Suíça votou “não” quanto a rendimento básico universal
Ruben Sprich/Reuters
Página principal Síntese

A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro

Suíços não querem rendimento básico garantido de 2.500 dólares por mês

No domingo, os eleitores suíços rejeitaram – de forma esmagadora – a proposta de concessão de 2.500 dólares (aproximadamente 2.260 euros) por mês a cidadãos suíços como rendimento garantido. A ideia base ainda intriga líderes de outros países europeus e até mesmo de Silicon Valley.

Legisladores britânicos debatem nova legislação quanto a vigilância

Entre outros efeitos, a medida proposta poderá obrigar as empresas de telecomunicações e as fornecedoras de serviços de internet a armazenar os dados das comunicações de cada indivíduo durante um ano em nome da segurança nacional.

Principais economias do mundo em conversações

O secretário do Tesouro dos EUA, Jacob Lew, e o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, estão em Pequim para o Diálogo Estratégico e Económico EUA-China. Os pontos de discussão incluem as tensões no Mar do Sul da China e a maior comunicação quanto às taxas de juro da Reserva Federal dos EUA.

Discurso de Yellen

Os mercados irão escutar atentamente o discurso de Janet Yellen em Filadélfia. A presidente da Reserva Federal dos EUA poderá avançar alguns pontos quanto aos dececionantes dados divulgados na sexta-feira passada relativamente ao mercado de trabalho nos EUA – nomeadamente quanto ao possível abrandamento de nova subida das taxas.

Modi em Washington

O primeiro-ministro Narendra Modi chega aos EUA para uma visita – durante a qual deverá visitar o presidente Barack Obama e dirigir-se a ambas as casas do Congresso. Alguns legisladores norte-americanos planeiam questionar Modi quanto ao tráfico de seres humanos na Índia.

Europa está encharcada

Em Paris, o rio Sena atingiu o nível mais alto em quase 35 anos, fechando museus e monumentos. O presidente François Hollande afirmou que o governo deverá declarar “catástrofe natural” esta semana. Entretanto, foi cancelado um festival de música na Alemanha – depois de mais de 70 pessoas terem ficado feridas com a queda de raios.

Mundo relembrou a morte de Muhammed Ali

Suíça votou “não” quanto a rendimento básico universal
Gordon Parks/AP

Os cidadãos da cidade natal do pugilista de Louisville, no Kentucky, não foram os únicos a lembrar a ilustre carreira de Ali. Neste fim de semana, muçulmanos de todo o mundo comemoraram o efeito unificador que o mesmo tinha para todos.

Rodrigo Duterte afirma medidas controversas

Rodrigo Duterte, recém-eleito presidente das Filipinas, condenou o tráfico ilegal de drogas e avançou aos seus cidadãos que se encontrarem um traficante de droga – a resistir à prisão ou a ameaçá-los – “alvejem-no e eu concedo-vos uma medalha.”

China expressou opinião quanto ao Brexit

De acordo com fontes diplomáticas, a China está firmemente – embora silenciosamente – a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia, na medida em que tal valoriza a nação como forte defensora do comércio livre. Outros governos por toda a Ásia também encaram o risco de Brexit com algum nervosismo.

Calendário econômico

  • 17:30 GMT (USD) Discurso de Yellen, Presidente do Banco Central
Por favor, descreva o erro
Fechar