Pelo menos 1399 empresas brasileiras citadas nos Panama Papers
REUTERS/Carlos Jasso
Página principal Síntese, Panama Papers

A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro

Panama Papers: escândalo global continua

Com base nos documentos divulgados pelo escritório de advogados do Panamá que ajuda a criar empresas offshore – Mossack Fonseca – governos de todo o mundo estão a preparar investigações ao redor dos mais ricos e poderosos. Segundo o mapa interativo desenhado pelo editor do The Irish Times são 1399 as empresas brasileiras citadas nos Panama Papers. Essas empresas envolverão 1659 acionistas e 292 beneficiários – cuja identidade ainda não foi revelada. De acordo com o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação serão divulgados mais dados até ao final da semana.

ZTE da China substitui equipa de gestão

De acordo com o avançado ao Wall Street Journal a mudança de liderança – que inclui também a substituição do CEO – faz parte de um acordo da gigante de telecomunicações com os EUA. Os EUA impuseram sanções à empresa devido a alegadas vendas ilícitas ao Irão.

Banco Central da Índia baixa taxas de juro

O banco central irá provavelmente baixar a sua taxa de referência de 6,75% para 6,5% (ou até mesmo 6,25%) devido a receios com a desaceleração da inflação. O índice de referência da bolsa da Índia subiu para o valor mais alto em três meses em antecipação à medida.

Primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, lança novo esquema de empréstimo

O “Stand Up India” irá fornecer empréstimos e cartões de débito a indivíduos tendencialmente desfavorecidos – incluindo mulheres e certas castas e tribos – para que os mesmos possam dar início aos seus próprios negócios.

Tesla divulga resultados do primeiro trimestre

A fabricante de carros elétricos (NYSE: TSLA) vendeu 14.820 veículos no primeiro trimestre do ano – no entanto tinha previsto vender 16.000. A marca citou a escassez de peças, a incapacidade para fabricar internamente e a própria “presunção” de querer adicionar muita tecnologia ao Model X como algumas das razões.

Jambojet do Quénia poderá lançar primeira rota internacional este mês

Willem Hondius, CEO da empresa-mãe – Kenya Airways –, recusou-se a especificar o percurso e avançou que a transportadora low cost não irá realizar rotas intercontinentais.

Banco Central da Austrália mantém taxas de juros inalteradas

O Banco optou por deixar a sua taxa de referência inalterada nos 2%. Glenn Stevens, governador do banco, alertou que um dólar australiano mais forte poderá ameaçar a recuperação da economia não-mineira.

Encontrada potencial solução para a indústria siderúrgica do Reino Unido

A empresa de investimento Liberty House está em negociações com o governo do Reino Unido para comprar ativos da Tata Steel – o que poderá salvar milhares de postos de trabalho.

Calendário econômico

  • 09:00 GMT (EUR) PMI Compósito Markit (Mar)
  • 09:00 GMT (EUR) PMI de Serviços (Mar)
  • 09:30 GMT (GBP) PMI Serviços (Mar)
  • 10:00 GMT (EUR) Vendas a Retalho (Mensal) (Fev)
  • 13:30 GMT (USD) Balança Comercial (Fev)
  • 13:30 GMT (CAD) Balança Comercial (Fev)
  • 14:45 GMT (USD) PMI Compósito Markit (Mar)
  • 14:45 GMT (USD) PMI Serviços (Mar)
  • 15:00 GMT (USD) PMI ISM Não-Manufatura (Mar)
  • 21:35 GMT (USD) Inventário de Petróleo Bruto Semanal API
  • 21:35 GMT (USD) Inventários de Petróleo em Cushing API Semanal
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar