Os 5 maiores céticos quanto à Bitcoin
AP Photo/Nati Harnik
Página principal Análise, Criptomoedas
Tema do momento
28 de Outubro de 2018

Têm sido vários os indivíduos partilhando uma opinião negativa quanto às criptomoedas — especialmente agora que os preços registram queda de quase 90% em relação ao seu recorde de sempre. Não é, assim, surpresa que muitos concordem com a opinião de alguns críticos de que a Bitcoin é uma moda passageira, sem valor real e apenas mera especulação. Conheça, desta forma, alguns céticos de renome classificados pela sua aversão às criptomoedas.

5. Robert Shiller

Os 5 maiores céticos quanto à Bitcoin
Wikimedia Commons

Robert Shiller, vencedor do Prêmio Nobel da Economia, é economista e professor em Yale. Tem, certamente, as credenciais necessárias suportando a sua opinião — e o que diz sobre a Bitcoin não é algo que um hodler queira ouvir. Falando com a CNBC Shiller sugeriu que a Bitcoin poderá se extinguir nos próximos cem anos. Afirmou que a Bitcoin «parece uma bolha».

Porém, nem tudo são previsões negativas. Shiller também avançou o seguinte à Bloomberg:

«É uma bolha especulativa, mas isso não significa que venha a cair para zero.»

4. Warren Buffett

Warren Buffett é atualmente o terceiro homem mais rico do mundo. O seu patrimônio líquido rodeia os 85 bilhões de dólares, sendo um dos mais bem-sucedidos investidores da história. É um tipo que quer definitivamente ao seu lado.

Infelizmente para a Bitcoin Buffett não é um fã das criptomoedas. Não acredita que a BTC tenha valor intrínseco e afirma que a criptomoeda simplesmente não produz nada. Afirmou o seguinte à CNBC: «O ativo em si não está criando nada.» E também declarou:

«Em termos de criptomoedas, em geral, posso dizer com quase toda a certeza que irão chegar a um fim ruim.»

3. Joseph Stiglitz

Os 5 maiores céticos quanto à Bitcoin
World Economic Forum/Flickr

Professor na Columbia University e também vencedor de um Nobel, Joseph Stiglitz adotou uma postura dura em relação às criptomoedas. No encontro de primavera do Banco Mundial e do FMI em 2016 avançou que a Bitcoin devia ser proibida. Considera, igualmente, que a regulamentação irá eliminar toda a demanda pela Bitcoin, o que irá acabar com a mesma.

«A minha sensação é que quando a regularem, para que não haja envolvimento em branqueamento de capitais e todas essas outras coisas, não haverá demanda pela Bitcoin. Assim, ao regular os abusos, vai acabar com a sua existência.»

2. Bill Gates

Os 5 maiores céticos quanto à Bitcoin
Wikimedia Commons

Uma posição onde não quer estar será aquela em que dois dos homens mais ricos do mundo se encontram na equipe oposta. Bill Gates, fundador da Microsoft e atualmente o segundo homem mais rico do mundo, com fortuna avaliada em mais de 95 bilhões de dólares, também não é fã das criptomoedas. Avançou à CNBC, em maio:

«Venderia a descoberto se houvesse uma forma fácil de fazê-lo.»

Nessa altura a Bitcoin rodeava os 9300 dólares. Se Bill Gates tivesse vendido a descoberto teria lucrado com esse movimento.

Mas as suas afirmações não ficaram por aí.

«A principal característica das criptomoedas é o seu anonimato. Não acho que seja algo positivo. A capacidade do governo de detetar branqueamento de capitais, evasão fiscal e financiamento de terrorismo é algo bom. De momento as criptomoedas são usadas para comprar drogas então é uma tecnologia rara que causa mortes de forma bastante direta. […] Penso que a onda especulativa em torno das ICO e das criptomoedas é super arriscada para os que apostam no longo prazo.»

1. Nouriel Roubini

Os 5 maiores céticos quanto à Bitcoin
World Economic Forum/Flickr

Professor na NYU, economista e um dos poucos que previu o colapso financeiro de 2008, Roubini é um dos maiores críticos das criptomoedas à volta do mundo. Nos últimos tempos, a sua conta no Twitter tem estado extremamente ativa com partilha de opiniões sobre as mesmas. Nouriel é certamente um dos mais céticos da nossa lista, o que lhe dá o primeiro lugar. Se passar pelo seu feed irá ver que considerou a negociação de criptomoedas uma «grande fraude manipulativa» e que declarou:

«99% das criptomoedas são uma farsa».

Fonte: NullTX

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar