Os 5 mais ricos do mundo perderam $8,7 mil milhões num dia
Jeff Bezos, CEO da Amazon, FOTO: REUTERS/Gus Ruelas
Página principal Análise

Susto na bolsa chinesa e agravamento de tensões no Médio Oriente levou a que vários multimilionários vissem a sua fortuna a encolher.

As cinco pessoas mais ricas do mundo perderam $8,7 mil milhões ontem (segunda-feira) durante a onda de vendas do mercado de ações mundial provocada por dados fracos de produção da China e pelo agravamento das tensões entre a Arábia Saudita e o Irão.

Segundo o índice de milionários da Bloomberg, o fundador da Amazon.com Inc. (NASDAQ: AMZN) Jeff Bezos liderou as perdas no primeiro dia de negociação de 2016, com $3,7 mil milhões a menos, enquanto o maior retalhista online mundial caiu 5,8%. O seu património líquido agora é de $56 mil milhões. O espanhol Amancio Ortega perdeu $2,5 mil milhões para $70,4 mil milhões, enquanto a Inditex SA (BME: ITX), o maior retalhista de moda, caiu 3,5%. O diretor executivo da Berkshire Hathaway Inc. Warren Buffet (NYSE: BRK.A), o mexicano Carlos Slim e o co-fundador da Microsoft Corp. (NASDAQ: MSFT) Bill Gates, a pessoa mais rica do planeta, perderam juntos $2,5 mil milhões.

O maior ganhador foi o investidor ativista Carl Icahn, cujo património líquido subiu $210,4 milhões para $20,1 mil milhões. O índice da Bloomberg é uma classificação diária das 400 pessoas mais ricas do mundo que juntas perderam $82,4 mil milhões durante o dia.

No primeiro dia de negociações de 2016, o índice S&P 500 diminuiu 31,21 pontos ou 1,53% para 2012,73 pontos. O Dow Jones caiu 2,5% no início da sessão, sendo a maior queda do primeiro dia de negociações do ano novo desde 1932.

A queda do mercado de ações aconteceu depois de terem sido publicados os dados estatísticos dos EUA que apresentaram a queda industrial mais forte dos últimos seis anos.

Antes, no mesmo dia, a queda de ações ocorrera na China. As negociações da maior bolsa de valores de Xangai foram suspensas depois de o índice chave do país Shanghai Composite ter caído quase 7%. A origem da queda foi a divulgação de fracos indicadores económicos do país.

Outra razão para o colapso do mercado de ações foi a escalação do conflito no Médio Oriente onde as tensões entre o Irão e a Arábia Saudita estão a crescer.

Por favor, descreva o erro
Fechar