Bitcoin vs a Bolsa de Valores: Qual deles é manipulável?
Página principal Análise

A chegada do Bitcoin revolucionou o mercado em 2009, desde o seu início foi visto como uma alternativa financeira de impacto global. A criptomoeda gerou grandes expectativas em muitos investidores, mas também foi vista como uma ameaça pelos sistemas financeiros tradicionais e mais conservadores.

Muitos dos empórios financeiros acusaram os criadores das criptomoedas de fundar um sistema manipulável semelhante ao mercado de ações. Mas quão manipulável é o sistema Bitcoin?

Como toda novidade no início havia uma forte resistência às mudanças, os detratores do movimento de criptomoeda fizeram críticas ao Bitcoin. Sua entrada provocou muitas incertezas, em virtude de ter sido lançada após a crise econômica mundial de 2008.

Os mais otimistas o viram como um mecanismo esperançoso para o mundo, uma opção viável e futurista capaz de suplantar e melhorar o sistema bancário mundial.

Passaram 11 anos e a utilização do Bitcoin multiplicou-se, as criptomoedas são empregadas por vários governos do mundo, empresários e instituições bancárias como o Deutsche Bank, que segue esta tendência para se manter ao ritmo das novas tecnologias e dos movimentos financeiros.

O mercado da Bitcoin é manipulável?

Os especialistas do sistema tradicional afirmam que o mercado de Bitcoin é manipulável. Suas críticas são baseadas nas chamadas “whales” ou baleias oportunistas, investidores convertidos em magnatas e empresas que enriqueceram acumulando grandes quantidades de Bitcoins por motivos diversos.

Alguns deles formaram empresas e outros obtiveram grandes lucros graças a que aproveitaram o "boom" do mercado quando se introduziu em Bitcoin, tratava-se de uma moeda acessível. Esta confiança no sistema financeiro emergente foi benéfica para aqueles que receberam enormes dividendos produto do auge deste tipo de moeda virtual.

Os detratores consideram que este tipo movimentos é uma manipulação do mercado, mas os conhecedores na matéria asseguram que é completamente falso. Eles explicam que quando uma empresa considerada baleia realiza operações com grandes quantidades de criptomonedas os investidores se sentem mais confiantes.

O sistema Bitcoin é um sistema descentralizado, quando os ativos estão descentralizados não dependem das altas esferas para o seu funcionamento e operacionalidade, isso significa que não é vulnerável a manipulações ou decisões dos gigantes do mundo financeiro.

As grandes transações e movimentos dentro do sistema Bitcoin não são um indicativo de manipulação no mercado, para os investidores só constitui um precedente importante digno de análise.

Além disso, as transações com valores muito elevados provocam incerteza em muitos investidores e podem ter um efeito contrário ao esperado.

As operações de Bitcoin que envolvem montantes elevados causam divergência de preços, produto das expectativas que segrega o mercado, isto não é manipulação mas um movimento semelhante ao mercado tradicional de oferta e demanda.

As bolsas de valores são manipuláveis

As bolsas de valores também têm seus peixes gordos, se um destes grandes investidores, proprietário absoluto de uma companhia, toma a decisão imprevista de vender todas suas ações a bolsa de valores imediatamente anularia a transação.

Em caso extremo, pode considerar-se que se trata de um ato ilegal, o investidor pode ser submetido às autoridades competentes para indicar as razões que o levaram a tomar a decisão.

Quando a bolsa de valores sofre uma queda vertiginosa os reguladores reagem de imediato fechando a bolsa e cancelando todas as transações para evitar a sensação de pânico que provoca a incerteza. Na bolsa norte-americana, Wall Street, estas medidas foram tomadas no caso de um colapso definitivo da bolsa devido à crise mundial.

Os milhares de milhões de dólares capitalizados pelo Sistema de Reserva Federal nos Estados Unidos, para remediar as consequências da pandemia mundial, entraram na bolsa de valores para "inflar" artificialmente o valor das ações e deter um desequilíbrio negativo.

Isto é obviamente manipulação de mercado, em vez disso as criptomoedas movem-se de forma diferente, sob os princípios do Mercado Livre. As bolsas de valores são controladas pelos poderosos, interceptadas por peixes gordos, infladas de uma forma artificial, o mundo é testemunha.

Por favor, descreva o erro
Fechar