6 Razões pelas quais o «crowdfunding» precisa da «blockchain»
Ian Schneider/Unsplash
Página principal Análise, Blockchain, Criptomoedas
Tema do momento
11 de Setembro de 2018

O apoio ao desenvolvimento e crescimento de start-ups é um grande mercado global. Se chama crowdfunding (financiamento colaborativo ou coletivo) e surge como uma iniciativa através da qual empreendedores reúnem fundos com a pré-venda do seu futuro produto ou serviço. Se a sua ideia for boa e gerar demanda, os fundadores angariam o suficiente para o lançamento.

Porém, se trata de uma área com amplas restrições — o que a Boomstarter.Network, plataforma de crowdfunding lançada em 2012, procura mudar com recurso à tecnologia blockchain, às criptomoedas e até a ferramentas de mineração. A sua equipe de fintech busca tirar proveito da tecnologia emergente para quebrar limites geográficos e eliminar intermediários neste mercado.

Reunimos dados relevantes para que perceba como este plano audaz poderá funcionar e reunir valor para start-ups e investidores.

1. O mercado de «crowdfunding» é enorme

6 Razões pelas quais o «crowdfunding» precisa da «blockchain»
Edwin Andrade/Unsplash

São milhões os atuais e potenciais empreendedores em todo o mundo dispostos a concretizar os seus sonhos validando as suas ideias através de pré-vendas. Se o seu produto ou serviço for excelente, a pré-venda proporcionará os fundos necessários para o respetivo desenvolvimento. O atual volume total de financiamento via crowdfunding já excedeu os 6,5 bilhões de dólares.

2. O «crowdfunding» está pronto para a mudança

O crowdfunding tem vindo crescendo rapidamente. Só em 2017 disparou 49% a nível global. No entanto, as projeções para os próximos anos apresentam desaceleração — devido às várias limitações que caracterizam atualmente a iniciativa. A demanda de start-ups não poderá ser satisfeita com plataformas tradicionais famosas por restrições geográficas e transações lentas.

3. A eliminação de limites geográficos irá proporcionar crescimento

6 Razões pelas quais o «crowdfunding» precisa da «blockchain»
Shutterstock.com

Se estima que as plataformas de crowdfunding existentes apenas sirvam um terço das start-ups do mundo. Uma das mais movimentadas, a Kickstarter, apenas permite empreendedores de 22 países industrializados, por exemplo. Com recurso a criptomoedas, o crowdfunding irá se tornar mais eficiente — o que irá impulsionar a demanda e a participação de start-ups de todo o mundo.

4. A remoção de intermediários irá gerar prosperidade

Um atual ponto negativo no mundo do crowdfunding é o tempo de espera que as start-ups encaram para receberem os fundos dos seus apoiantes. Chegam a aguardar semanas — e muitas vezes não obtêm os fundos a tempo de começar desenvolvendo o produto de acordo com o planejado. Tal acontece frequentemente pois o atual sistema se encontra amplamente dependente de terceiros, como bancos e sistemas de pagamento.

O recurso à blockchain, a contratos inteligentes e a criptomoedas como meios para as start-ups e apoiantes interagirem irá reduzir o tempo de transação para minutos e garantir pagamentos sem o envolvimento de intermediários.

5. A mineração de criptomoedas irá impulsionar o envolvimento

6 Razões pelas quais o «crowdfunding» precisa da «blockchain»
Shutterstock.com

Apesar do foco no setor das criptomoedas a Boomstarter.Network diz ter um plano — ferramentas — para aqueles que ainda não entraram neste mundo. A sua ideia passa pela união de apoiantes de uma dada start-up ou projeto em um grupo de mineração na nuvem para que a quantidade de criptomoedas geradas pelos mesmos se torne substancial.

Se trata de uma forma pioneira de apoiar start-ups, uma ferramenta interessante para criar uma comunidade ativa e motivada.

6. Existe concorrência, o que é positivo

Há outras empresas por aí buscando abordar as dificuldades deste mercado em expansão. Contudo, ainda nenhuma apresentou uma solução integrada que também cuide da vasta audiência que até agora não adotou as criptomoedas.

O fornecimento de ferramentas universalmente aceites para apoiar o crescimento das start-ups onde quer que estejam proporcionará demanda e tração para maior adoção. Tal irá trazer movimento positivo ao preço dos tokens, envolvendo mais empreendedores, apoiantes e investidores.

Fonte: AMBCrypto

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar