Axel Schmidt/Reuters
Página principal Análise

Estas 7 empresas tecnológicas estão prontas para ser adquiridas, de acordo com o Merrill Lynch.

2016 será um ano robusto para as fusões e aquisições, e há várias empresas de capital aberto que podem estar já “maduras para ser colhidas”, prevê um analista do MerrilL Lynch.

Os grandes balanços de liquidez das empresas de internet de grande capitalização de mercado combinados com as valorizações atrativas de empresas de pequena capitalização podem contribuir para que haja “canibalismo” no setor tecnológico.Aqui estão as sete empresas que o Merrill Lynch referenciou na sua análise como alvos para fusões e aquisições em 2016:

Groupon

Pessoas entram e saem da sede da Groupon Inc em Chicago

Compradores potenciais: Google

Motivo: “A Groupon era um alvo da Google antes da sua IPO em 2012, teve recentemente alterações na gestão, e de acordo com relatórios da impressa algumas empresas podem ainda estar interessadas”, escreve o Merryll Lynch. “Porém, o recém-escolhido CEO, Rich Williams, foi citado como dizendo que a empresa não aceitará nenhuma oferta.”

Desempenho das ações: Em janeiro de 2014, a Groupon estava a ser negociada por mais de $11 por ação. Dois anos depois a empresa está a ser negociada a $2,60, um declínio de 76%.

Yelp

CEO e cofundador da Yelp Jeremy Stoppelman

Compradores potenciais: Google, Yahoo, or Priceline

Motivo: “A Yelp poderia encaixar-se bem na Google, na Yahoo e até na Priceline. A sua grande audiência de utilizadores e base de publicitários demorou anos a construir, e poderia ser um ativo interessante para empresas a tentar construir uma maior presença móvel e local”, escreveu o Merrill Lynch.

Desempenho das ações: No seu momento mais alto em março de 2014 a Yelp estava a ser negociada a $98 por ação. Desde então a empresa perdeu cerca de três quartos do seu valor e está a ser vendida por $22,15.

GrubHub

Compradores potenciais: Yelp or Amazon

Motivo: “A GrubHub seria uma boa combinação com fornecedores de serviços locais como a Yelp de modo a apoiar o seu próprio serviço de entregas de restaurantes. Em 2014, a Nasdaq relatou que a Amazon poderia estar interessada em adquirir a GrubHub como forma de acelerar a sua entrada em novos mercados. A Amazon opera o seu próprio serviço de entregas de restaurantes em locais selecionados, e poderia ver a GrubHub como uma forma de acelerar a sua expansão para novos mercados”, escreveu o Merrill Lynch.

Desempenho das ações: A queda da GrubHub só surgiu em abril de 2015. Ao longo de 2014, as ações da GrubHub subiram de $34 para cerca de $46 por ação. Desde abril, porém, a Grubhub perdeu metade do seu valor e é agora negociada a cerca de $21.

Pandora

Traders trabalham no quiosque onde a radio de internet Pandora é negociada no piso da Bolsa de Valores de Nova Iorque, 15 de junho de 2011.

Compradores potenciais: Sirius

Motivo: “A Pandora poderá ser um alvo para outros fornecedores de serviços de música. Num evento de investidores em 2015, o CEO da Sirius afirmou que a Pandora poderia encaixar-se na estratégia da empresa de rentabilizar uma grande quantia de automóveis que não estão a subscrever ou a experimentar um serviço de música”, escreveu o Merry Lynch.

Desempenho das ações: Em fevereiro de 2014, as ações da Pandora atingiram o máximo de $38 por ação. Desde então, as ações têm estado a cair e dois anos mais tarde são negociadas a valores próximos dos $10.

TripAdvisor

Compradores potenciais: Priceline or Google

Motivo: “O TripAdvisor (NASDAQ: TRIP) poderá ser um alvo para a Priceline ou para a Google devido à sua abundância de dados de avaliações de viajantes, de acordo com a Bloomberg. A Priceline poderia também tentar adquirir a TripAdvisor para consolidar a sua fatia de reservas de viagem ou limitar a sua dependência da Google para tráfego”, escreveu o Merrill Lynch.

Desempenho das ações: Diferentemente de outras empresas da lista do Merrill Lynch, as ações do TripAdvisor não têm tido uma tendência clara de queda nos últimos dois anos. Em janeiro de 2014 as ações estavam a ser negociadas a $84, apenas mais $12 do que os $72 a que estão a ser negociadas atualmente. Durante esse tempo, porém, as ações da empresa chegaram a ser negociadas por $110 em junho de 2014 e $62 em setembro de 2015.

Twitter

O logótipo do Twitter é mostrado na sua sede em San Francisco.

Compradores potenciais: um motor de busca, como a Google, AOL, Yahoo, ou Facebook.

Motivo: “O Twitter tem tido dificuldades em aumentar a sua base de utilizadores e os artigos de impressa têm reforçado o facto de que o conteúdo do Twitter poderia encaixar-se bem com um motor de busca que pudesse acrescentar mais conteúdo social em tempo real”, escreveu o Merrill Lynch.

Desempenho das ações: Pela primeira vez, as ações do Twitter (NYSE: TWTR) caíram para menos de $20 este mês. Há dois anos atrás a rede social estava a ser negociada a cerca de $60, por isso perdeu dois terços do seu valor.

Shutterfly

Compradores potenciais: desconhecidos

Motivo: “A Shutterfly iniciou um processo de vendas em meados de 2014 e decidiu manter-se independente de acordo com uma revisão estratégica, de acordo com a Bloomberg”, escreveu o Merrill Lynch.

Desempenho das ações: Atingindo um máximo de $54 no princípio de 2014, as ações da Shutterfly subiram e desceram nos últimos dois anos. Enquanto atingiram o mínimo em outubro de 2015, sendo negociadas a $35, as ações melhoraram ligeiramente para chegar ao valor de $39 no princípio de 2016.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.