Zidane confirmado como técnico do Real Madrid
Página principal Análise

Zinedine Zidane tem agora uma nova oportunidade de brilhar.

Zinedine Zidane finalmente obteve um emprego de grande responsabilidade - agora está na hora de mostrar que ele pode ter o mesmo efeito sobre o Real Madrid que Pep Guardiola teve sobre o Barcelona.

Quando o Barça apostou no então futebolista de 38 anos em 2008, foram conseguidos 14 troféus em quatro anos. Agora Zidane tem 43 anos e começou, assim como Guardiola como técnico de uma equipa jovem do Real Madrid. No momento ele tem que dar o mesmo passo.

Há grandes expectativas, mas também dúvidas. Guardiola ganhou a promoção do terceiro nível com a equipa B do barça antes de tomar as rédeas da primeira equipa. Zidane não conseguiu levar o Real Madrid Castilla a uma promoção semelhante na temporada anterior e não estava muito convincente na campanha.

O génio noruego Martin Odegaard quase não teve sucesso marcante com ele e não há sensação quanto ao antigo vencedor da Bola de Ouro e Taça do Mundo que ele teve o mesmo presente que Guardiola.

O que o francês tem sem dúvida é a qualidade de estrela que vai lhe dar uma autoridade inquestionável no camarim do Real Madrid, pelo menos no início. Ele também vai desfrutar o pleno apoio dos adeptos do Real Madrid, um estádio que vaiou e assobiou o nome de Benitez toda vez que foi anunciado nas últimas semanas.

Zidane é amado unanimemente pelos apoiantes que vão encher o campo de treino do clube Valdebebas na terça-feira para ver os jogadores treinarem-se numa sessão pública.

O voleibol em Glasgow em 2002 que trouxe ao Real a vitória de 2-1 sobre o Bayer Leverkussen durante a nona Liga dos Campeões permanece um dos grandes momentos na história do clube.

No entanto, jogadores excelentes nem sempre se tranformam em gestores bem-sucedidos. E na qual categoria será que Zinedine Zidane se encaixa?

Três futebolistas que se tornaram em ótimos gestores:

Johan Cruyff

Fotografía: STRINGER Mexico

Um dos melhores jogadores de sempre, Cruyff venceu 20 troféus, incluindo três Campeonatos Europeus em seguida com o Ajax. Ele também revolucionou o jogo como gestor, ganhando 14 troféus, incluindo quatro títulos da liga no Barcelona onde ele estabeleceu o modelo para o sucesso moderno do clube.

Kenny Dalglish

Fotografía: Eddie Keogh

O escocês ganhou mais de 30 troféus como jogador, incluindo três títulos europeus com o Liverpool. Ele apoiou-o como chefe no Anfield ao ganhar três títulos e duas Taças da Inglaterra. Ele também ganhou a Primeira Liga com o Blackburn.

Carlo Ancelotti

Fotografía: Paul Hanna

Como jogador, o italiano ganhou a série A com o Roma e duas Taças Europeias seguidas com o AC Milan. Como gestor, ele ganhou a liga na Itália, Inglaterra e França e levou o Real Madrid à sua décima Taça Europeia.

E agora os jogadores que não foram técnicos bem-sucedidos:

Alan Shearer

Fotografía: Kieran Doherty

O melhor marcador de todos os tempos da Primeira Liga com 260 golos — e 30 para a Inglaterra — Shearer é um dos melhores atacantes de sempre. Mas o seu período de técnico da equipa da sua cidade natal Newcastle terminou num desastre. Depois de participar em 2009 em oito jogos, ele perdeu cinco e o Newcastle foi rebaixado.

Paul Ince

Fotografía: Phil Noble

Ince ganhou dois títulos da liga com o Manchester United, incluindo a dupla em 1994, e foi um dos melhores médios defensivos da Inglaterra. Mas a sua carreira de gestor não foi tão perfeita, com períodos medianos no Macclesfield, MK Dons, Blackburn, Notts County e Blackpool.

Diego Maradona

Fotografía: Jumana El-Heloueh

Não se questiona o lugar de Maradona entre outros grandes jogadores de todos os tempos — ele ganhou efetivamente a Taça Mundial de 1986, sozinho, para a Argentina. Mas como gestor ele não pôde combinar os seus talentos de jogo, levando o país à derrota de 4-0 no jogo final com a Alemanha na Taça Mundial de 2010.

Por favor, descreva o erro
Fechar