Organização das Nações Unidas nomeia novo Secretário-Geral
REUTERS/Denis Balibouse
Página principal Síntese, António Guterres

A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro

Antônio Guterres encontra-se a um passo de suceder a Ban Ki-moon

O Conselho de Segurança da ONU está apoiando o antigo primeiro-ministro português Antônio Guterres, que também dirigiu a Agência das Nações Unidas para os Refugiados. O Conselho irá realizar a sua última votação (desta feita formal) hoje – e Guterres deverá começar o seu mandato de cinco anos em janeiro.

Antigo Secretário-Geral da ONU investiga o conflito étnico em Myanmar

Kofi Annan, que serviu como Secretário-Geral entre 1997 e 2006, está agora à frente de uma comissão que irá analisar a forma como o país tem tratado a minoria muçulmana Rohingya. O painel de nove indivíduos deverá publicar um relatório no próximo ano.

Tailândia comemora massacre de 1976

O governo militar do país está cautelosamente permitindo eventos em memória das mortes de dezenas de estudantes às mãos de grupos de direita. Alguns ativistas esperam usar o dia para dar início a um movimento pró-democracia.

Substituição de Samsung Note 7 forçou evacuação de avião

O dispositivo emitiu faíscas e fumo em um voo da Southwest Airlines nos EUA. No último mês a Samsung deu início a uma recolha massiva do smartphone pela sua propensão para explodir. Os modelos de substituição deveriam resolver o problema.

Theranos mudou de foco

A empresa de ciências biológicas Theranos irá fechar os seus laboratórios clínicos e centros de bem-estar, de acordo com o avançado por Elizabeth Holmes, a sua fundadora, em uma carta aberta. A empresa também irá despedir 340 pessoas. A Theranos já não se foca em análises do sangue depois de terem sido levantadas sérias questões quanto à eficácia do seu novo método.

Furacão Matthew atinge as Caraíbas

A tempestade causou pelo menos 26 mortes e, de acordo com a ONU, a pior crise humanitária do Haiti desde o devastador terramoto de 2010. O país adiou a sua eleição presidencial – e o furacão se dirige agora para as Bahamas e Florida.

Angela Merkel pediu firmeza quanto ao Brexit

Diante de uma plateia de líderes empresariais alemães, a chanceler reforçou o bloqueio do acesso do Reino Unido pós-Brexit ao mercado único. Merkel avançou que uma permissão como essa estabeleceria um mau precedente, criando “um desafio sistémico para toda a União Europeia”.

Câmara dos Deputados do Brasil votou pela abertura de campos de petróleo a empresas estrangeiras

A iniciativa representa uma grande mudança de política, ultrapassando o requisito da Petrobras (NYSE: Petroleo Brasileiro Petrobras [PBR]), controlada pelo Estado, ser a única operadora dos campos de petróleo pré-sal ao longo da costa sudeste do país. As alterações serão debatidas mas o presidente Michel Temer indicou que irá assinar o acordo, apoiado pelo senado.

BNDES irá cessar financiamento do setor do petróleo e carvão

Calendário econômico

  • 09:50 GMT (EUR) Leilão Espanhol Obligación a 10 anos
  • 13:30 GMT (USD) Pedidos Iniciais de Subsídio de Desemprego
  • 13:30 GMT (CAD) Licenças de Construção (Mensal) (Ago)
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar