – “The City of God” (A Cidade de Deus). O livro continha os seus pensamentos sobre como a guerra, que era tão antitética dos valores pacifistas do Cristianismo, poderia alguma vez ser justificada.

Os seus pensamentos lançaram as bases para a teoria da guerra justa, que foi desenvolvida pelo filósofo italiano Tomás de Aquino em meados dos anos de 1.200. Os escritos de Santo Agostinho e de Aquino formam a base atual de como um conflito pode ser considerado uma “guerra justa”.

As guerras justas, de acordo com a National Geographic, “devem ser declaradas abertamente por parte de uma autoridade competente... Devem ter uma causa justa; e o objetivo principal deve ser o estabelecimento da paz justa.”

7. Navegação precisa

1569

Até 1569 a navegação em grandes massas de água era um assunto fastidioso e difícil. Os navegadores tinham constantemente de ler bússolas e ajustar o curso para compensar os mapas pouco precisos da época.

O cartógrafo flamengo Gerardus Mercator criou um mapa mundo que utilizava linhas longitudinais espaçadas de forma consistente com linhas de latitude variáveis em largura. Este método de cartografia, que ainda hoje é utilizado em mapas e apresenta distorção perto dos polos, permitiu aos navegadores traçar com facilidade e precisão os seus percursos.

Este avanço permitiu que a navegação se tornasse muito mais fácil – ajudando a alimentar a exploração do mundo e a expansão europeia.

8. Início da revolução industrial

1712

A utilização de ferro e aço, juntamente com a descoberta de novas fontes de energia, impulsionou a revolução industrial que começou no Reino Unido no século XVIII.

Durante este tempo a criação da máquina a vapor, por Thomas Newcomen em 1712, foi uma revolução logística pois implementou um sistema que recorria a menos energia humana – aumentando simultaneamente a produção e transporte.

Destacam-se como outros desenvolvimentos importantes o navio a vapor, o automóvel, o avião, o telefone, a rádio e a organização do trabalho (sistema de fábrica).

9. Desenvolvimento das telecomunicações

1876

A 7 de março de 1876 o Escritório de Patentes dos EUA concedeu a Alexander Graham Bell o que se diz ser “uma das mais valiosas patentes da história.” Três dias mais tarde Bell utilizou a sua invenção para dizer ao seu assistente, ao fundo do corredor: “Mr. Watson chegue aqui, preciso de si.”

As telecomunicações espalharam-se por todo o país e em 1927 foram realizadas as primeiras chamadas internacionais.

Atualmente, o número de utilizadores de telemóveis em todo o mundo (sete mil milhões) aproxima-se do número de pessoas na Terra.

10. Voo tripulado

1903

Embora a aeronave Flyer dos irmãos Wright só tenha voado durante 12 segundos foi a primeira vez que uma “máquina mais pesada que o ar” foi controlada e pilotada.

Os irmãos Wright aperfeiçoaram o seu design e o avião passou a servir missões de reconhecimento durante a Primeira Guerra Mundial (1914-18).

De acordo com a National Geographic os ingleses e italianos desenharam os primeiros aviões bombardeiros em 1913. Dentro de um ano França começou a anexar metralhadoras aos seus aviões. Atualmente, os EUA têm aproximadamente 13.000 aeronaves militares. Comparativamente, a China e a Rússia, as maiores potências aéreas do mundo a seguir aos EUA, apenas têm um total de 2.000 e 3.000 aeronaves militares cada.

11. O projeto Manhattan e a arma mais poderosa conhecida pelo homem

1941

Um mês antes da Segunda Guerra Mundial o génio alemão Albert Einstein escreveu uma carta de duas páginas que lançou os EUA numa corrida armamentista nuclear contra os nazis.

Na carta de 1939 Einstein alertou o Presidente Franklin D. Roosevelt que uma enorme reação nuclear em cadeia, envolvendo urânio, poderia levar à construção de “um novo tipo de bombas extremamente poderosas” – a bomba atómica.

Dois anos depois os EUA criaram o “Projeto Manhattan”, um plano dos EUA para desenhar e construir as armas mais devastadoras alguma vez produzidas até aquele tempo.

A 6 de agosto de 1945, às 8:15 da manhã, o mundo entrou na era atómica com o lançamento da mais poderosa arma conhecida pelo homem. A primeira arma nuclear utilizada na guerra caiu durante 44.4 segundos até libertar 12.500 toneladas de TNT sobre a cidade japonesa de Hiroshima.

12. A corrida espacial sem precedentes

1954

Em 1954 a Rússia propôs a construção de um satélite artificial e dentro de três anos o Sputnik 1 tornou-se o primeiro satélite em órbita ao redor da Terra.

O engenheiro aeroespacial alemão, Wernher von Braun, trabalhou com o Exército dos EUA para lançar com sucesso o satélite Explorer 1 um ano depois, em 1958.

Três anos depois o astronauta russo Yuri Gagarin tornou-se o primeiro homem no espaço, o que levou os EUA a aumentarem a aposta prometendo enviar o primeiro homem à lua – o que aconteceu em 20 de julho de 1969.

No âmbito da exploração espacial destaca-se que empresas privadas como a SpaceX de Elon Musk e a Virgin Galactic de Richard Branson estão atualmente a criar plataformas para o turismo espacial.

13. A revolução da Internet

1991

O mundo entrou na era sem precedentes da Internet quando o cientista de computação britânico, Tim Berners-Lee, inventou a World Wide Web no final da década de 60.De acordo com a National Geographic Lee desenvolveu um “software que criava ligações entre os ficheiros relacionados no seu computador e que em pouco tempo passou a ligar muitos computadores para que os utilizadores pudessem partilhar ficheiros sem recorrer a uma base de dados.”Em 1991 Lee tornou o software público e desde aí mais de três mil milhões de pessoas utilizam Internet.

14. Medicina regenerativa

1999

O primeiro grande passo no sentido de regenerar um órgão danificado ou membro perdido surgiu em 1999 quando os médicos de Wake Forest conseguiram criar uma nova bexiga para um paciente.

Desde aí que investigadores têm desenvolvido técnicas mais sofisticadas.

“Até mesmo o cérebro, que se pensava estar fora de alcance para o tipo de reparação de células estaminais visto no fígado e ossos, tornou-se um foco. A pesquisa sobre células estaminais neurais, que poderão substituir alguns dos neurónios perdidos por vítimas de acidente vascular cerebral, poderá levar a novas técnicas para tratar doenças como Parkinson e Alzheimer.”

A medicina regenerativa também oferece esperança a veteranos feridos que retornam a casa a partir de zonas de combate.

Por favor, descreva o erro
Fechar