Donald Trump: o próximo presidente dos EUA
Mike Segar/Reuters
Página principal Síntese, Donald Trump, EUA, Espanha, Eleições nos EUA

A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro

Surpresa e apreensão em todo o mundo

Norte-americanos escolheram: Donald Trump é o presidente eleito. Os resultados foram avançando de forma incerta ao longo da noite, com a liderança a saltar entre ambos os candidatos presidenciais. Destaca-se que a disputa mais tensa se verificou nos estados do Texas e Florida, onde Trump acabou por vencer. Também ambas as Câmaras do Congresso dos EUA permanecem sob controlo dos republicanos.

Os mercados não estão reagindo gentilmente, com mais de 800 pontos eliminados no Dow Jones na negociação de futuros. O Nikkei caiu mais de 5% e o Hang Seng em Hong Kong ao redor de 3%. O preço do petróleo de Brent (NYMEX: XBR/USD) caiu para níveis mínimos dos últimos três meses. A bitcoin subiu e o ouro cresceu acima de 1.319 dólares a onça. Trata-se apenas do início.

Trump assumirá o cargo de Presidente dos EUA a 20 de janeiro de 2017.

Duterte visita a Malásia

Na sua viagem de dois dias, o presidente das Filipinas irá realizar negociações bilaterais com o primeiro-ministro Najib Razak. Irão discutir cooperação económica e segurança, focando-se no papel da Malásia nas conversações de paz entre o governo das Filipinas e a Frente Moro de Libertação Islâmica.

Comissão Europeia divulga novas previsões de crescimento económico

Na sua primeira estimativa desde a votação pelo Brexit, espera-se que o organismo reveja em baixa as suas previsões de crescimento para 2017 – que se encontram atualmente nuns fracos 1,8%.

Marijuana aprovada em diversos estados dos EUA

Os estados de Massachusetts e Califórnia aprovaram a maconha para recreação, enquanto diversos outros estados aprovaram a droga para uso medicinal. A Califórnia tem a quinta maior economia do mundo, logo a vitória é vista como uma grande mudança para a indústria.

Índia eliminou as suas duas maiores notas

Narendra Modi, o primeiro-ministro, avançou uma medida na sua luta contra o mercado negro, anunciando que as notas de 500 e 1.000 rupias (a última equivale a cerca de 13 euros) deixam de ter valor. Os indianos terão 50 dias para depositar as notas nos bancos, criando uma situação complicada para aqueles que acumulam dinheiro para fugir a impostos.

Tiroteio causa vítima mortal em local de votação na Califórnia

Um indivíduo armado abriu fogo numa área residencial de Azusa, perto de Los Angeles, vitimando uma pessoa e ferindo três. As autoridades encerraram os locais de votação mais próximos – embora o tiroteio não pareça estar relacionado com as eleições. A polícia avançou que o suposto atirador foi encontrado morto.

Calendário econômico

  • 15:30 GMT (USD) Inventários de Petróleo Bruto
  • 20:00 GMT (NZD) Declaração Taxa RBNZ
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar