7 Exemplos de como a «blockchain» está mudando o mundo
ZUMA/TASS
Página principal Análise, Blockchain, Criptomoedas
Tema do momento
22 de Junho de 2018

A blockchain, a tecnologia criptográfica subjacente às criptomoedas, é usada para a gestão, armazenamento e proteção de dados e para a condução de transações. Como quase todos os setores da vida diária envolvem dados e transações a blockchain pode ser usada em quase todas as áreas.

Características tecnológicas da «blockchain»

Registros públicos: Cópias de uma base de dados (a blockchain) que é continuamente atualizada por qualquer indivíduo com ligação à rede. Se trata de uma «planilha» gigante, pública, à qual qualquer indivíduo tem acesso. A mesma contém registros digitais, documentos ou imagens e mesmo um histórico de diferentes transações. Sempre que o conteúdo for modificado em um computador as alterações são replicadas, partilhadas e sincronizadas em todos os computadores ligados à rede.

Transações peer-to-peer: Se tratando de uma rede de equipamentos os dispositivos envolvidos podem combinar a sua potência para completar mais tarefas com maior rapidez.

Algoritmo criptográfico: Um tipo de software de encriptação através do qual um hash registra uma transação, a codifica aleatoriamente criando um código de aparência engraçada e torna virtualmente impossível a sua decifração sem uma chave privada.

Imutabilidade: Um recurso de segurança que impossibilita a alteração de dados sem permissão.

Anonimato: A blockchain permite que os usuários decidam se querem permanecer anônimos ou partilhar a sua identidade com outros na rede.

São estas as características da blockchain que poderão causar impacto considerável em todos os campos em que é (ou poderá ser) usada — podendo vir a alterar a atividade empresarial, as instituições públicas das quais dependemos e os próprios sistemas de governo.

Como a «blockchain» está mudando o mundo

1. Ausência de participação de terceiros

Com a blockchain proporcionando uma forma segura para a realização de transações diretas, entre consumidores e comerciantes, por exemplo, deixa de ser necessário o recurso a plataformas detidas por terceiros — como bancos. Tal irá tornar os indivíduos mais autossuficientes.

2. Revolução nos serviços de saúde

7 Exemplos de como a «blockchain» está mudando o mundo
Shutterstock.com

A blockchain concede maior controle sobre informação sensível, como a informação médica — ou seja, a capacidade de hospitais simplificarem e partilharem informação e a possibilidade de todos de protegê-la. Se trata, no fundo, de uma realidade para qualquer indústria envolvida na compilação e distribuição de informação sensível sobre indivíduos.

3. Eficiente remuneração de colaboradores

A blockchain torna a remuneração de colaboradores mais fácil e barata, nomeadamente de equipes trabalhando em outros países. Tal significa que as empresas terão menos barreiras financeiras no que diz respeito à expansão internacional, tornando mais provável o trabalho entre indivíduos e empresas de diferentes partes do mundo.

4. Transformação dos sistemas de voto

7 Exemplos de como a «blockchain» está mudando o mundo
Alexandru Nika/Shutterstock.com

Qualquer governo se encontra suscetível a corrupção, eleições fraudulentas e desilusão total com a democracia. A blockchain poderá proporcionar eleições imunes a interferências externas ou à influência de corrupção.

5. Segurança na Internet das Coisas

A Internet das Coisas envolve carros, edifícios e até mesmo frigoríficos — com softwares incorporados, ligação à Internet e sensores. No entanto, uma vez que estes dispositivos se encontram ligados a uma rede central, estão sujeitos a acesso de hackers (imagine um hacker com acesso ao controle de um carro em andamento). A blockchain pode responder a preocupações críticas de segurança uma vez que descentraliza toda a informação e dados.

6. Melhorias ao nível das comunicações

A blockchain pode permitir comunicação mais rápida, segura e fiável. De fato, a comunicação automatizada ou digital baseada em algoritmos pré-criados já está sendo usada em escala em alguns setores. Porém, embora muita comunicação seja hoje automatizada, é geralmente não-crítica e assíncrona.

As blockchains podem alterar esta questão permitindo comunicação e transações autorizadas, bi-direcionais, capazes de ocorrer mais livremente em um ambiente automatizado e de produzir um registro imutável. Tal irá aumentar a segurança e fiabilidade das nossas comunicações.

7. Facilidade no aluguel e partilha de carros

Os detentores de plataformas para aluguel de carros cobram, naturalmente, uma comissão pelos seus serviços. A blockchain pode proporcionar a criação de aplicativos para partilha de viagens, descentralizados, peer-to-peer, e poderá permitir a proprietários de carros o pagamento automático de coisas como estacionamento, portagens e combustível.

As blockchains podem também ajudar a garantir que o seu dinheiro chega exatamente onde quer que chegue. São já várias as organizações — de solidariedade e/ou desenvolvimento — baseadas na blockchain, em contratos inteligentes e em sistemas de reputação online quer permitem que doadores vejam as suas doações através de um registro seguro e transparente.

A blockchain pode mudar o mundo para melhor.

Fonte: CoinNounce

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar