Stablecoin staking vs regular PoS staking: uma comparação imparcial entre Neutrino Dollar (USDN), Cosmos e outras
Página principal Análise

Se você é novo em cripto staking, provavelmente está confuso com a variedade de moedas e sites em que pode fazer staking.

Se você é novo em cripto staking, provavelmente está confuso com a variedade de moedas e sites em que pode fazer staking. À medida que as stablecoins entram em cena, a escolha se torna ainda maior. Que tipo de staking oferece a melhor relação entre ROI e riscos?

Há apenas um ano atrás, o staking de criptomoedas era um negócio muito mais simples do que é agora. Algumas plataformas especializadas, várias moedas populares, taxas de juros semelhantes para a mesma moeda em diferentes locais de staking: tudo o que você precisava fazer era comparar o ROI real das moedas.

Mas em junho de 2020, as coisas são bem diferentes. Primeiro, existem mais de 30 moedas de staking PoS no mercado. Segundo, as exchanges de cripto agora executam seus próprios nodes PoS, oferecendo uma alternativa às plataformas de staking dedicadas. Por fim, você também pode optar por staking - ou emprestar - stablecoins, minimizando seu risco e obtendo um ROI real que pode ser maior que o das moedas PoS. O que escolher?

Vamos comparar essas 2 opções - moedas PoS e stablecoins - com base em alguns critérios específicos.

Staking e emprestar não são a mesma coisa

Temos que fazer uma distinção importante primeiro. Embora o mecanismo de staking esteja incorporado em moedas de Proof-of-Stake, como Tezos, Cosmos, LOOM, etc., as stablecoins funcionam de maneira diferente. Há apenas uma stablecoin que pode ser staked no verdadeiro sentido da palavra - a USD Neutrino, ou USDN. É emitida na blockchain Waves, e as recompensas de staking são geradas através do leasing de moedas WAVES.

Quanto a todas as outras stablecoins, você não faz staking com elas - você as empresta. Alguém recebe suas moedas como um empréstimo e deixa uma caução como garantia. Para você, como investidor, isso não faz nenhuma diferença. É por isso que as pessoas costumam falar sobre “staking USDC”, por exemplo.

ROI real e volatilidade

Moedas PoS voláteis. Cada moeda terá sua taxa de remuneração nominal, embutida no algoritmo. Por exemplo, para a Cosmos (ATOM), é de 8.35%.

No entanto, o que você precisa saber é o ROI real, com base na dinâmica de preços do passado da moeda. Se você tivesse investido $10k em staking da ATOM em 1 de janeiro de 2020, teria ganho aproximadamente 3.5% até 1 de junho. Mas, no mesmo período, o preço caiu mais de 30% - de $4,33 para $2.96. Portanto, o seu stake teria aumentado de 2309 ATOM para 2390 ATOM, mas agora valeria apenas $7,075. Seu ROI real seria de -30%.

Stablecoins. Com stablecoins, o que você obtém é... bem, o que você obtém. Para as plataformas de empréstimo, a taxa é estável e conhecida antecipadamente. Se a taxa de empréstimo da USDC for de 1,94% no Fulcrum, o seu ROI em USD também será de 1.94% - a menos que algo terrível aconteça e a USDC perca sua posição em relação ao dólar.

A USD Neutrino é um caso especial: sua taxa de recompensa depende da participação da USDN staked e do preço de seu ativo subjacente, WAVES. O ROI médio de longo prazo é de 8-15%.

Verdicto: em média, o ROI real é mais alto para as stablecoins - e mais previsível, devido à ausência de volatilidade. Uma moeda PoS pode subir e render 20% ou mais, mas também pode perder metade do seu valor.

As plataformas que oferecem o serviço e seus termos

Moedas PoS. Com criptomoedas como a Tezos e a Cosmos, você é brindado pela escolha. Existem dois tipos de plataformas:

  • Websites de staking especiais: Staked, Stake.Capital, Stakin, Staked.US, Stake.Fish, Staking Lab, Dokia Capital etc.
  • Exchanges de cripto: Binance, OKex, Bitfinex, Kraken, KuCoin e outros mais pequenos.

É bom ter essa variedade? Sim - se você gosta de fazer pesquisas. Depois de escolher uma moeda, você precisará de comparar as taxas de recompensa estimadas para todas as plataformas que a suportam - e avaliar os riscos de cada plataforma.

O melhor lugar para verificar as taxas de recompensa é em https://www.stakingrewards.com/, embora essas classificações não indiquem a confiabilidade de cada site. No entanto, você pode excluir certas plataformas de staking se achar que elas são muito arriscadas. De notar que a lista no Staking Rewards não inclui todas as exchanges que oferecem apostas, notavelmente a Binance.

As plataformas podem ter taxas muito diferentes, o que afeta seus ganhos. Por exemplo, para a ATOM, a Binance promete um rendimento anual de 6-9%, enquanto na Stakin cerca de 9.1% e apenas 6.1% na Gate.io.

Stablecoins. Como dissemos, a única stablecoin verdadeira verdadeiramente stakable é a USDN. Você pode fazer staking da USDN em Waves.Exchange, KuCoin e através do próprio Neutrino dApp. O ROI será o mesmo para ambos - entre 8% e 15%.

Quanto a outras stablecoins, existem dezenas de plataformas de empréstimos para escolher:

  • Centralizadas: BlockFi, CoinLoan, Nexo, bem como alguns exchanges – Bitfinex, Poloniex, Binance...
  • Descentralizadas: Compound, Nuo, dYdX, Aave, etc.

As taxas das diferentes plataformas de empréstimo variam amplamente. Por exemplo, uma conta de juros em USDC pode render entre 1.25% a 8.6%. Você pode verificar as taxas atuais para sites diferentes em https://defirate.com/lend/.

Verdicto: Pelo grande número de plataformas, as moedas de staking regulares ganham vantagem. No entanto, com stablecoins, escolher uma plataforma pode ser mais fácil, porque você não precisa comparar tantas.Já falamos sobre a volatilidade como um importante fator de risco para staking e empréstimos. Ao fazer staking de uma stablecoin, você recebe suas recompensas em uma moeda estável, que muitas vezes pode resgatar por meio de moeda fiduciária. Com moedas PoS, você pode facilmente perder dinheiro.

Por favor, descreva o erro
Fechar