10 Parâmetros que influenciam o preço da Bitcoin
Página principal Análise, Bitcoin, Criptomoedas
Tema do momento
11 Outubro
508 508

Que fatores determinam o preço da maior criptomoeda do mundo?

  1. A Bitcoin é facilmente compreendida quando comparada ao ouro. Considere os atributos do ouro: é altamente escasso, é difícil de extrair, o seu valor tende a aumentar constantemente, a mesma quantidade tem o mesmo valor em qualquer lugar do mundo e pode ser dividido em partes menores. Agora compare cada atributo do ouro à Bitcoin. A Bitcoin é escassa (o número de investidores tem vindo aumentando e a oferta não é ilimitada) e é difícil de minerar. A sua escassez e o acesso à mesma constituem fatores determinantes do seu preço.
  2. A Bitcoin elimina a necessidade de bancos. Foi só após a invenção da Bitcoin que as pessoas perceberam que a indústria financeira pode ser muito mais eficiente do que aquilo que bancos fraudulentos demonstravam. A Bitcoin se tornou uma grande alternativa para transações financeiras, convertendo todo o processo em algo mais rápido — imagine transferir fundos dos Estados Unidos para a Índia em uma questão de minutos — e acessível. Assim, a eficiência da Bitcoin é um fator determinante do seu preço.
  3. O preço da Bitcoin também é influenciado por uma miríade de fatores psicológicos. Os investidores são amplamente influenciados pelo sentimento de mercado de outros investidores — os seus pares. Essa pressão social, ou pressão de pares, de investir/não investir é uma das mais notáveis forças movendo o preço da maior do mundo.
  4. A adoção da Bitcoin é também de extrema relevância. Cabe considerar o grau de adoção da criptomoeda, nomeadamente entre empresas de varejo ou empresas de comércio eletrônico, pois a sua prevalência depende diretamente da quantidade de empresas e serviços que a aceitam. Assim, esteja atento a «se aceita pagamento com Bitcoin» quando faz compras.
  5. A Bitcoin não pode ser controlada por nenhum governo. É algo que nenhum governo consegue, inerentemente, fazer. A rede da Bitcoin é tão grande que mesmo combinando todos os supercomputadores do mundo não se consegue controlar o sistema. Desta forma a regulação poderá não ter tanto impacto no preço da criptomoeda como se imagina.
  6. A popularidade da tecnologia blockchain também entra aqui. À medida que a tecnologia blockchain ganha popularidade em geral o preço da Bitcoin poderá ser afetado, já que ambas se relacionam.
  7. A atitude de redes sociais de destaque também tem impacto. As decisões tomadas por redes sociais relevantes em relação ao setor também afetam o valor da Bitcoin — basta recordar os exemplos da Facebook e de outras redes expressivas quanto à proibição ou não de anúncios relacionados com iniciativas da área.
  8. A natureza online da Bitcoin é de extrema relevância. As transações de Bitcoin levaram o mercado financeiro como um todo para as mãos das pessoas. Assim, pode se sentar e relaxar no sofá enquanto compra ou vende bitcoins com apenas alguns cliques — sem ter de passar por extensos formulários e procedimentos. A conveniência é o principal fator aqui.
  9. A Bitcoin é também altamente valiosa pois é usada por muitos. Por outras palavras, qual o valor de usar o Facebook se não tiver amigos? Aplique essa analogia à Bitcoin: as ligações sociais e o envolvimento de milhões de pessoas são também forças motrizes do seu desenvolvimento.
  10. O desenvolvimento do setor afeta a respetiva adoção e preço. Novos desenvolvimentos no mundo da Bitcoin aceleram a sua aceitação e influenciam indiretamente o seu valor. As caixas automáticas de Bitcoin e os Fundos Transacionados em Bolsa (ETF) de Bitcoin são exemplos significativos de desenvolvimentos convenientes para a sua usabilidade.

Fonte: Coinnounce

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar