Comitê do Prêmio Nobel anuncia vencedor do Prêmio de Ciências Econômicas
Bob Strong/Reuters
Página principal Síntese

A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro

O vencedor será conhecido hoje

Embora não se encontre entre os prêmios originalmente estabelecidos por Alfred Nobel, o Prêmio de Ciências Econômicas surge como um dos principais prémios. Não existe um favorito claro – no entanto, surgiu o mesmo par de nomes em diversas listas: Olivier Blanchard, antigo economista de topo do FMI; e Paul Romer, novo economista-chefe do Banco Mundial.

Ministros das Finanças da zona euro avaliam economia grega

Para receber o próximo desembolso de ajuda a Grécia deverá ter implementado com sucesso 15 reformas-chave. Encontram-se entre os principais marcos: privatizações, reformas no sector da energia e medidas relacionadas com a governação dos bancos.

LVMH divulga resultados do terceiro trimestre

A marca de bens de luxo (EURONEXT PARIS STOCKS: LVMH Moet Hennessy Louis Vuitton [MC]) saiu de um primeiro semestre estagnado, atingida pela queda do tráfego turístico na França devido a preocupações ao redor do terrorismo. A indústria da alta qualidade continua em queda, com a Hermès a abandonar recentemente a sua previsão para o ano e a Richemont a anunciar uma queda íngreme dos lucros.

Haiti começou a avaliar os danos do furacão Matthew

O número de mortos no país subiu para 1.000, com dezenas de milhares de cidadãos desabrigados. Nos EUA, pelo menos 19 pessoas morreram quando a tempestade passou à costa. O Matthew seguiu para o mar, permanecendo perigoso.

Etiópia em estado de emergência

Em uma tentativa de acalmar protestos anti-governo, o primeiro-ministro Hailemariam Desalegn declarou estado de emergência para os próximos seis meses. Pelo menos 55 pessoas morreram numa recente manifestação, somando-se às cerca de 500 pessoas que morreram desde que os protestos tiveram início em novembro passado.

Papa Francisco nomeou 17 novos cardeais

Dentro do grupo encontram-se 13 com idade inferior a 80, o que significa que serão elegíveis a sucedê-lo um dia. Os novos cardeais são oriundos de Itália, República Centro Africana, Espanha, EUA, Brasil, Bangladesh, Venezuela, Bélgica, ilhas Maurícias, México e Papua Nova Guiné.

Ataque aéreo saudita matou 140 pessoas no Iêmen

O ataque, que também feriu mais de 500 pessoas, levou a que milhares de iemenitas se manifestassem diante do edifício das Nações Unidas na capital Saana. O exército saudita avançou que irá conduzir uma investigação “quanto ao lamentável e doloroso ataque”.

Calendário econômico

  • 07:00 GMT (CHF) Taxa de Desemprego (sem ajuste sazonal) (Set)
  • 07:00 GMT (EUR) Balança Comercial - Alemanha (Ago)
  • 14:00 GMT (EUR) Reunião do Eurogrupo
  • 22:45 GMT (NZD) Vendas no Varejo (Anual) (Ago)
Por favor, descreva o erro
Fechar