As maiores teorias da conspiração ao redor de Satoshi Nakamoto
Página principal Análise, Criptomoedas, Bitcoin
Tema do momento
5 Novembro
1753 1k

Ninguém sabe quem Satoshi Nakamoto, o criador da Bitcoin, realmente é — sendo várias as teorias da conspiração ao redor desta figura enigmática. Conheça algumas de seguida.

Satoshi Nakamoto é… Um recluso húngaro-americano

Um dos indivíduos mais próximos dos primeiros dias da Bitcoin é o húngaro-americano Nick Szabo. Porém, Szabo nega ser Satoshi, apesar de ter avançado grandes contribuições para o projeto Bitcoin. Desenvolvedor e empreendedor, Szabo criou uma das antecessoras da Bitcoin, a criptomoeda conhecida como bitGold — todavia, hoje esquecida.

Muitos acreditam que Szabo esteve, no mínimo, envolvido na criação da Bitcoin — se destacando que poderá não ter feito tudo sozinho (pertencendo, por exemplo, a um coletivo sob o nome Satoshi Nakamoto). Os notáveis paralelismos entre a bitGold e a Bitcoin dificultam a crença de que Szabo não sabe quem Satoshi realmente é.

Pode ser ele próprio, se salientando que muitos notaram os mesmos maneirismos de escrita entre o estilo de Szabo quanto à bitGold e o estilo de Satoshi quanto à Bitcoin.

Satoshi Nakamoto é… O governo dos Estados Unidos!

Quem passaria por tanto para se manter em segredo? E por que razão?

Além disso, quem — nesta era de vigilância em massa e de mineração de dados — tem capacidade para permanecer nas sombras, especialmente quando há tantos empenhados em descobrir a sua identidade? Esse tipo de segurança operacional se encontra no domínio das habilidades de um desenvolvedor genial. Ou pode resultar de treino profissional.

Assim, outra teoria da conspiração sustenta que Satoshi Nakamoto é realmente um nome falso — para encobrir uma agência do governo norte-americano, nomeadamente a Agência Central de Inteligência (CIA). É uma forma de encarar algumas evidências.

Seja quem for o criador da Bitcoin as suas contas continuam online e ativas. Hoje detém mais de 1 milhão de BTC ou cerca de 6,4 bilhões de dólares. Considerando a forma como a Bitcoin funciona, via sistema de Prova de Trabalho, 1 milhão de BTC exige uma quantidade extraordinária de poder de computação, muito mais do que aquela que um indivíduo pode admitir que detém.

É, assim, uma teoria popular que Satoshi Nakamoto seja um ator estatal, provavelmente a CIA ou a NSA. Ambas as agências norte-americanas têm acesso aos imensos recursos de computação necessários para manter uma parte tão considerável da blockchain da Bitcoin — se destacando que essas contas pertencem a quem controla todos esses nós.

E, além disso, existe o elemento timing. A Bitcoin surgiu logo após a crise financeira de 2008, quando a confiança nos bancos centrais e em outras autoridades centralizadas se encontrava em queda. Um sistema financeiro descentralizado, capaz de tornar essas autoridades irrelevantes, era um conceito convincente, especialmente nessa altura.

Terá o governo norte-americano lançado a Bitcoin depois da crise financeira? E controlará agora o mercado de ações e o mercado de criptomoedas?

Satoshi Nakamoto é… Um ator de outro país

Relacionada com a teoria CIA/NSA existe outra que coloca Nakamoto como um ator estatal da Rússia ou da China, países que estão aplicando a blockchain mas não as criptomoedas.

Se for esse o caso, e existe uma forte probabilidade, então haverá um tremendo incentivo para os serviços de inteligência dos EUA saberem quem Satoshi Nakamoto é e para quem trabalha. Dado o significado da Bitcoin, e os bilhões de dólares de que o seu criador dispõe, os serviços de inteligência dos EUA poderão determinar que a mesma surge como arma contra os interesses econômicos do país.

Satoshi Nakamoto é… O empreendedor australiano Craig Wright

O empreendedor australiano Craig Wright afirmou publicamente ser ele, de fato, o inventor da Bitcoin — ao contrário de qualquer outro inquirido quanto ao mesmo. Essas alegações surgiram depois de a Wired e a Gizmodo terem identificado Wright como o misterioso Satoshi.

Porém, por mais que a comunidade queira uma resposta para o enigma, é sempre a primeira a descartar evidência que suporte qualquer teoria ou alegação quanto a quem o inventor da Bitcoin realmente é.

No caso de Wright esse ceticismo se tornou rapidamente uma avalanche de dúvidas — e não demorou muito a que o próprio cedesse à pressão. E desapareceu, ironicamente, muito como Satoshi. Apagou o seu blogue e publicou um breve pedido de desculpas na sua página, afirmando não ter coragem para tentar provar o seu caso.

Quem é Satoshi Nakamoto? A busca continua…

Confrontadas com um mistério aparentemente insolucionável muitas pessoas vão tentar dizer que a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto não é relevante. No entanto, se trata de uma ilusão. Poderá fazer sentido que um conceito tenha nascido da mente de alguém, ou de várias pessoas, que se recuse a ser um líder ou figura de autoridade. A verdade, porém, é que a resposta a «Quem é Satoshi Nakamoto»? importa.

Esse indivíduo (ou indivíduos) controla 6,4 bilhões de dólares sob a forma de bitcoins. A decisão de abandonar tudo isso rapidamente seria uma sentença de morte para a Bitcoin como a conhecemos. Além disso, a Bitcoin não é apenas um projeto informático. É também um projeto ideológico e político. Quais as visões, princípios e convicções de Satoshi Nakamoto? Como mudaram e continuarão a mudar o curso do setor, especialmente quando tivermos minerado todas as bitcoins?

A Bitcoin é hoje muito diferente daquilo que era em 2009. E neste momento todo o código da blockchain sendo executado já foi desenvolvido por desenvolvedores cujas identidades conhecemos. Por outras palavras, o que Satoshi criou originalmente foi assumido e modificado por outros. É o que significa «código aberto».

Andará Satoshi por aí? Terá «seguido para outras coisas»? Ou ainda tem influência silenciosa e anônima sobre a criptomoeda?

Poderemos nunca vir a saber quem realmente é?

Fonte: Blockr

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar
Fechar
Obrigado pelo seu registo
Faça "curtir" a esta página para que a gente possa continuar a publicar artigos interessantes gratuitamente