Lula acusado de corrupção
Paulo Whitaker/REUTERS
Página principal Síntese

A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro

O Ministério Público Federal acusou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “corrupção passiva”

O Ministério Público Federal acusou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “corrupção passiva”, enquadrando-o num esquema de corrupção mais amplo que envolve 26 milhões de dólares em subornos e favores. As acusações surgem algumas semanas após a destituição de Dilma Rousseff, sucessora e protegida de Lula.

Os políticos brasileiros já não são intocáveis

Partido Democrático japonês elege novo líder

Rehno é a candidata preferida. Espera-se que Rehno Murata, ex-modelo de origem japonesa e taiwanesa, ganhe a eleição. A sua vitória assinalaria a terceira vez que o Japão elege uma mulher para um cargo político de chefia neste mês.

China inaugura segunda estação espacial de pequenas dimensões

Os astronautas poderão permanecer no Tiangong-2, um laboratório espacial em órbita, durante 30 dias de cada vez. Em outubro serão enviados para o laboratório dois astronautas para darem início à primeira missão da estação.

Conselheiros nacionais de segurança dos BRICS reúnem-se em Nova Deli

Os líderes do Brasil, da Rússia, da Índia, da China e da África do Sul vão reunir-se para debaterem temas como a segurança, o terrorismo e a imigração.

Casa Branca modera a sua posição quanto a Myanmar

Durante a visita de San Suu Kyi à Casa Branca, Barack Obama declarou que os Estados Unidos iriam suspender a maior parte das sanções aplicadas ao país, dado o esforço de democratização demonstrado. Os ativistas dos direitos humanos criticaram esta decisão, alegando que Suu Kyi, a líder de fato de Myanmar, perderá a influência que exerce sobre os militares antirreformistas.

Autoridades da China continental detêm cinco jornalistas de Hong Kong

Os jornalistas visitavam a aldeia de Wukan na província chinesa de Guangdong, onde antigas disputas territoriais culminaram em violência. Alega-se que as forças de segurança da vila oferecem uma recompensa de 20 mil yuans (cerca de 3000 dólares) por cada jornalista estrangeiro entregue às autoridades.

Hackers divulgam mais ficheiros médicos de atletas olímpicos

O alegado grupo russo que se autointitula “Fancy Bears” (Ursos Elegantes) partilhou atestados médicos de atletas de oito países diferentes, que os autorizam a tomar substâncias proibidas. Um dos documentos revelou que o vencedor da Tour de France, Dan Froome, tomou um esteroide anti-inflamatório proibido.

Supertufão Meranti abala Taiwan e sudeste da China

Com ventos que atingem os 370 km/h, a tempestade provocou pelo menos uma morte à sua passagem pelas cidades de Kaohsiung, no Taiwan, e Xiamen, na China continental. O supertufão surgiu na altura em que os residentes se preparavam para voltar para casa e celebrar o Festival do Meio do Outono.

Calendário econômico

  • 09:30 GMT (GBP) Vendas no Varejo (Mensal) (Ago)
  • 10:00 GMT (EUR) IPC (Anual) (Ago)
  • 12:00 GMT (GBP) Decisão sobre Taxa de Juro (Set)
  • 12:00 GMT (GBP) Minutas da Reunião do Comité de Política Monetária
  • 13:30 GMT (USD) Núcleo de Vendas no Varejo (Mensal) (Ago)
  • 13:30 GMT (USD) Índice de Actividade Industrial Fed Filadélfia (Set)
  • 13:30 GMT (USD) IPP (Mensal) (Ago)
  • 13:30 GMT (USD) Vendas no Varejo (Mensal) (Ago)
Por favor, descreva o erro
Fechar