Saiba como explicar em que consiste a Bitcoin a quem não domina o tema
A Bitcoin tem estado em todas as notícias – sendo provável que até os mais desatentos (como os seus pais ou avós) se tenham apercebido da sua existência e comecem colocando questões.
A Bitcoin é um dos tópicos mais interessantes dos dias de hoje mas nem todos entendem o seu potencial. Assim, como explicar em que consiste – especialmente a quem não domina o tema?
1. Explique em que consiste
“É dinheiro – só que digital”
Não explique o que é a Bitcoin usando jargões como criptomoedas ou blockchain. Explique usando exemplos com os quais a sua audiência se consiga relacionar. Definir algo desconhecido com algo igualmente desconhecido é um grande não-não.
Pode relacioná-la com dinheiro tradicional ou ações. Explique que a Bitcoin é como o dinheiro “regular” – tem valor e pode ser usada para comprar bens e serviços. É também semelhante a ações uma vez que o seu valor flutua de acordo com a oferta e a demanda. No entanto, não concede dividendos.
2. Explique como se pode obter
Pode começar por explicar que se pode obter como quando se faz uma transferência – com os fundos circulando sem passar pelas mãos de ninguém.
De seguida pode se apoiar na história da montanha chamada Monte Bitcoin – onde existem mineiros. Aqueles que minam Bitcoin o fazem através de computadores muito potentes. É como minerar outro recurso escasso, como o ouro, que também exige equipamento especializado e caro. Assim, os mineiros de Bitcoin esperam conseguir Bitcoin – que pode ser trocada por dinheiro “normal”.
3. Explique como se pode usar
São já vários os locais, indivíduos e serviços aceitando Bitcoin – ou outra criptomoeda – como meio de pagamento. Pode também utilizá-la para pagar bens ou serviços online ou então como investimento – com retornos interessantes. O valor da Bitcoin tem vindo aumentando de forma exponencial, tendo começado o ano abaixo de 1.000 dólares e se encontrando hoje em torno de 13.000 dólares.
É provável que a sua audiência compreenda, assim, como funciona a Bitcoin – e sinta vontade de investir em criptomoedas ao perceber que podem facilitar transações geralmente lentas e custosas quando realizadas de forma tradicional.