Os principais acontecimentos de 2016
Página principal Análise, Brexit, Donald Trump, Ataques terroristas, Panama Papers, Inteligência Artificial, Apple, Tesla

Uma seleção de temas e de notícias que marcaram 2016

O Brexit

“Deverá o Reino Unido permanecer membro da União Europeia?” Não, de acordo com 52% da população britânica. O referendo ao redor do Brexit – saída do Reino Unido da UE –, que teve lugar a 23 de junho, foi muito mais do que uma votação quanto à permanência do país no bloco de 28 países: foi sobre identidade nacional, o lugar do Reino Unido no mundo e o futuro do projeto europeu.

O resultado e as consequências foram surpreendentes – e não tardaram reações por todo o mundo. David Cameron se demitiu do cargo de primeiro-ministro – tendo sido rapidamente substituído por Theresa May – e as previsões de sequelas terríveis acabaram se mostrando exageradas, com a economia do Reino Unido crescendo na ordem de 0,5%.

Os melhores artigos sobre o tema:

Brexit: jovens europeus preocupados com o seu futuro no Reino Unido

Como negociar em caso de Brexit – ou em caso de “Bremain”

Vitória do Brexit: e agora?

Como a Grã-Bretanha poderá escapar ao Brexit

Quando os pessimistas estão errados

As eleições presidenciais nos EUA

Quando os norte-americanos votam para escolher o seu próximo presidente não estão apenas escolhendo o presidente dos EUA – estão escolhendo um líder mundial. As eleições presidenciais dos EUA – a campanha, os debates, as projeções – foram acompanhadas por todo o mundo e foi com surpresa e apreensão que foi recebida a notícia de que Donald Trump tinha sido eleito.

Entretanto, destaca-se que o mercado de ações como um todo tem subido desde as eleições e que os investidores – bem como consumidores e empresas em geral – estão terminando 2016 com boas perspectivas para o futuro: com um sentimento otimista. Trump assumirá o cargo de presidente dos EUA em 20 de janeiro de 2017 e o mundo está expectante.

Os melhores artigos sobre o tema:

O ano do Brexit e de Trump em gráficos

O impacto da eleição de Donald Trump no mercado de ações, um mês depois

Setores que beneficiam de uma presidência Trump

10 Ações a comprar caso Donald Trump se torne presidente dos EUA

As razões pelas quais tantos americanos escolheram Donald Trump

Os avanços tecnológicos

A cada ano que passa aumenta a fasquia ao nível da inovação tecnológica: o consumidor quer sempre mais. São esperadas as maiores inovações no mundo informático e tecnológico em geral. E as empresas têm cumprido, lançando novos portáteis, smartphones ou drones todos os anos – superando os modelos anteriores.

Até onde poderão chegar? Estarão se precipitando – lançando produtos, no mercado, com imperfeições ao ponto de terem que ser recolhidos – para não perderem a carruagem? E a quantidade de start-ups que aparece e desaparece a cada ano? Ou de aplicativos, que aparecem e desaparecem a cada dia? Teremos chegado a um ponto de não retorno?

Os melhores artigos sobre o tema:

Que se lixe o mundo das start-ups

As 10 melhores inovações no mundo automóvel em 2016

Os 10 portáteis mais bonitos do mundo

A super secreta fábrica de iPhones da Apple, em fotografias

Os smartphones mais caros disponíveis no mercado

Os ataques terroristas (Bruxelas, Nice e Berlim)

O terrorismo voltou a não dar tréguas este ano nos mais diversos cantos do mundo. Com foco na Europa se destacam os ataques de Bruxelas (março), Nice (julho) e Berlim (agora em dezembro) que causaram, de forma deliberada e brutal, centenas de vítimas mortais e feridos – reforçando a onda de terror e receio que já se sentia no ano passado.

O impacto dos ataques terroristas nas viagens para a Europa

Europa: em busca de uma resposta unida para enfrentar o terrorismo

Como a Europa se tornou o ground zero do terrorismo

O petróleo e a OPEP

Já no culminar do ano, os membros da OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo – superaram os diversos pontos de desacordo entre a maioria e concordaram com a redução do nível de produção de petróleo na ordem de 1,2 milhões de barris por dia, para se situar em 32,5 milhões de barris por dia. A reputação do grupo saiu fortalecida.

A redução da oferta de petróleo se mostra essencial para evitar um terceiro ano com excesso de oferta nos mercados – o que levou à queda dos preços para menos de 50 dólares o barril desde meados de 2014, de mais do dobro. A queda dos preços tem vindo a prejudicar as economias dos países membros, nomeadamente da Arábia Saudita, a maior exportadora de petróleo do mundo.

Os melhores artigos sobre o tema:

África é a maior ameaça para a OPEP

Membros da OPEP concordam com redução da produção de petróleo

Próxima reunião da OPEP: reviravoltas e previsões

Reunião da OPEP: 5 aspectos a acompanhar

O mar do Norte vai inundar o mercado de petróleo

A Síria e a crise dos migrantes

A situação na Síria se degradou profundamente ao longo do ano – agravando-se também as tensões geopolíticas entre as principais potências mundiais envolvidas no conflito. Foram diversos os cessar-fogo entre o exército e a oposição bem como as tentativas de negociação de paz com mediação internacional.

A crise dos migrantes, por sua vez, não mostrou melhorias frente ao ano passado com mais acidentes trágicos no mediterrâneo, o aumento do sentimento anti-migrante se espalhando pela Europa, acordos polémicos firmados entre a União Europeia e a Turquia e a criação de barreiras – em alguns países europeus – para conter o fluxo de migrantes.

Os melhores artigos sobre o tema:

Ser médico na Síria significa esperar a morte

Estão se esgotando os caixões em Alepo

Retornados: o que acontece quando os refugiados decidem voltar para casa?

UE: os vistos de curta duração dirigem-se aos países errados

O Brasil de Dilma e de Temer

O Brasil foi palco de grandes movimentações políticas este ano. O impeachment de Dilma Rousseff, antiga presidente do Brasil, “andou de mão em mão” ao longo de meses e foi finalmente votado pelo Senado brasileiro no início de agosto. Michel Temer, que já estava em funções no seguimento do afastamento de Rousseff, assumiu a presidência do Brasil.

As perspectivas de crescimento da maior economia da América Latina melhoraram de forma generalizada – nomeadamente ao nível da confiança empresarial e do consumidor – com a esperança de que Temer fosse capaz de restaurar o crescimento. No entanto, o final do ano não tem apresentado resultados encorajadores.

O que se segue no processo de impeachment de Dilma Rousseff?

Dê uma volta pelas favelas do Rio de Janeiro com o BOPE

Será Temer a solução para o Brasil?

Presidência do Brasil: otimismo e hesitação quanto a Michel Temer

Crise política no Brasil: uma breve e clara explicação

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar