As melhores citações de Satoshi Nakamoto, o criador da Bitcoin
fotografierende/Unsplash
Página principal Análise, Bitcoin, Criptomoedas
Tema do momento
25 de Outubro de 2018

A verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto, o misterioso criador da Bitcoin, poderá permanecer um mistério para sempre. Porém, as suas palavras são lidas e religiosamente seguidas por muitos dos entusiastas das criptomoedas. Dessa forma, o Satoshi Nakamoto Institute, fundado em novembro de 2013, reuniu algumas das suas principais citações, espalhadas por publicações em fóruns, e as organizou por tópicos para que todos as conheçam.

Confira alguns exemplos.

Governos

«Os governos são capazes de lidar com redes centralizadas como a Napster, mas as verdadeiras redes peer-to-peer, como a Gnutella e a Tor, não parecem ser afetadas pelos mesmos.»

Bancos

«Confiamos os nossos fundos a bancos, mas estes os emprestam em ondas de bolhas de crédito mantendo apenas uma parcela insignificante de reservas. Somos forçados a partilhar os nossos dados pessoais, a confiar na sua capacidade de nos protegerem de ladrões que possam esvaziar as nossas contas. [Porém], os seus enormes custos tornam os micro-pagamentos impossíveis.»

Criptomoedas e potencial fracasso das mesmas

«Muitas pessoas descartam automaticamente a e-moeda como uma causa perdida por todas as empresas que falharam desde os anos 1990. Espero que seja óbvio que foi apenas a natureza de controle central desses sistemas que as condenou. Penso que é a primeira vez que estamos tentando um sistema descentralizado, não baseado em confiança.»

Motivos

«[Este tópico, as criptomoedas,] é muito atraente para o ponto de vista libertário se conseguirmos explicá-lo corretamente. [No entanto], sou melhor com código do que com palavras.»

«Sim, mas podemos ganhar uma grande batalha […] e garantir novo território de liberdade por vários anos.»

Fiabilidade de terceiros

«O comércio na Internet passou a depender quase exclusivamente de instituições financeiras que atuam como terceiros para o processamento de pagamentos eletrônicos. Apesar de o sistema funcionar bem o suficiente para a maioria das transações, ainda sofre de fraquezas inerentes ao modelo baseado na fiabilidade.»

Adoção das criptomoedas

«Escrever uma descrição disto para o público em geral é muito difícil. Não há com o que relacionar.»

«Ficaria surpreendido se dentro de dez anos não estivermos usando moeda eletrônica de alguma forma, agora que conhecemos uma forma de fazê-lo que não será inevitavelmente prejudicada por terceiros.»

«A Bitcoin será conveniente para pessoas que não têm cartão de crédito ou não querem usar os cartões que têm — ou porque não querem que o seu cônjuge veja os movimentos nos extratos ou porque não querem partilhar o seu número com indivíduos duvidosos, temendo cobranças recorrentes.»

Economia da Bitcoin e «bitcoins perdidas»

«As criptomoedas perdidas apenas tornam as criptomoedas dos outros um pouco mais valiosas. Pense nisso como uma doação a todo o mundo.»

«Poderá fazer sentido ter algumas [bitcoins] caso [a tendência] pegue. Se pessoas suficientes pensarem da mesma forma, testemunharemos uma profecia autorrealizável. Quando isso acontecer será possível desenvolver variadas aplicações para o mundo real.»

«Tenho a certeza de que dentro de vinte anos ou haverá grande volume de transações ou nenhum volume.»

Bitcoin vs Ações

«As bitcoins não oferecem dividendos ou potenciais futuros dividendos, logo não são como as ações. São mais como um colecionável ou commodities

Design da Bitcoin

«Como é que toda a gente se sente quanto ao símbolo B com as duas linhas vindas do exterior? Podemos viver com isto como o nosso logótipo?»

Mineração

«É imperativo que os bons tenham mais capacidade de processamento do que qualquer potencial atacante singular.»

«A rede da Bitcoin poderá realmente reduzir o spam

«Devíamos firmar um acordo de cavalheiros para adiar ao máximo a corrida a placas gráficas enquanto pudermos pelo bem da rede. É muito mais fácil envolver novos usuários se não tiverem de se preocupar com as drives e a compatibilidade com as suas placas. É muito bom como qualquer indivíduo com apenas um processador se encontra em pé de igualdade agora.»

Identidade

«Não sou Dorian Nakamoto.» (Vários meios escrevem o nome completo de Nakamoto como Dorian Satoshi Nakamoto).

Fonte: Cryptonews

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar