Começa a Assembleia-Geral das Nações Unidas em Nova Iorque
AP Photo/Richard Drew, File
Página principal Síntese, Amazon

A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro

Saúde está na ordem do dia

A 71.ª assembleia-geral contará com uma reunião especial relativa às bactérias resistentes a antibióticos, sendo esta a quarta vez que são debatidas questões de saúde na assembleia. Entretanto, espera-se que o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, se encontre com o presidente americano, Barack Obama, à margem da sessão. Putin não compareceu ao evento anual.

Banco de Inglaterra emite notas de cinco dólares em polímero

Estima-se que este dinheiro de plástico menor e mais resistente, que tem a imagem de Winston Churchill estampada, tenha uma duração mais de duas vezes superior à da atual nota. Irão se seguir, nos próximos anos, as notas de 10 e 20 dólares em polímero, onde figuram a escritora Jane Austen e o pintor J.M.W. Turner.

Dez distritos de Kashmir com recolher obrigatório durante o Eid

Pela primeira vez desde os desacatos de 1990, a Índia impõe um recolher obrigatório durante o feriado muçulmano com o objetivo de pôr fim à violência no território em disputa. Serão usados equipamentos de vigilância aérea, como drones e helicópteros, e o país limitou também o acesso à Internet e às telecomunicações no período que antecedeu o festival.

Duterte exige saída dos Estados Unidos do sul das Filipinas

O presidente Rodrigo Duterte exigiu que as tropas dos Estados Unidos abandonassem a ilha de Mindanao, cuja população é majoritariamente muçulmana e onde estão estacionados 1300 soldados das forças especiais americanas. Duterte afirmou que há “demasiados brancos” na região assolada por revoltas.

Cessar-fogo na Síria acaba rapidamente

Pouco depois do cessar-fogo que começou na noite de segunda-feira no país devastado pela guerra, os residentes de Aleppo relataram que um helicóptero do governo largou explosivos sobre um distrito controlado por rebeldes. Em Dara’a, uma fação rebelde matou quatro soldados do governo.

Maior produtora de níquel russa confessa tingir rio de vermelho

Norlisk Nickel, a maior produtora mundial de níquel e paládio, confessou que a chuva torrencial provocou um derrame na central, tingindo de carmesim um rio vizinho. A Norlisk afirma que os prejuízos ambientais são mínimos, declarações que os ativistas recebem com algum ceticismo.

Banco chinês se prepara para fazer maior oferta pública inicial do ano

O Banco Postal Chinês prepara-se para angariar 8100 milhões de dólares, estando os investidores mais importantes comprometidos a comprar 76% das ações em oferta, de acordo com a Bloomberg. Espera-se que o negócio esteja fechado em 20 de setembro que as transações comecem em Hong Kong no dia 28 de setembro.

Calendário econômico

  • 09:30 GMT (GBP) IPC (Anual) (Ago)
  • 10:00 GMT (EUR) Índice de Sentimento Econômico (ZEW) - Alemanha (Set)
  • 10:00 GMT (EUR) Discurso de Draghi, Presidente do BCE
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar