10 habilidades que serão necessárias em 2020
Página principal Análise

No âmbito da pesquisa "O futuro dos empregos" os chefes executivos de mais de 350 empregadores em nove ramos da 15 maiores economias do mundo foram questionados. O objetivo da sondagem foi prever em que direção as conquistas tecnológicas irão impulsionar o mercado de trabalho. Eis as 10 habilidades que, segundo as pessoas questionadas, serão necessárias até ao ano de 2020.

10. Flexibilidade cognitiva

A flexibilidade cognitiva é a capacidade de pensar de uma forma eficaz em muitas coisas ao mesmo tempo. Em 2015 esta habilidade não era necessária, mas em breve tudo vai mudar.

9. Habilidades de negociação

Até 2020, as habilidades de negociação serão as mais necessárias nas áreas de computação, e matemática, por exemplo, para os analistas de dados e elaboradores de softwares. Esta também será a habilidade chave para o trabalho na área de arte e design, incluindo para os designers de publicidade e designers industriais.

8. Habilidades voltadas para o serviço

Ser focado no serviço significa procurar ativamente um meio de ajudar os outros, o que também se refere às habilidades sociais. De acordo com o artigo recém-publicado pelo Bureau Nacional de Pesquisas Económicas, as habilidades sociais bem desenvolvidas estão a tornar-se cada vez mais importantes, pois é algo em que as máquinas não podem substituir os humanos.

7. Capacidade de analisar e tomar decisões

Trata-se da "habilidade de pensamento sistemático", ou seja a capacidade de analisar os dados para tomar decisões. Como as organizações recolhem cada vez mais dados, serão necessários funcionários capazes de analisá-los e tirar conclusões.

6. Inteligência emocional

Os robôs podem fazer muitas coisas, mas não entendem as pessoas tão bem como outras pessoas o sabem fazer. Pelo menos, por enquanto. É por isso que será necessário ter um nível mais alto de inteligência emocional.

5. Coordenar com os outros

Mais uma habilidade social que pressupõe também a capacidade de corrigir os seus atos em relação a outras pessoas, e também de colaborar com elas.

4. Talento de gestão

Gerenciar as pessoas implica a capacidade de incentivar, contribuir para o desenvolvimento dos empregados e identificar aqueles que mais correspondem a cada trabalho em concreto. No relatório destaca-se que esta habilidade será especialmente necessária entre os chefes do ramo de energia e media.

3. Criatividade

A criatividade estará entre as três primeiras habilidades que os empregadores vão querer ver nos seus funcionários em 2020. Com o desenvolvimento impressionante das tecnologias, as pessoas criativas vão ser necessárias para descobrir como aplicar estas tecnologias e criar novos produtos e serviços.

2. Pensamento crítico

A habilidade de usar a lógica e raciocinar para identificar lados fortes e fracos das decisões e atitudes permanecerá necessária, apesar da automatização omnipresente.

1. Resolução de problemas complexos

Embora o volume de dados que ajudam a tomar decisões esteja a aumentar, as pessoas vão precisar da habilidade básica de resolver problemas complexos. Os participantes da pesquisa avaliaram esta habilidade como a mais necessária em 2015, e em 2020 permanecerá a habilidade número um. De facto, segundo o relatório, espera-se que para os 36% de todo o trabalho em todas as áreas em 2020 a habilidade de resolver problemas complexos será uma capacidade crucial.

Por favor, descreva o erro
Fechar